Broken Melody: metalzão moderno hiper bem feito
Resenha - Mirroring Identities - Broken Melody
Por Marcos Garcia
Postado em 05 de novembro de 2010
A Itália é país cuja milenar história contribuiu com legados extremamente importantes para toda a humanidade, como as noções de Direito (que é a base legal de nossos dias e consta na ementa do curso superior em Direito), organização estatal, artes e ciências, já que o pai da Física Moderna é italiano, toscano de Pisa, Galileu Galilei.

A cena metálica italiana gerou bandas ótimas em toda sua história de Metal, pois nomes como BULLDOZER, ELVENKING, ATHENA, RHAPSODY OF FIRE (antes RHAPSODY), são extremamente conhecidos e ovacionados pelos quatro cantos da Terra, e existem muitas outras nos mais variados estilos que ainda se encontram no underground, lutando por seu lugar ao sol. E uma dessas, com um trabalho que nos leva a crer que chegarão lá é, sem sombra de dúvidas, o BROKEN MELODY.
Adeptos de um Metalzão moderno hiper bem feito, melodioso e com várias incursões em outros subestilos, eles já estão chamando muita atenção na Europa, pincipalmente porque seu vocalista, Francesco Palmieri tem sido comparado a Corey Taylor (do SLIPKNOTe STONE SOUR) pela facilidade nas mudanças de tom e vozes, variando do vocal normal e melodioso para vozes roucas e agressivas. E seu novo CD, ‘Mirroring Identities’, os levará a um patamar ainda mais elevado.
Produções sonora e visual hiper caprichadas dão uma identidade única à banda, que responde à altura às expectativas dos mais exigentes, e como a banda parece estar pronta para desembarcar no Brasil em 2011, poderão comprovar o que digo.
O CD abre com a ótima ‘The Beast Within’, com grandes variações de andamento e cheia de forte emoção por parte de Francesco, que canta de forma esplendorosa, e a cozinha do baixista Gabriele Viviane e do batera Francesco Usai faz bonito. ‘The Lover of Innocence’ é um pouco mais cadenciada, com intervenções ótimas da dupla de guitarras formada por Roberto Ortu e Emanuele Ninu, que permitem à música ter belas e intrincadas melodias. Em ‘I Live Again’, vemos aquele Metal forte e melodioso que as bandas da nova geração tem feito, sem ser rápido, mas imensamente empolgante. ‘A Question to Your Heart’ é uma bela balada, com um refrão ótimo, onde a voz de Francesco se destaca. A próxima é a arrasa-quarteirão ‘Breaking the Chains’, uma pancada à lá MAIDEN/PRIEST, com belos solos de guitarra, assim como a longa ‘Dreamin’ of a New World’ é uma semi-balada bem climática, pesada (graças à cozinha rítmica) e cheia de nuances e momentos marcantes, com jeito de NWOBHM, sendo um dos grandes destaques do CD. ‘Return Denied’ volta à pancadaria, um autêntico hino Heavy Metal que, guardada as proporções, lembra em momentos elementos mais agressivos e melódicos que o NEVERMORE e bandas dessa linha usam, e que solo de guitarra e refrão ganchudo essa música tem!
‘Dark and Light’ é uma música que o título transparece bem a sensação que ela nos passa, pois apesar de ser uma balada, transpira forte emoção e nos lembra alguns momentos mais amenos do THUATA DE DANANN. ‘The Life of a Night’ é uma tijolada seca de granito na cara, cadenciada, que faz o ouvinte cantá-la junto com a banda, que faz bonito, e esta faixa é um verdadeiro hit para as pessoas de maior sensibilidade, especialmente porque a emoção do vocal de Francesco e os trabalhos das seis cordas lhe conferem uma identidade diferenciada. ‘Until the End’ é uma faixa mais pesada, provocante e com certa cadência, que quanto mais se ouve, mais se quer ouvir. Fechando com chave de ouro, temos ‘Until the End’, um tema bem pesado e emotivo, deixando o ouvinte atordoado com o que acaba de ouvir e o faz começar tudo de novo, pelo menos por mais três vezes, pois o BROKEN MELODY é altamente viciante.
Recomendo demais estes italianos, que graças à ZIV Produções do Brasil, que gerencia a banda por aqui, os veremos aqui ano que vem. Até lá, adquiram o CD, confiram o trabalho e vejam se não tenho razão, pois o BROKEN MELODY é, junto com o SCAR FOR LIFE de Portugal, duas das maiores revelações do Metal deste ano.
Tracklist:
01. The Beast Within
02. The Lover of Innocence
03. I Live Again
04. A Question to Your Heart
05. Breaking the Chains
06. Dreamin’ of a New World
07. Return Denied
08. Dark and Light
09. The Life of a Night
10. Until the End
Contatos:
http://www.myspace.com/brokenmelody01
http://www.myspace.com/zivproducoes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
5 álbuns que marcaram Cláudio David, do Overdose, incluindo a "bíblia do thrash metal"
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
"Encontrei Ozzy lá em 1773", diz Tommy Aldridge ao contar como conheceu o madman nos anos 70
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
Jão sofre fratura exposta em dedo da mão e se afasta das atividades do Ratos de Porão
A canção do AC/DC que não existiria se não fosse por um personagem lendário de Clint Eastwood
O maior álbum ao vivo de todos os tempos para Slash, e que agora nunca mais teremos
David Coverdale revela quem quis como substituto de Ritchie Blackmore no Deep Purple


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



