Asia: novo álbum com alguns lampejos do passado
Resenha - Omega - Asia
Por Felipe Kahan Bonato
Postado em 12 de agosto de 2010
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Gosto de começar resenhas apresentando a banda, mas o ASIA sem dúvida dispensa tal formalidade. Apenas informo um dado curioso : o ASIA é aquela banda que tem uma de suas capas de disco como pôster no quarto do personagem central do filme "O Virgem de 40 anos", além de seu grande sucesso, "Heat of the Moment" na trilha, pelo que me lembro. Apesar dessa aparição, digo aos mais jovens – como eu – que a única explicação para isso é o sucesso que o grupo alcançou com tal canção na mocidade do personagem, porque de estranho o som deles não tem nada.
Para esse lançamento de 2010, foi mantida a formação clássica – com a coexistência do outro Asia, que virou a banda GPS, do ex vocalista John Payne – e nesse quesito não há nenhuma surpresa, com um entrosamento ainda maior resultando em um trabalho talvez ligeiramente melhor do que seu antecessor "Phoenix", que já contava com tal line-up.
Em relação às faixas, "Finger of the Trigger" é uma boa abertura, animada e que tende mais ao hard rock. "Holy War" parece manter a mesma vivacidade, mas acaba sendo mais reflexiva. "Emily" e "Ever Yours" têm uma linda cadência, com ótima condução do vocalista, assim como em "I’m Still The Same". Já "Listen, Children" tem o conjunto de vozes e o jogo entre as cordas como diferenciais, enquanto "Light The Way" traz certa modernidade e acentua um pouco o lado prog da banda, presente também em "There Was a Time" e seu belo andamento. No sentido oposto ao contemporâneo, "I Believe" retoma um ASIA mais clássico.
Ouvindo na internet, também é excelente, embora diferente, a pegada mais blues de "Drop a Stone", lançada apenas na versão japonesa, o que considero um erro por ser tratar de uma faixa muito interessante.
No geral, um bom disco dos veteranos do ASIA. Ao ouvir "Omega" é clara a sensação de que as músicas nasceram organicamente e de modo prazeroso. Tudo é muito bem encaixado e fluido. Mais uma vez, embora soe datado, o ASIA continua fazendo muito bem seu rock tradicional, labiríntico e muito bem trabalhado, apesar de se mostrar menos perceptivelmente progressivo. "Omega" – e o ASIA em geral – é um CD para ser ouvido até mesmo por quem não gosta do rock mais pesado, pela suavidade e elegância dos instrumentos, mas é, principalmente, recomendado aos amantes desse AOR carismático dos britânicos.
Integrantes:
John Wetton – vocais, baixo
Steve Howe – guitarra
Geoff Downes – teclados
Carl Palmer – bateria
Faixas:
1. Finger on the Trigger
2. Through My Veins
3. Holy War
4. Ever Yours
5. Listen Children
6. End of the World
7. Light the Way
8. Emily
9. I'm Still the Same
10. There Was a Time
11. I Believe
12. Don't Wanna Lose You Now
Versão japonesa: Drop a Stone no lugar de Emily
Gravadora: Frontiers Records
Site oficial: originalasia.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
A canção do Queen que Brian May achou que era piada até ouvir "estou falando sério"
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
A música "estranha" do Megadeth que atingiu o topo das paradas de rádio nos EUA
Os melhores discos de 20 grandes bandas de Heavy Metal



Os 11 álbuns prog preferidos de Geoff Downes, tecladista do Yes e Asia
A banda clássica cheia de rockstars que surgiu cheia de expectativas e Regis Tadeu odeia
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



