Sub Rosa: álbum que se revela poeticamente conceitual
Resenha - Gigsaw - Sub Rosa
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de março de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Este Brasil é imenso e repleto de bandas incríveis que estão aí, somente esperando a oportunidade de serem descobertas. Assim é a vida... O Sub Rosa tomou forma na cidade de Betim (MG) lá pelo finalzinho de 2006, aonde muitos músicos chegaram e se foram, mas a dedicação de alguns integrantes se mostrou mais forte e aí está sua estréia em disco, cujo nível, aliás, se aproxima do conceito da Arte propriamente dita. Sem exageros.

"The Gigsaw" – trocadilho bem sacado entre as palavras inglesas Jigsaw (quebra-cabeças) e Gig (evento musical) – é o nome de batismo do álbum, que se revela poeticamente conceitual, diga-se. São 14 faixas que narram a existência do indivíduo pelo rico ciclo que é a Vida e as subsequentes marcas que ficarão quando ele se for. O estilo musical que teve a honra para extravasar tais idéias e pureza de sentimentos? Não poderia ser mais bem escolhido: o Rock Progressivo.
E que fique claro que esta é uma verdadeira jornada que abraça o passado, por vezes com longas incursões instrumentais que resgatam muito do que foi feito pelos mestres do estilo. Pink Floyd, Genesis, Yes, Marillion, O Terço e Casa das Máquinas são algumas referências que surgem ao longo da audição, mas o Sub Rosa sabe como mesclar tantas influências e sempre procura acrescentar sua própria e peculiar torção aos bonitos arranjos.
Como todo trabalho deste tipo, "The Gigsaw" possui uma narrativa que faz com que uma música complemente a outra, tornando-se uma peça indivisível, mas também permite que cada faixa possua sua individualidade e funcione fora do conceito do disco. E, importante, não é necessário eruditismo para ser compreendido. Sua música se mantém simples e agradável, como "Enslavement Of Beauty" ou ambas as partes de "The Last Ride", ou..., ou... Oras, há tanta coisa boa por aqui!
E todo esse esmero também se estende ao projeto gráfico, repleto de painéis com toda uma simbologia que acaba se tornando uma extensão da música em si. A sonoridade está inundada com arranjos que são, indiscutivelmente, retrôs. Mas é de uma magia que não possuem muitas bandas, e esse inebriante carisma que pode levar a algo incrível tem tudo para alcançar um público bastante amplo.
Finalizando, aqui faço minhas as palavras do próprio Sub Rosa: '... Aceita o convite para entrar nesta viagem...?' – acesse o site desse pessoal, está tudo lá, canções, arte gráfica, letras e suas respectivas traduções!
Contato:
http://www.subrosa.com.br
http://www.myspace.com/bandasubrosa
Formação:
Glaydston Friederich - voz
Márcia Cristina - voz
Al Duarte - sintetizadores, teclados e voz
Thiago Barrez - guitarra e voz
Reinaldo Penido - baixo e voz
Vagner Pereira - sax, percussão e voz
Bárbara Laranjeira - bateria e percussão
Sub Rosa - The Gigsaw
(2009 / Apoiado pela Lei Noemi Gontijo de Fomento à Cultura - nacional)
01. Symptoms Of Life
02. Igneous Vortex Dancer
03. Ensalvement Of Beauty
04. Equinox
05. Amok
06. Your Eyes
07. The Order
08. Zeitgeist
09. Widow´s Daughter
10. The Mirror
11. The Last Ride - Part 1
12. The Last Ride - Part 2
13. Fatality Show
14. Symptoms Of Life
15. Canon In D (Live Bonus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Ex e atuais membros da banda de King Diamond lançam novo projeto, Lex Legion
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Max Cavalera não foi contactado sobre reunião com Sepultura, afirma Gloria
Judas Priest lançará reedição celebrando 50 anos de "Sad Wings of Destiny"
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O curioso conselho que Phil Campbell recebeu de Lemmy Kilmister quando entrou no Motörhead
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Baterista explica novo adiamento do próximo álbum do Anthrax
Judas Priest começa a gravar novo álbum de estúdio
Silenoz explica significado do próximo disco do Dimmu Borgir
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
O clássico do Black Sabbath que questiona o Cristianismo
O álbum de Bob Dylan que foi o "mais próximo que cheguei do som que ouço em minha mente"
"Não tenho a menor saudade daquela época", diz Humberto Gessinger sobre os anos oitenta


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



