Steel Tormentor: A relevância do Heavy Metal Tradicional
Resenha - Return Of A King - Steel Tormentor
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de janeiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Irlandeses persistentes...! O STEEL TORMENTOR está batalhando desde o distante 1996, soltou uma infinidade de demos e um debut batizado como "Unleashed" em 2004, disco que começou a tornar a banda conhecida entre os amantes da faceta tradicional do Heavy Metal. O moicano, vocalista e guitarrista James Kelly simplesmente vem passando por cima de todas as dificuldades e agora está liberando "Return Of The King", uma verdadeira homenagem aos ícones do estilo.

"Return Of The King" segue de forma bastante simples, movido a riffs galopantes, carregado de solos e melodias, além de refrões com forte apelo épico. O Steel Tormentor não possui nenhuma pretensão além de executar sua música da forma mais honesta possível, e dentro de suas capacidades técnicas – um objetivo alcançado confortavelmente. Certamente, o desempenho vocal de Kelly é digno de nota, oscilando entre o ríspido e melódico, e remetendo ao saudoso Quorton (Bathory).
O áudio está muito acima da qualidade oferecida pelo debut. A gravação de "Return Of The King" é calculadamente suja e robusta, sempre priorizando o peso de cada instrumento. Ainda que "Warrior" e "Soul Stealer" sejam os grandes destaques por aqui, há excelentes composições espalhadas por todos os 44 minutos da audição, e que deixam transparecer as influências do Steel Tormentor, entre elas a primeira fase do Iron Maiden, Diamond Head, Judas Priest e, até mesmo, o norte-americano Metal Church mostra suas caras.
Ok, em pleno novo milênio muitos virão a considerar a proposta do Steel Tormentor como ultrapassada. Certamente, mas também é indiscutível o fato de que os nomes clássicos do estilo, aliado aos muitos grupos emergentes da nova geração, ainda mantém a relevância do Heavy Metal Tradicional. Assim, o leitor que não abre mão de sons 'old school' provavelmente será agraciado por grandes momentos durante a audição deste exultante "Return Of The King". Um belo trabalho!
Contato:
http://www.steeltormentor.com/
http://www.myspace.com/themightysteeltormentor
Formação:
James Kelly - voz e guitarra
Norman Rafter - guitarra
Paul Newell - baixo
Kevin Ryder - bateria
Steel Tormentor - Return Of A King
(2010 / Nephin Records - importado)
01. Ghost Of Avalon
02. Evil Coming
03. Armageddon
04. Warrior
05. Soul Stealer
06. Into The Black
07. Return Of A King
08. Warrior (single edit)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Os solos de guitarra emocionantes que John Petrucci considera divertidos de tocar
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Zakk Wylde fala sobre a música que escreveu em homenagem a Ozzy Osbourne
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Como Sepultura salvou o repetente e sem namorada Andreas Kisser das incertezas da vida
O hit do Led Zeppelin com mais de 10 minutos de duração que foi escrito numa única noite
Led Zeppelin: as crianças da capa do álbum Houses Of The Holy


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



