Jorn: uma honesta homenagem ao mestre Ronnie James Dio

Resenha - Dio - Jorn

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Marcos Garcia
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Sou daqueles que acreditam piamente que tributos são, em sua maioria, discos para angariar alguns trocados encima do nome de um músico conhecido, ou para levantar o nome de músicos decadentes ou desconhecidos, já que novas versões de clássicos nunca chegam aos pés das originais, ou são apenas algo no estilo ‘mais do mesmo’, ou seja, nada de novo acrescentam às músicas, ou na pior das hipóteses, envergonham os mestres, o que é muito triste de se ver. E nenhuma dessas descrições é o que ocorre em ‘Dio’ (que no Brasil saiu como ‘A Song for RONNIE JAMES DIO’), CD tributo ao mestre RONNIE JAMES DIO, finado em maio devido a um câncer no estômago, feito pela banda JORN, onde canta Jørn Lande, o ótimo vocalista que já emprestou sua bela voz a ARK, MASTERPLAN, e tantas outras, e que faz um belo tributo ao mestre. Acompanhado por um time de primeira linha no CD, composto por Tor Erik Myhre, Jgor Gianola e Tore Moren (guitarras), Nic Angileri (baixo) e Willy Bendiksen (bateria e percussão), mais a participação especial de Tommy Hansen nos teclados, esta homenagem não poderia ser ruim de forma alguma, e de fato, não o é, e o cheiro de caça-níqueis é espantado justamente porque ele não leva clássicos absolutos de DIO, seja no BLACK SABBATH, no RAINBOW ou na carreira solo, mas a grande maioria são canções que, embora conhecidas de seus fãs, não possuem grande expressão perto de hinos como ‘Heaven and Hell’, ‘Sign of the Southern Cross’, ‘Holy Diver’, ‘The Last in Line’ e tantos outros; for a isso, ainda há o fator que a banda lançou este CD em 27 de Julho deste ano, ou seja, não haveria tempo para uma banda do nível do JORN gravar e lançar um CD em apenas dois meses!
872 acessosDio: Gloriosa despedida do Mago da Voz em seu último full-length5000 acessosLuciano Sorrentino: Colecionador de material do Kiss

Faça as contas e verá que o que digo é verdade…

O CD abre com ‘A Song for Ronnie James’, que é a única autoral de todo o CD, uma bela semi-balada peso-pesada, que possui vídeo rolando na internet a um bom tempo e que está no CD, com a banda inteira mostrando que é afiada, e com a voz rouca, melodiosa e poderosa de Jørn, onde se pode ver a influência clara do mestre a quem presta homenagem, basta ouvir seu canto e olhar as citações na letra da música. Confesso que os olhos encheram de lágrimas ao ouvir a música e ver a letra, pois a faixa é muito bonita e a saudade aperta no peito.

O resto do disco é composto por versões de músicas de toda a carreira do homenageado, e que se por um lado procuram não violar as versões originais, estão abrilhantadas pela ótima performance da banda, que arrasa em vários momentos, em especial em ‘Don’t Talk to Strangers’, ‘Stand Up and Shout’, ‘Lonely is the Word/Letters from Earth’, em uma nova versão, pois já haviam gravado uma no CD ‘Unlocking the Past’, onde há um pequeno ‘insert’ de ‘The Sign of the Southern Cross’ no final; a obrigatória ‘Kill the King’ e na versão ao vivo de ‘Straight Through the Heart’, onde se permite ouvir a força da banda no palco.

Não posso afirmar que é um dos melhores discos do ano, mas posso afirmar com certeza que é um ótimo CD, e uma honesta homenagem ao mestre.

Tracklist:
01. Song for Ronnie James
02. Invisible
03. Shame on The Night
04. Push
05. Stand Up and Shout
06. Don’t Talk to Strangers
07. Lord of the Last Day
08. Night People
09. Sacred Heart
10. Sunset Superman
11. Lonely is the Word / Letters from Earth (2010 Version)
12. Kill the King
13. Straight Through the Heart (Live)

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Rock e MetalRock e Metal
Dez vocalistas cujas vozes nunca envelheceram

872 acessosDio: Gloriosa despedida do Mago da Voz em seu último full-length2413 acessosDio: Os Estranhos Caminhos dos Anos 901342 acessosDio: Wendy Dio sai em defesa de holograma e diz que é "o futuro"1224 acessosDio: Mais um ítem obrigatório na história da música1725 acessosDio: "Sacred Heart", outra obra-prima feita pelo mestre da voz0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Dio"

Vinny AppiceVinny Appice
O playlist pessoal do lendário baterista

Ronnie James DioRonnie James Dio
"O Sabbath com Ozzy inventou o Heavy Metal!"

Eu Sou Rock n RollEu Sou Rock n' Roll
Top 10 do Heavy Metal

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Jorn Lande"0 acessosTodas as matérias sobre "Dio"

Collectors RoomCollectors Room
Um dos maiores colecionadores de Kiss que o Brasil possui

Marilyn MansonMarilyn Manson
Ele ganharia o Grammy por incitação a mortes

VocalistasVocalistas
Alguns que poderão ser os novos ídolos do nosso Metal

5000 acessosCourtney Love: "Antes de morrer, Kurt odiava o Nirvana"5000 acessosRed Hot Chili Peppers: ouça baixo isolado de Flea em várias músicas5000 acessosCapas: confira 10 das mais belas do Rock/Metal Nacional4626 acessosRush: Alex Lifeson e a alma injustiçada da banda4609 acessosEric Martin: O grunge acabou com muitas bandas nos anos 904811 acessosSebastian Bach: "O Skid Row é feliz sendo banda pequena"

Sobre Marcos Garcia

Marcos Garcia é Mestrando em Geofísica na área de Clima Espacial, Bacharel e Licenciado em Física, professor, escritor e apreciador de todas as subdivisões de Metal, tendo sempre carinho pelas bandas mais jovens e desconhecidas do público, e acredita no Underground como forma de cultura e educação alternativas. Ainda possui seu próprio blog, o Metal Samsara, e encara a vida pela máxima de Buda "esqueça o passado, não pense no futuro, concentre-se apenas no presente".

Mais matérias de Marcos Garcia no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online