Olam Ein Sof: Exotismo místico em disco totalmente acústico
Resenha - Ethereal Dimensions - Olam Ein Sof
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de janeiro de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Oras vejam... De posse do CD, poderia jurar que se tratava de uma banda tipicamente europeia. Ledo engano! O Olam Ein Sof é um produto aqui do Brasil, mais precisamente de São Bernardo do Campo (SP), e capitaneado pelo casal Marcelo Miranda (violão e mandolin) e Fernanda Ferretti (voz, violão e percussão), que estão atuando desde 2001 e já têm na bagagem os álbuns "Immram" (04) e "Celtic Mithology" (05). Vale mencionar que este é um projeto que procura ir além da Música propriamente dita, envolvendo-se também com áreas artísticas, como dança, poesia e artes visuais.

"Ethereal Dimensions" é seu mais novo disco e mantém todo o foco e coerência de sua proposta. Totalmente acústico e com influências que vão desde a música erudita à folclórica, o álbum pisa firme na cultura celta, no universo medieval, no ocultismo, nas filosofias orientais e, ainda, na ufologia. Tudo parece se transformar em inspiração para as canções intimistas e, como não poderia deixar de ser, transpiram todo um exotismo místico, tão bem representado por composições de bom gosto, como "Thule" e "Tiahuanaco".
Palavras do próprio Olam Ein Sof para definir objetivamente o mais novo disco: ‘... "Ethereal Dimensions" contém em suas canções uma passagem para uma nova dimensão, mostrando que a Terra vive em constante mutação e, assim, devemos estar conectados ao universo para entrar nela...’. Cantado nas línguas inglesa e portuguesa, o álbum é musicalmente o resultado desses anseios, que pode vir a ser limitado pela opção de se usar somente instrumentos como violão, bandolim, baixolão e umas poucas flautas. Entretanto, o pessoal convence e, guardadas as devidas proporções, remete a nomes como Blackmore's Night, Otyg e, em menor grau, ao Elane.
Em meio à forte tendência que a música folclórica adquiriu nos últimos tempos, o Olam Ein Sof pode ser considerado um representante veterano na cena. "Ethereal Dimensions" deve ser degustado em momentos relaxantes, preferencialmente em noites de chuva e acompanhado de um bom vinho.
O pessoal também já conseguiu ultrapassar nossas fronteiras verde-amarelas, tendo tocado por sete cidades da Colômbia, durante o ano passado, além de participar de programas de TV, rádio, internet, sempre com grande aceitação do público. Bem legal!
Contato:
http://www.olameinsof.com
http://www.myspace.com/olameinsof
Formação:
Fernanda Ferretti - voz, violão e percussão
Marcelo Miranda - violão e bandolim
David Suriá - baixolão
Olam Ein Sof - Ethereal Dimensions
(2010 / independente - nacional)
01. Ophir
02. Lunar Star
03. Among Worlds
04. Into The Mist Of The Lands Of Cramfer
05. Thule
06. Dança dos Elfos
07. Tiahuanaco
08. The Four Guardians
09. The Place That I Meet My Soul
10. Dark Moon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
A música do Motörhead que marcou a vida de Marko Hietala, ex-baixista do Nightwish
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
A música do Guns N' Roses em que Axl Rose queria algo de "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Os 10 melhores álbuns de 2025, segundo Mike Portnoy do Dream Theater
O dia em que Jim Carrey defendeu Cameron Diaz após rockstar tentar beijá-la à força
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Como o tempo provou que o desapego do Lynyrd Skynyrd fazia todo o sentido
"Suas calças fediam"; Linda Ronstadt diz que The Doors foi destruída por Jim Morrison
O que Renato Russo quis dizer com "parece cocaína, mas é só tristeza" em "Há Tempos"
"A quantidade de drogas que eu estava usando teria matado um rinoceronte" diz Deen Castronovo
A incrível performance ao vivo de "Knockin'on Heaven's Door" que deixou Bob Dylan embasbacado

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



