Steel Tormentor: A relevância do Heavy Metal Tradicional
Resenha - Return Of A King - Steel Tormentor
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de janeiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Irlandeses persistentes...! O STEEL TORMENTOR está batalhando desde o distante 1996, soltou uma infinidade de demos e um debut batizado como "Unleashed" em 2004, disco que começou a tornar a banda conhecida entre os amantes da faceta tradicional do Heavy Metal. O moicano, vocalista e guitarrista James Kelly simplesmente vem passando por cima de todas as dificuldades e agora está liberando "Return Of The King", uma verdadeira homenagem aos ícones do estilo.

"Return Of The King" segue de forma bastante simples, movido a riffs galopantes, carregado de solos e melodias, além de refrões com forte apelo épico. O Steel Tormentor não possui nenhuma pretensão além de executar sua música da forma mais honesta possível, e dentro de suas capacidades técnicas – um objetivo alcançado confortavelmente. Certamente, o desempenho vocal de Kelly é digno de nota, oscilando entre o ríspido e melódico, e remetendo ao saudoso Quorton (Bathory).
O áudio está muito acima da qualidade oferecida pelo debut. A gravação de "Return Of The King" é calculadamente suja e robusta, sempre priorizando o peso de cada instrumento. Ainda que "Warrior" e "Soul Stealer" sejam os grandes destaques por aqui, há excelentes composições espalhadas por todos os 44 minutos da audição, e que deixam transparecer as influências do Steel Tormentor, entre elas a primeira fase do Iron Maiden, Diamond Head, Judas Priest e, até mesmo, o norte-americano Metal Church mostra suas caras.
Ok, em pleno novo milênio muitos virão a considerar a proposta do Steel Tormentor como ultrapassada. Certamente, mas também é indiscutível o fato de que os nomes clássicos do estilo, aliado aos muitos grupos emergentes da nova geração, ainda mantém a relevância do Heavy Metal Tradicional. Assim, o leitor que não abre mão de sons 'old school' provavelmente será agraciado por grandes momentos durante a audição deste exultante "Return Of The King". Um belo trabalho!
Contato:
http://www.steeltormentor.com/
http://www.myspace.com/themightysteeltormentor
Formação:
James Kelly - voz e guitarra
Norman Rafter - guitarra
Paul Newell - baixo
Kevin Ryder - bateria
Steel Tormentor - Return Of A King
(2010 / Nephin Records - importado)
01. Ghost Of Avalon
02. Evil Coming
03. Armageddon
04. Warrior
05. Soul Stealer
06. Into The Black
07. Return Of A King
08. Warrior (single edit)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Coletânea do Eagles se torna o primeiro álbum a superar 40 milhões nos EUA
Ocultismo e Satanismo no Rock e Heavy Metal
O megahit dos Beatles inspirado em desenho de amiguinha do filho de John Lennon
O dia que John Lennon confidenciou segredo a Pelé no intervalo de sua aula de japonês


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



