Grand Magus: Heavy Metal em sua forma mais pura

Resenha - Hammer Of The North - Grand Magus

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Ainda que lentamente, desde sua fundação na Suécia de 1999, o Grand Magus vem estabelecendo uma sólida reputação pelo underground mundial. O desenvolvimento de sua música foi sensível, o que começou como aquela mescla de Stoner e Doom, culminou em "Iron Will", agora Heavy Metal Tradicional, e de uma sensibilidade que o transformou em uma das mais belas obras de 2008.

Pois bem, dada toda a popularidade conquistada com "Iron Will", agora o Grand Magus está sob a tutela da Roadrunner Records. O novo álbum, o quinto de sua discografia, chama-se "Hammer Of The North" (mas que título nórdico, hein?!?) e mostra a banda continuando a construir Heavy Metal em sua forma mais pura, mas também soando diferente de seu antecessor.

publicidade

Os elementos básicos que fazem parte de sua música continuam abundantes e bem aplicados, novamente resultando naquele caráter épico e triunfante, com muitas melodias que nunca sufocam o real sentido da distorção. Tudo é movido pelos riffs precisos de 'JB' Christoffersson, que, se convence com sobras na função de guitarrista, o homem literalmente destrói como vocalista (também canta no cultuado Spiritual Beggars), cuja estimulante performance sempre procura por caminhos que injetem ainda mais peso às canções.

publicidade

Ok, ainda assim, o resultado geral de "Hammer Of The North" não é tão impressionante como seu antecessor. Sem problemas, pois as novas canções são grudentas e de extrema qualidade, como é o caso da abertura "I, The Jury", que remete diretamente ao Judas Priest, referência que aparece várias vezes pelo repertório; ou "Mountains Be My Throne" e "Savage Tales", que mostram o talento que JB oferece com seu trabalho vocal.

publicidade

Elegante, emotivo e funcional, "Hammer Of The North" é bem distinto de qualquer outro disco já liberado pelo Grand Magus… Consegue se aproximar do Power Metal em algumas ocasiões, quem diria! Ainda que não soe datado ou retrô, qualquer pessoa séria, que se considera um amante de Heavy Metal tradicional ou clássico, tem por obrigação conferir "Hammer Of The North". Discão!

publicidade

Contato:
http://www.grandmagus.com
http://www.myspace.com/grandmagusrocks

Formação:
Janne 'JB' Christoffersson - voz e guitarra
Fox Skinner - baixo
Sebastian 'Seb' Sippola - bateria

Grand Magus - Hammer Of The North
(2010 / Roadrunner Records - importado)

publicidade

01. I, The Jury
02. Hammer Of The North
03. Black Sails
04. Mountains Be My Throne
05. Northern Star
06. The Lord Of Lies
07. At Midnight They'll Get Wise
08. Bond Of Blood
09. Savage Tales
10. Ravens Guide Our Way




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1990Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1990

Fotos de Infância: Lemmy Kilmister, do MotorheadFotos de Infância
Lemmy Kilmister, do Motorhead


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin