Broken Melody: metalzão moderno hiper bem feito
Resenha - Mirroring Identities - Broken Melody
Por Marcos Garcia
Postado em 05 de novembro de 2010
A Itália é país cuja milenar história contribuiu com legados extremamente importantes para toda a humanidade, como as noções de Direito (que é a base legal de nossos dias e consta na ementa do curso superior em Direito), organização estatal, artes e ciências, já que o pai da Física Moderna é italiano, toscano de Pisa, Galileu Galilei.

A cena metálica italiana gerou bandas ótimas em toda sua história de Metal, pois nomes como BULLDOZER, ELVENKING, ATHENA, RHAPSODY OF FIRE (antes RHAPSODY), são extremamente conhecidos e ovacionados pelos quatro cantos da Terra, e existem muitas outras nos mais variados estilos que ainda se encontram no underground, lutando por seu lugar ao sol. E uma dessas, com um trabalho que nos leva a crer que chegarão lá é, sem sombra de dúvidas, o BROKEN MELODY.
Adeptos de um Metalzão moderno hiper bem feito, melodioso e com várias incursões em outros subestilos, eles já estão chamando muita atenção na Europa, pincipalmente porque seu vocalista, Francesco Palmieri tem sido comparado a Corey Taylor (do SLIPKNOTe STONE SOUR) pela facilidade nas mudanças de tom e vozes, variando do vocal normal e melodioso para vozes roucas e agressivas. E seu novo CD, ‘Mirroring Identities’, os levará a um patamar ainda mais elevado.
Produções sonora e visual hiper caprichadas dão uma identidade única à banda, que responde à altura às expectativas dos mais exigentes, e como a banda parece estar pronta para desembarcar no Brasil em 2011, poderão comprovar o que digo.
O CD abre com a ótima ‘The Beast Within’, com grandes variações de andamento e cheia de forte emoção por parte de Francesco, que canta de forma esplendorosa, e a cozinha do baixista Gabriele Viviane e do batera Francesco Usai faz bonito. ‘The Lover of Innocence’ é um pouco mais cadenciada, com intervenções ótimas da dupla de guitarras formada por Roberto Ortu e Emanuele Ninu, que permitem à música ter belas e intrincadas melodias. Em ‘I Live Again’, vemos aquele Metal forte e melodioso que as bandas da nova geração tem feito, sem ser rápido, mas imensamente empolgante. ‘A Question to Your Heart’ é uma bela balada, com um refrão ótimo, onde a voz de Francesco se destaca. A próxima é a arrasa-quarteirão ‘Breaking the Chains’, uma pancada à lá MAIDEN/PRIEST, com belos solos de guitarra, assim como a longa ‘Dreamin’ of a New World’ é uma semi-balada bem climática, pesada (graças à cozinha rítmica) e cheia de nuances e momentos marcantes, com jeito de NWOBHM, sendo um dos grandes destaques do CD. ‘Return Denied’ volta à pancadaria, um autêntico hino Heavy Metal que, guardada as proporções, lembra em momentos elementos mais agressivos e melódicos que o NEVERMORE e bandas dessa linha usam, e que solo de guitarra e refrão ganchudo essa música tem!
‘Dark and Light’ é uma música que o título transparece bem a sensação que ela nos passa, pois apesar de ser uma balada, transpira forte emoção e nos lembra alguns momentos mais amenos do THUATA DE DANANN. ‘The Life of a Night’ é uma tijolada seca de granito na cara, cadenciada, que faz o ouvinte cantá-la junto com a banda, que faz bonito, e esta faixa é um verdadeiro hit para as pessoas de maior sensibilidade, especialmente porque a emoção do vocal de Francesco e os trabalhos das seis cordas lhe conferem uma identidade diferenciada. ‘Until the End’ é uma faixa mais pesada, provocante e com certa cadência, que quanto mais se ouve, mais se quer ouvir. Fechando com chave de ouro, temos ‘Until the End’, um tema bem pesado e emotivo, deixando o ouvinte atordoado com o que acaba de ouvir e o faz começar tudo de novo, pelo menos por mais três vezes, pois o BROKEN MELODY é altamente viciante.
Recomendo demais estes italianos, que graças à ZIV Produções do Brasil, que gerencia a banda por aqui, os veremos aqui ano que vem. Até lá, adquiram o CD, confiram o trabalho e vejam se não tenho razão, pois o BROKEN MELODY é, junto com o SCAR FOR LIFE de Portugal, duas das maiores revelações do Metal deste ano.
Tracklist:
01. The Beast Within
02. The Lover of Innocence
03. I Live Again
04. A Question to Your Heart
05. Breaking the Chains
06. Dreamin’ of a New World
07. Return Denied
08. Dark and Light
09. The Life of a Night
10. Until the End
Contatos:
http://www.myspace.com/brokenmelody01
http://www.myspace.com/zivproducoes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
O que poderia ter mudado a história do Sepultura, na visão de Max Cavalera
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
Kevin Chown, baixista do Steelheart, morre aos 56 anos
João Gordo posta foto pesada em que aparece junto dos guitarristas do Slayer
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
O maior cantor de metal que Slash ouviu na vida; "incrível!"
O "Freddie Mercury" do grunge, de acordo com Chris Cornell; "ele já era um rockstar"
A verdadeira origem da cavalgada do Iron Maiden, segundo Steve Harris
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
O disco que mudou a visão de Caetano Veloso sobre o rock brasileiro nos anos 80
A opinião de Noel Gallagher sobre o Pink Floyd: "Morreria feliz se escrevesse essa"
A decisão que Phil Collins considerou "o último prego em seu caixão" nos anos 80

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



