Nuno Bettencourt achou "um pesadelo" tocar com o equipamento de Eddie Van Halen
Por André Garcia
Postado em 12 de junho de 2023
Um belo dia Nuno Bettencourt tocou com toda a aparelhagem de seu maior herói, Eddie Van Halen, e ficou decepcionado ao perceber que não soava nada como ele — soava apenas como si próprio.
Geralmente, todo guitarrista começa a tocar sonhando ser alguém. Eddie Van Halen idolatrava Eric Clapton, que por sua vez idolatrava os guitarristas americanos de blues como Muddy Waters e B.B. King, e por aí vai. O guitar hero português deu seus primeiros passos com o Extreme sonhando soar como os primeiros discos do Van Halen.
Essa busca o guiou por anos, até que um dia ele finalmente teve a oportunidade de tocar com a guitarra, o amplificador, os pedais e toda a parafernália do guitarrista do Van Halen… e quebrou a cara. Em entrevista com Rick Beato, ele relembrou aquele episódio, que definiu como um pesadelo horrível.
"Achei que finalmente conseguiria soar como [Eddie Van Halen], mas fiquei tão desapontado… Eu pensei: 'Eu até tenho o suor dele nas cordas, tenho seu DNA, tenho o amplificador dele, acabei de vê-lo ensaiar… e ele está me pedindo para tocar com o equipamento dele. 'Finalmente, após décadas comparando meu som com 'Van Halen' e 'Van Halen II', vou soar como o Edward!' E fiquei tão desapontado: eu soava exatamente como eu mesmo. Foi horrível! Parecia um pesadelo horrível."
"Soava exatamente como eu mesmo! [Fiquei] super desapontado. Fiquei pensando: 'Nunca vou conseguir soar como o Edward… Nunca. Nunca!' Foi o maior tapa na cara de todos os tempos, quando você percebe: 'Caramba, é tudo sobre você. É tudo sobre seus dedos.' E não é apenas seus dedos, é onde você segura a palheta, o quanto você aperta a palheta, e onde a toca. Você nem pensa sobre essas coisas, mas é isso o que nos torna tão individuais quanto somos."
Nuno Bettencourt passou pelo Brasil recentemente, para tocar com o Extreme em São Paulo no Best of Blues and Rock. Apesar do joelho machucado, ele fez de tudo para não cancelar a apresentação, onde reencontrou os fãs brasileiros às vésperas do lançamento do primeiro álbum da banda em 15 anos, "Six". Confira minha resenha do show.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps