Steel Tormentor: A relevância do Heavy Metal Tradicional
Resenha - Return Of A King - Steel Tormentor
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de janeiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Irlandeses persistentes...! O STEEL TORMENTOR está batalhando desde o distante 1996, soltou uma infinidade de demos e um debut batizado como "Unleashed" em 2004, disco que começou a tornar a banda conhecida entre os amantes da faceta tradicional do Heavy Metal. O moicano, vocalista e guitarrista James Kelly simplesmente vem passando por cima de todas as dificuldades e agora está liberando "Return Of The King", uma verdadeira homenagem aos ícones do estilo.

"Return Of The King" segue de forma bastante simples, movido a riffs galopantes, carregado de solos e melodias, além de refrões com forte apelo épico. O Steel Tormentor não possui nenhuma pretensão além de executar sua música da forma mais honesta possível, e dentro de suas capacidades técnicas – um objetivo alcançado confortavelmente. Certamente, o desempenho vocal de Kelly é digno de nota, oscilando entre o ríspido e melódico, e remetendo ao saudoso Quorton (Bathory).
O áudio está muito acima da qualidade oferecida pelo debut. A gravação de "Return Of The King" é calculadamente suja e robusta, sempre priorizando o peso de cada instrumento. Ainda que "Warrior" e "Soul Stealer" sejam os grandes destaques por aqui, há excelentes composições espalhadas por todos os 44 minutos da audição, e que deixam transparecer as influências do Steel Tormentor, entre elas a primeira fase do Iron Maiden, Diamond Head, Judas Priest e, até mesmo, o norte-americano Metal Church mostra suas caras.
Ok, em pleno novo milênio muitos virão a considerar a proposta do Steel Tormentor como ultrapassada. Certamente, mas também é indiscutível o fato de que os nomes clássicos do estilo, aliado aos muitos grupos emergentes da nova geração, ainda mantém a relevância do Heavy Metal Tradicional. Assim, o leitor que não abre mão de sons 'old school' provavelmente será agraciado por grandes momentos durante a audição deste exultante "Return Of The King". Um belo trabalho!
Contato:
http://www.steeltormentor.com/
http://www.myspace.com/themightysteeltormentor
Formação:
James Kelly - voz e guitarra
Norman Rafter - guitarra
Paul Newell - baixo
Kevin Ryder - bateria
Steel Tormentor - Return Of A King
(2010 / Nephin Records - importado)
01. Ghost Of Avalon
02. Evil Coming
03. Armageddon
04. Warrior
05. Soul Stealer
06. Into The Black
07. Return Of A King
08. Warrior (single edit)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
O instrumento que Paulo Miklos quis tocar nos Titãs e foi vetado na hora
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
Aerosmith aparece entre assuntos mais comentados no Brasil após plástica de Gretchen
Queen - Perguntas e respostas e curiosidades
Ian Astbury, do The Cult, cita nominalmente times do Brasil e fala da paixão pelo futebol

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



