Therion: sonoridade mais multifacetada do que nunca
Resenha - Sitra Ahra - Therion
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 07 de outubro de 2010
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Considerando os rumos musicais dos últimos anos, a perspectiva de um novo álbum do Therion já não evoca grandes emoções de antecipação em boa parte dos antigos fãs. Talvez um estado de indiferença, resultado da semi-letargia provocada por seu último álbum de estúdio, "Gothic Cabbalah", lançado em 2007 e com uma sonoridade bem mais acessível, se comparada com seus antecessores.
"Sitra Ahra" é seu 11° álbum de estúdio e já levantou investigações e acalorados debates depois que foi divulgado que sua temática seria puramente cristã (???). De qualquer forma, a maioria destas músicas foi escrita durante as sessões de "Sirius B" e "Lemuria" (liberados simultaneamente em 2004), e devidamente aprimoradas para a ocasião, tendo na faixa "Kali Yuga III" um bom exemplo deste fato.
Mais multifacetado do que nunca, o Therion expande sua sonoridade, inclusive permitindo que as influências setentistas fiquem mais latentes. E, considerando que a prioridade são os elementos orquestrais e operísticos, o resultado final comprova que se mantém a tendência em reduzir a distorção do Heavy Metal juntamente com a (já saudosa) aura pagã, elemento obscuro e tão interessante que muitos a consideravam como uma característica fundamental em sua proposta.
Mesmo não sendo tão original como no início da década passada, é inegável que "Sitra Ahra", construído com tanta atenção aos detalhes, possui uma beleza que continua a fascinar – a explosão de idéias na épica "Kings Of Edom" a torna um destaque óbvio. Mas algo incomoda. E o problema não é o fato de o Therion estar alcançando o mainstream, e sim a como estão reagindo a isso.
Todo o gordo orçamento disponível para realizar suas obras está fazendo com que o Christofer Johnsson esteja se tornando uma pretensiosa caricatura do que um dia foi – chega a ser desconcertante a adoção do visual de personagens de um ‘circo itinerante’ – e, pior, afogando sua música na pompa e nos clichês da música sinfônica. Ultra dramáticos, ainda continuam eficazes com as camadas enlouquecedoras de instrumentos utilizados, mas... A que preço?
Mixado por Lennart Ostlund (Led Zeppelin, Abba) no Polar Studios, "Sitra Ahra" é uma aventura musical coesa o suficiente para manter satisfeito o público que o Therion conquistou a partir de "Gothic Kabbalah". Já os antigos admiradores de sua arte poderão considerar este disco apenas bom o suficiente, o que é muito pouco para quem já produziu os inspirados "Deggial" (00) e "Secrets Of Runes" (01).
Contato:
http://www.megatherion.com
http://www.myspace.com/therion
Formação:
Thomas Vikström - voz
Christofer Johnsson - guitarra e teclados
Christian Vidal - guitarra
Nalle "Grizzly" Påhlsson - baixo
Johan Koleberg - bateria
Convidados:
Snowy Shaw - voz
Lori Lewis - voz
Linnéa Vikström - voz em "Sitra Ahra", "Kings Of Edom" e "Hellequin")
Marcus Jupither - voz em "Hellequin"
Petter Karlsson - voz em "2012"
Mika ‘Belphagor’ Hakola - voz agressiva em "Din"
Therion - Sitra Ahra
(2010 - Nuclear Blast Records / Laser Company Records - nacional)
01. Introduction/Sitra Ahra
02. Kings Of Edom
03. Unguentum Sabbati
04. Land Of Canaan
05. Hellequin
06. 2012
07. Cú Chulainn
08. Kali Yuga, Pt. 3
09. The Shells Are Open
10. Din
11. After The Inquisition: Children Of The Stone
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
O que Raul quis dizer com "Quando eu jurei meu amor, eu traí a mim mesmo" em "Medo da Chuva"?
Iggor Cavalera jogou cinzas da mãe na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo



Therion anuncia álbum e vídeo ao vivo com orquestra
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



