Ynis Vitrin: assinatura Heavy Metal com facet progressiva
Resenha - Sad Art Of Smiling - Ynis Vitrin
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de novembro de 2010
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando liberou a demo "A Dark Land" em 2005, o Ynis Vitrin recebeu atenção imediata por parte da crítica especializada, comprovando que a região sul do Brasil é a casa de muitas bandas notáveis. Mas, apesar da excelente repercussão, alguns dos músicos passaram por tragédias pessoais que obrigaram o grupo de Caxias do Sul (RS) a protelar sua estréia em disco, que já estava pronto e com previsão de lançamento para 2007.

Felizmente, por mais altas que sejam algumas barreiras, é natural ao espírito humano transpô-las... Assim, passou-se algum tempo para retomar o foco de sua carreira, mas aí está o Ynis Vitrin liberando "The Sad Art Of Smiling", uma obra que mantêm toda a assinatura introspectiva de seu Heavy Metal, mas também com os gaúchos desenvolvendo e evidenciando sua faceta Progressiva.
Sua música, ainda que bastante melancólica, transmite serenidade e mantém um tom de pressentimento que prende a atenção pela flexibilidade e refinamento dos arranjos. Dobrando algumas regras e procurando fugir dos estereótipos, cada instrumento vai se entrelaçando a outro como verdadeiros blocos construindo algo muito maior, muito mais importante e profundo. Puramente emocional.
Além de toda a habilidade e visão para agregar e manter tudo coeso, adicione aí a sempre singular voz de Benhur Lima – o cara toca baixo no Hibria, mas espero que nunca deixe de cantar! – e temos uma série sólida e diversificada de composições que, mesmo com potencial de sobra para atrair um público bastante amplo, tem em "Take Me Home", "Remains Of Life", "Last Words" e a derradeira faixa que batiza o disco momentos de grande magnetismo, irresistíveis mesmo.
"The Sad Art Of Smiling" apresenta um Ynis Vitrin dominando sua música em todos os sentidos. Como foi dito anteriormente, alguns de seus membros passaram por situações muito delicadas que provavelmente ainda requerem alguns cuidados especiais, mas este escriba espera que o grupo continue criando músicas com esse gigantismo habitual, algo tão raro de se encontrar neste mundo cada vez mais plástico...
Contato:
http://www.ynisvitrin.com.br
http://www.myspace.com/ynisvitrin
Formação:
Benhur Vieira Lima - voz e baixo
Rondinel de Oliveira - guitarra
Jocemar Maciel - guitarra
Antônio Soccol - teclados
Nelcidor Dall'Agnol - bateria
Ynis Vitrin - The Sad Art Of Smiling
(2010 / Gravadora Vozes - nacional)
01. End Of Line
02. Take Me Home
03. Limbo
04. Old Memories
05. Open Arms
06. Remains Of Life
07. Cry
08. Last Words
09. Alone
10. The Sad Art Of Smiling
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
Don Airey explica por que Simon McBride mudou o Deep Purple após Steve Morse
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
Masterplan lança "Metalmorphosis", seu novo disco de estúdio
Ouça "Run", nova música solo da vocalista Floor Jansen (Nightwish)
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
John Lennon sobre encontro com Brigitte Bardot: "Foi horrível - pior que conhecer Elvis!"
O solo da discórdia que fez Marty Friedman sair do Megadeth, segundo Dave Mustaine
O que significa e como surgiu a expressão "abajur cor-de-carne" da música "Menina Veneno"?


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



