Neural Code: Kiko Loureiro em uma incansável fase criativa

Resenha - Neural Code - Neural Code

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  


Kiko Loureiro se mostra em uma incansável fase criativa... Depois de tantos problemas com o Angra, o guitarrista lançou seu terceiro álbum solo instrumental chamado "Fullblast" quase simultaneamente a este "Neural Code", projeto em que se associou aos amigos de longa data Thiago Espírito Santo (baixo) e Cuca Teixeira (bateria) visando explorar outros territórios musicais.

Este escriba deixará de lado as apresentações acerca de Kiko – afinal, qualquer leitor do Whiplash! sabe quem é o homem, certo? – mas, para melhor compreensão da proposta do "Neural Code", é necessário que se conheça Cuca Teixeira e Thiago Espírito Santo. O primeiro é um baterista de formação jazzística que já trabalhou com personalidades famosas do gênero, como Joe Lovano, Michel Brecker e George Benson, além de figuras da MPB como Paula Lima, Maria Rita e Marina Lima; enquanto Thiago vem fazendo seu nome como baixista de música instrumental brasileira contemporânea, já tendo atuado ao lado de Hamilton de Holanda, Yamandú Costa, Toninho Horta e Hermeto Pascoal.

publicidade

Assim sendo, nada de teclados por aqui... O que o ouvinte encontrará é música criada através de jams com guitarra, baixo e bateria que experimentam com o Rock, Jazz e inúmeros ritmos tipicamente brasileiros. Tudo é entrelaçado de forma bastante complicada e com toda a liberdade de expressão necessária para que o resultado fosse uma espécie de fusion bem brasileiro, sofisticado mesmo.

publicidade

Três mentes tão distintas somadas a tanta intimidade com seus respectivos instrumentos musicais certamente fazem de "Neural Code" um álbum respeitável, porém recomendado aos músicos e aficionados em música instrumental brasileira. Há muita coisa bacana em seus 40 minutos de audição, mas tudo é tão desafiador que haverá dificuldades em ser convenientemente compreendido e apreciado pelo grande público. Confira o Myspace do pessoal e tire suas conclusões...

publicidade

Contato: www.myspace.com/neuralcode

Formação:
Kiko Loureiro - guitarra
Thiago Espírito Santo - baixo
Cuca Teixeira - bateria

Neural Code - Neural Code
(2009 / independente - nacional)

01. Drenal
02. For All
03. Ilusão de Ótica
04. Miró
05. Equação do Tempo
06. Sombra da Lua
07. Cangaceiro Marroquino
08. Pensativo




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Exemplos: 10 músicos com deficiências ou problemas de saúdeExemplos
10 músicos com deficiências ou problemas de saúde

Slayer: assista Ivete Sangalo cantando Dead Skin MaskSlayer
Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask"


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin