Father's Face: algo bom, novo e coerente, digno de nota
Resenha - Soundtrack for a Closing Light - Father's Face
Por Marcos Garcia
Postado em 01 de outubro de 2010
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Metal no mundo inteiro está diante de um momento importante em sua história: a mudança de paradigma. Isso já aconteceu algumas vezes, apesar de ser um estilo musical relativamente ainda jovem, pois mal chegou a sua quarta década de vida e já viu o surgimento da NWOBHM, do Thrash da Bay Area e Alemão, do Black Norueguês, entre outros maiores e menores; e ainda ocorrerá tantas vezes, já que o devir não pode ser parado, mas apenas apreciado.

No momento, para quem observa, parece que o novo modelo será baseado na total repulsa aos rótulos, buscando cada vez mais elementos em subestilos diferentes, criando cada vez mais inovações e estilos híbridos fortes para resistir a um novo tempo que surge no horizonte, e os desafios que ele trará.
No Brasil, as bandas estão procurando cada vez mais utilizar estas fórmulas híbridas em seu som, e assim, acabam fazendo algo bom, novo e coerente, digno de nota. E o FATHER'S FACE, do Rio Grande do Sul, está nesta turma, e mostra claramente isso neste primeiro CD, que acaba de ser lançado de forma independente.
Calcado no Metal Tradicional bem feito, há um leque de influências musicais bem amplo e positivo em seu som, que de forma alguma é enjoativo ou insosso, mas sempre cativante, cheio de energia e vida. E o mais importante: Pesado, bem pesado.
A produção artística é simples, mas passa bem o contexto que a banda que passar, sem comprometer o resultado final. A sonorização está em um bom nível, o que é visto bastante nos últimos tempos, este bom padrão para as bandas nacionais independentes
"Evil's War" é a primeira faixa, com belas guitarras na linha JUDAS PRIEST/IRON MAIDEN, com os vocais limpos bem feitos de Lucas Alessandro, quanto os mais urrados, esses sendo contribuição do guitarrista Alessandro Marques. Ela prepara o clima para a forte "Thy Touch", uma música bem trabalhada e cheia de variações climáticas, algo entre a NWOBHM e aquele Power/Thrash Metal americano do início da década de 80, mas bem atualizado. Os duelos de solos de guitarra de Alessandro e Cristovão Viero são de arrepiar, assim como o baixo cavalgante de Luciano de Oliveira. Já em "One in Many", os duetos entre a o timbre mais agudo de Lucas e os urros de Alessando, dão a tônica da música, embora muito do peso venha do batera Daniel Seimetz, e ele mesmo dá uma aula de tempos quebrados e condução pesada na bateria em "...Or a Lonely Soul?", à lá John Bonham, que vem logo depois. Esta música, pela variedade, tem um clima que lembra o Thrash Metal lento e mais melodioso da primeira metade da década de 90 e algumas pitadas do som característico de Gotemburgo. Ouvida obrigatória.
Em "Eden", o clima já fica mais rápido, mostrando as velhas energia e garra do Power Metal dos 80's, com grandes variações musicais, e "Shivering in Gray" já é mais cadenciada, com um clima meio FLOTSAM & JETSAM, que encaixava um vocal mais melodioso em pauladas Thrash, e uma pitadinha de FATES WARNING antigo nas variações e tempos mais quebrados, assim como "My Reflection" tem o clima que lembra o "...And Justice for All" com um vocal melodioso e bem encaixado. Agora, a hiper cadenciada, bonite e pesada "Quieten my Anguish", que pode enganar o mais incauto que pensa ser ela uma balada. Cuidado, pois a surpresa ao ouvi-la é maravilhosa. "Both the Worst Sides" já retoma a pegada mais cadenciada de antes, mas bem trabalhada e em alguns momentos, pelos vocais agudos de Lucas, leva-nos a pensar em algo próximo do QUEENSRYCHE em sua melhor fase, mais um duo de guitarras bem BLIND GUARDIAN. Fechando o CD, temos a bela "Soundtrack for a Closing Light", que varia os andamentos entre partes lentas e rápidas, mas sempre mantendo as ótimas melodias e peso.
Tracklist:
01. Evil's War
02. Thy Touch
03. One in Many
04. ... Or a Lonely SOul?
05. Eden
06. Shivering in Gray
07. My Reflection
08. Quieten my Anguish
09. Both the Worst Sides
10. Soundtrack for a Closing Light
Outras resenhas de Soundtrack for a Closing Light - Father's Face
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Em 2008, David Gilmour falou sobre sua posição política, e Roger Waters
O disco que salvou o rock'n'roll, de acordo com Gene Simmons
Quando Nina Simone mostrou para John Lennon como uma canção polêmica pode ser subvertida

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



