Olam Ein Sof: Exotismo místico em disco totalmente acústico
Resenha - Ethereal Dimensions - Olam Ein Sof
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de janeiro de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Oras vejam... De posse do CD, poderia jurar que se tratava de uma banda tipicamente europeia. Ledo engano! O Olam Ein Sof é um produto aqui do Brasil, mais precisamente de São Bernardo do Campo (SP), e capitaneado pelo casal Marcelo Miranda (violão e mandolin) e Fernanda Ferretti (voz, violão e percussão), que estão atuando desde 2001 e já têm na bagagem os álbuns "Immram" (04) e "Celtic Mithology" (05). Vale mencionar que este é um projeto que procura ir além da Música propriamente dita, envolvendo-se também com áreas artísticas, como dança, poesia e artes visuais.

"Ethereal Dimensions" é seu mais novo disco e mantém todo o foco e coerência de sua proposta. Totalmente acústico e com influências que vão desde a música erudita à folclórica, o álbum pisa firme na cultura celta, no universo medieval, no ocultismo, nas filosofias orientais e, ainda, na ufologia. Tudo parece se transformar em inspiração para as canções intimistas e, como não poderia deixar de ser, transpiram todo um exotismo místico, tão bem representado por composições de bom gosto, como "Thule" e "Tiahuanaco".
Palavras do próprio Olam Ein Sof para definir objetivamente o mais novo disco: ‘... "Ethereal Dimensions" contém em suas canções uma passagem para uma nova dimensão, mostrando que a Terra vive em constante mutação e, assim, devemos estar conectados ao universo para entrar nela...’. Cantado nas línguas inglesa e portuguesa, o álbum é musicalmente o resultado desses anseios, que pode vir a ser limitado pela opção de se usar somente instrumentos como violão, bandolim, baixolão e umas poucas flautas. Entretanto, o pessoal convence e, guardadas as devidas proporções, remete a nomes como Blackmore's Night, Otyg e, em menor grau, ao Elane.
Em meio à forte tendência que a música folclórica adquiriu nos últimos tempos, o Olam Ein Sof pode ser considerado um representante veterano na cena. "Ethereal Dimensions" deve ser degustado em momentos relaxantes, preferencialmente em noites de chuva e acompanhado de um bom vinho.
O pessoal também já conseguiu ultrapassar nossas fronteiras verde-amarelas, tendo tocado por sete cidades da Colômbia, durante o ano passado, além de participar de programas de TV, rádio, internet, sempre com grande aceitação do público. Bem legal!
Contato:
http://www.olameinsof.com
http://www.myspace.com/olameinsof
Formação:
Fernanda Ferretti - voz, violão e percussão
Marcelo Miranda - violão e bandolim
David Suriá - baixolão
Olam Ein Sof - Ethereal Dimensions
(2010 / independente - nacional)
01. Ophir
02. Lunar Star
03. Among Worlds
04. Into The Mist Of The Lands Of Cramfer
05. Thule
06. Dança dos Elfos
07. Tiahuanaco
08. The Four Guardians
09. The Place That I Meet My Soul
10. Dark Moon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Echo and the Bunnymen anuncia primeiro álbum em 12 anos
Plebe Rude celebra "O Concreto Já Rachou" com relançamento e versão de "Até Quando Esperar"
Baixista fala sobre sonoridade do próximo álbum de estúdio do Savatage
The Animals: a história por trás de "House Of The Rising Sun"
"Só há espaço para um ego inflado: o meu", disse Ritchie Blackmore sobre o Rainbow
John Frusciante: "Anthony Kiedis não sabe nada de música"

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



