Ynis Vitrin: assinatura Heavy Metal com facet progressiva

Resenha - Sad Art Of Smiling - Ynis Vitrin

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Quando liberou a demo "A Dark Land" em 2005, o Ynis Vitrin recebeu atenção imediata por parte da crítica especializada, comprovando que a região sul do Brasil é a casa de muitas bandas notáveis. Mas, apesar da excelente repercussão, alguns dos músicos passaram por tragédias pessoais que obrigaram o grupo de Caxias do Sul (RS) a protelar sua estréia em disco, que já estava pronto e com previsão de lançamento para 2007.

Metal: Mapa revela os países com mais bandas do estiloAndre Matos: "Fui praticamente coagido a ser vocal do Viper!"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Felizmente, por mais altas que sejam algumas barreiras, é natural ao espírito humano transpô-las... Assim, passou-se algum tempo para retomar o foco de sua carreira, mas aí está o Ynis Vitrin liberando "The Sad Art Of Smiling", uma obra que mantêm toda a assinatura introspectiva de seu Heavy Metal, mas também com os gaúchos desenvolvendo e evidenciando sua faceta Progressiva.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sua música, ainda que bastante melancólica, transmite serenidade e mantém um tom de pressentimento que prende a atenção pela flexibilidade e refinamento dos arranjos. Dobrando algumas regras e procurando fugir dos estereótipos, cada instrumento vai se entrelaçando a outro como verdadeiros blocos construindo algo muito maior, muito mais importante e profundo. Puramente emocional.

Além de toda a habilidade e visão para agregar e manter tudo coeso, adicione aí a sempre singular voz de Benhur Lima - o cara toca baixo no Hibria, mas espero que nunca deixe de cantar! - e temos uma série sólida e diversificada de composições que, mesmo com potencial de sobra para atrair um público bastante amplo, tem em "Take Me Home", "Remains Of Life", "Last Words" e a derradeira faixa que batiza o disco momentos de grande magnetismo, irresistíveis mesmo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"The Sad Art Of Smiling" apresenta um Ynis Vitrin dominando sua música em todos os sentidos. Como foi dito anteriormente, alguns de seus membros passaram por situações muito delicadas que provavelmente ainda requerem alguns cuidados especiais, mas este escriba espera que o grupo continue criando músicas com esse gigantismo habitual, algo tão raro de se encontrar neste mundo cada vez mais plástico...

Contato:
http://www.ynisvitrin.com.br
http://www.myspace.com/ynisvitrin

Formação:
Benhur Vieira Lima - voz e baixo
Rondinel de Oliveira - guitarra
Jocemar Maciel - guitarra
Antônio Soccol - teclados
Nelcidor Dall'Agnol - bateria

Ynis Vitrin - The Sad Art Of Smiling
(2010 / Gravadora Vozes - nacional)

01. End Of Line
02. Take Me Home
03. Limbo
04. Old Memories
05. Open Arms
06. Remains Of Life
07. Cry
08. Last Words
09. Alone
10. The Sad Art Of Smiling




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Ynis Vitrin"


Metal: Mapa revela os países com mais bandas do estiloMetal
Mapa revela os países com mais bandas do estilo

Andre Matos: Fui praticamente coagido a ser vocal do Viper!Andre Matos
"Fui praticamente coagido a ser vocal do Viper!"


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336