Sub Rosa: álbum que se revela poeticamente conceitual
Resenha - Gigsaw - Sub Rosa
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de março de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Este Brasil é imenso e repleto de bandas incríveis que estão aí, somente esperando a oportunidade de serem descobertas. Assim é a vida... O Sub Rosa tomou forma na cidade de Betim (MG) lá pelo finalzinho de 2006, aonde muitos músicos chegaram e se foram, mas a dedicação de alguns integrantes se mostrou mais forte e aí está sua estréia em disco, cujo nível, aliás, se aproxima do conceito da Arte propriamente dita. Sem exageros.

"The Gigsaw" – trocadilho bem sacado entre as palavras inglesas Jigsaw (quebra-cabeças) e Gig (evento musical) – é o nome de batismo do álbum, que se revela poeticamente conceitual, diga-se. São 14 faixas que narram a existência do indivíduo pelo rico ciclo que é a Vida e as subsequentes marcas que ficarão quando ele se for. O estilo musical que teve a honra para extravasar tais idéias e pureza de sentimentos? Não poderia ser mais bem escolhido: o Rock Progressivo.
E que fique claro que esta é uma verdadeira jornada que abraça o passado, por vezes com longas incursões instrumentais que resgatam muito do que foi feito pelos mestres do estilo. Pink Floyd, Genesis, Yes, Marillion, O Terço e Casa das Máquinas são algumas referências que surgem ao longo da audição, mas o Sub Rosa sabe como mesclar tantas influências e sempre procura acrescentar sua própria e peculiar torção aos bonitos arranjos.
Como todo trabalho deste tipo, "The Gigsaw" possui uma narrativa que faz com que uma música complemente a outra, tornando-se uma peça indivisível, mas também permite que cada faixa possua sua individualidade e funcione fora do conceito do disco. E, importante, não é necessário eruditismo para ser compreendido. Sua música se mantém simples e agradável, como "Enslavement Of Beauty" ou ambas as partes de "The Last Ride", ou..., ou... Oras, há tanta coisa boa por aqui!
E todo esse esmero também se estende ao projeto gráfico, repleto de painéis com toda uma simbologia que acaba se tornando uma extensão da música em si. A sonoridade está inundada com arranjos que são, indiscutivelmente, retrôs. Mas é de uma magia que não possuem muitas bandas, e esse inebriante carisma que pode levar a algo incrível tem tudo para alcançar um público bastante amplo.
Finalizando, aqui faço minhas as palavras do próprio Sub Rosa: '... Aceita o convite para entrar nesta viagem...?' – acesse o site desse pessoal, está tudo lá, canções, arte gráfica, letras e suas respectivas traduções!
Contato:
http://www.subrosa.com.br
http://www.myspace.com/bandasubrosa
Formação:
Glaydston Friederich - voz
Márcia Cristina - voz
Al Duarte - sintetizadores, teclados e voz
Thiago Barrez - guitarra e voz
Reinaldo Penido - baixo e voz
Vagner Pereira - sax, percussão e voz
Bárbara Laranjeira - bateria e percussão
Sub Rosa - The Gigsaw
(2009 / Apoiado pela Lei Noemi Gontijo de Fomento à Cultura - nacional)
01. Symptoms Of Life
02. Igneous Vortex Dancer
03. Ensalvement Of Beauty
04. Equinox
05. Amok
06. Your Eyes
07. The Order
08. Zeitgeist
09. Widow´s Daughter
10. The Mirror
11. The Last Ride - Part 1
12. The Last Ride - Part 2
13. Fatality Show
14. Symptoms Of Life
15. Canon In D (Live Bonus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Após mais de 40 anos de parceria, guitarrista do NOFX processa baixista e vocalista
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Joe Satriani: por que ele não entrou no Deep Purple?
A música que melhor encapsula o Red Hot Chili Peppers, segundo Flea
A opinião de Arnaldo Antunes sobre a competição interna que havia nos Titãs


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



