A canção em que os Beatles sofreram para fazer os vocais, e sem Ringo não teriam conseguido
Por Bruce William
Postado em 23 de agosto de 2024
"Because" é uma canção dos Beatles composta por John Lennon, creditada à dupla Lennon/McCartney, e lançada no álbum "Abbey Road" em 1969. A gravação da canção, que tem 2 minutos e 45 segundos de duração, ocorreu no dia 1º de agosto de 1969 e foi concluída em 5 de agosto daquele ano.
Beatles - Mais Novidades
Tudo começou quando John Lennon, certo dia, estava ouvindo Yoko Ono, que havia estudado piano clássico na juventude, tocar a Sonata para Piano n° 14, opus 27, de Beethoven, conhecida como "Sonata ao Luar". Ao ouvi-la, ele teve uma ideia: "Eu disse, 'você poderia tocar esses acordes de trás pra diante?' e escrevi 'Because' inspirado naquilo. A letra fala por si, ela é clara, sem drama, sem referências obscuras", declarou John. "Quando você realmente ouve, percebe que ele tocou os acordes ao contrário em um momento, mas acho que, eventualmente, a música foi se moldando um pouco mais ao formato pop. Então, ele não usou todos os acordes. Mas essa foi a inspiração inicial", contou Yoko ao American Songwriter.
A instrumentação em "Because" era simples, com acompanhamento em arpejos no cravo, guitarra e Moog. Paul McCartney comprou o cravo elétrico, tocado por George Martin, quando a EMI estava reduzindo sua coleção de instrumentos. E como a música é a única no álbum que não tem bateria, Ringo não toca e nem canta na faixa. No entanto, sua contribuição foi vital, pois para manter o tempo redondo durante a gravação da faixa básica com a guitarra de Lennon, o baixo de McCartney e o cravo de Martin, Ringo foi o metrônomo/guia de tempo, como George Martin relatou em seu livro "All You Need Is Ears".
"Criamos uma faixa base com John tocando um riff na guitarra, eu duplicando cada nota em um cravo eletrônico, e Paul tocando o baixo. Cada nota entre a guitarra e o cravo tinha que estar exatamente juntas, e como eu não sou o melhor músico do mundo em termos de tempo, eu cometia mais erros do que John. Então, tínhamos Ringo tocando uma batida regular para nós através de nossos fones de ouvido", disse Martin.
Como foi feito o efeito de nove vocais em "Because", lançada pelos Beatles no "Abbey Road"
"Os três Beatles cantaram 'Because' repetidamente naquela tarde; provavelmente fizeram cada parte vinte ou trinta vezes. A afinação não era um problema – eles raramente cantavam fora do tom, e eram bons em lembrar suas partes – mas não era fácil acertar a precisão da frase, começando e terminando cada palavra exatamente ao mesmo tempo", relembrou o engenheiro de som Geoff Emerick.
"Até mesmo John estava incomumente paciente naquele dia", prossegue Geoff, "embora ele tenha repreendido Paul uma ou duas vezes, em um momento exclamando: 'Jesus Cristo, me dá um tempo... Eu queria não ter escrito essa maldita música!' Mas John continuou, assim como George Harrison que, para minha surpresa, não reclamou em momento algum. Eles sabiam que estavam fazendo algo especial e estavam determinados a fazer certo. Não houve brincadeiras naquele dia, nenhuma piada; todos estavam muito sérios, muito concentrados."
As harmonias vocais são um dos aspectos mais distintos da tão admirada "Because", pontua a Far Out. John, Paul e George cantaram juntos e sobrepuseram suas vozes mais duas vezes, criando o efeito de nove vozes, conforme relatamos. "As letras são tão simples. A harmonia foi bem difícil de cantar. Tivemos que realmente aprender como fazer. Mas acho que essa é uma das músicas que mais impressionará as pessoas, é realmente boa", disse George Harrison.
Os Beatles não estavam apenas interessados em escrever a próxima canção de amor ou lembrar a todos que o amor era tudo o que eles precisavam; eles estavam preocupados em explorar novos horizontes sempre que podiam. Então, ao ouvir "Because", lembre-se de que não são apenas cantores em uma sala. É um coro celestial cantando sobre as maravilhas da existência.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto

4 bandas com pelo menos 3 vocalistas incríveis, segundo a American Songwriter
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
O álbum dos anos 80 que conquistou Ozzy Osbourne
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
O hit dos Beatles que Paul McCartney faz ligeira indireta para indesejada Yoko Ono
John Lennon e a canção dos Beatles que teria sido o começo do Heavy Metal


