Jorn: uma honesta homenagem ao mestre Ronnie James Dio
Resenha - Dio - Jorn
Por Marcos Garcia
Postado em 04 de novembro de 2010
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sou daqueles que acreditam piamente que tributos são, em sua maioria, discos para angariar alguns trocados encima do nome de um músico conhecido, ou para levantar o nome de músicos decadentes ou desconhecidos, já que novas versões de clássicos nunca chegam aos pés das originais, ou são apenas algo no estilo ‘mais do mesmo’, ou seja, nada de novo acrescentam às músicas, ou na pior das hipóteses, envergonham os mestres, o que é muito triste de se ver. E nenhuma dessas descrições é o que ocorre em ‘Dio’ (que no Brasil saiu como ‘A Song for RONNIE JAMES DIO’), CD tributo ao mestre RONNIE JAMES DIO, finado em maio devido a um câncer no estômago, feito pela banda JORN, onde canta Jørn Lande, o ótimo vocalista que já emprestou sua bela voz a ARK, MASTERPLAN, e tantas outras, e que faz um belo tributo ao mestre. Acompanhado por um time de primeira linha no CD, composto por Tor Erik Myhre, Jgor Gianola e Tore Moren (guitarras), Nic Angileri (baixo) e Willy Bendiksen (bateria e percussão), mais a participação especial de Tommy Hansen nos teclados, esta homenagem não poderia ser ruim de forma alguma, e de fato, não o é, e o cheiro de caça-níqueis é espantado justamente porque ele não leva clássicos absolutos de DIO, seja no BLACK SABBATH, no RAINBOW ou na carreira solo, mas a grande maioria são canções que, embora conhecidas de seus fãs, não possuem grande expressão perto de hinos como ‘Heaven and Hell’, ‘Sign of the Southern Cross’, ‘Holy Diver’, ‘The Last in Line’ e tantos outros; for a isso, ainda há o fator que a banda lançou este CD em 27 de Julho deste ano, ou seja, não haveria tempo para uma banda do nível do JORN gravar e lançar um CD em apenas dois meses!

Faça as contas e verá que o que digo é verdade…
O CD abre com ‘A Song for Ronnie James’, que é a única autoral de todo o CD, uma bela semi-balada peso-pesada, que possui vídeo rolando na internet a um bom tempo e que está no CD, com a banda inteira mostrando que é afiada, e com a voz rouca, melodiosa e poderosa de Jørn, onde se pode ver a influência clara do mestre a quem presta homenagem, basta ouvir seu canto e olhar as citações na letra da música. Confesso que os olhos encheram de lágrimas ao ouvir a música e ver a letra, pois a faixa é muito bonita e a saudade aperta no peito.
O resto do disco é composto por versões de músicas de toda a carreira do homenageado, e que se por um lado procuram não violar as versões originais, estão abrilhantadas pela ótima performance da banda, que arrasa em vários momentos, em especial em ‘Don’t Talk to Strangers’, ‘Stand Up and Shout’, ‘Lonely is the Word/Letters from Earth’, em uma nova versão, pois já haviam gravado uma no CD ‘Unlocking the Past’, onde há um pequeno ‘insert’ de ‘The Sign of the Southern Cross’ no final; a obrigatória ‘Kill the King’ e na versão ao vivo de ‘Straight Through the Heart’, onde se permite ouvir a força da banda no palco.
Não posso afirmar que é um dos melhores discos do ano, mas posso afirmar com certeza que é um ótimo CD, e uma honesta homenagem ao mestre.
Tracklist:
01. Song for Ronnie James
02. Invisible
03. Shame on The Night
04. Push
05. Stand Up and Shout
06. Don’t Talk to Strangers
07. Lord of the Last Day
08. Night People
09. Sacred Heart
10. Sunset Superman
11. Lonely is the Word / Letters from Earth (2010 Version)
12. Kill the King
13. Straight Through the Heart (Live)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
Ace Frehley deixou livro pronto para ser lançado em 2026
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Max Cavalera fala sobre emagrecimento e saúde para turnê desafiadora
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
Kiko Loureiro: Afastamento do Angra começou antes do Megadeth
Andreas diz que jeito que Eloy escolheu para comunicar saída do Sepultura foi "esquisito"
Aerosmith e Guns N' Roses: O acordo sobre drogas em 1988

Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



