A banda dos anos 90 que ficou de 2005 a 2016 sem vir ao Brasil por recusar cachê
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de março de 2024
O jornalista André Barcinski atua também como produtor de shows e desde os anos 1990 já trouxe diversas bandas de rock alternativo para o Brasil. Ele ficou um bom tempo longe desse ofício até que mais recentemente voltou para o ramo.
Em entrevista ao Ben-Yur, Barcinski explicou sobre uma prática nociva dos grandes festivais que é oferecer um cachê muito maior do que as bandas realmente valem. Dessa forma, os grupos se recusam a voltar com shows solo por seu real preço de mercado. Ele deu o exemplo da banda americana Wilco, que ficou de 2005 a 2016 sem fazer show no Brasil por causa desse tipo de episódio.
"Eu já tive casa de show em São Paulo, faço show desde os anos 1990. Sofria com os festivais grandes, que traziam os artistas que eu queria trazer pagando uma fortuna. Depois, quando eu queria trazer esses caras sozinhos, eles não aceitavam pelo valor que ele realmente valia. Em 2005, estávamos negociando uma banda quatro shows na América do Sul. Fechamos o cachê.
Aí, ela foi contratada por um festival para fazer uma data no Rio ganhando 30% a mais do que estávamos oferecendo pelos quatro shows. A banda veio, claro, porque ninguém é otário de ficar perdendo dinheiro, mas demoraram 11 anos para voltar ao Brasil depois. Eles se recusaram a ganhar menos e ninguém tinha dinheiro para pagar. Eles só conseguiram voltar depois por uma quantia bem menor. Foi o Wilco, posso contar".
Quem é a banda Wilco?
Wilco é uma banda de rock alternativo que surgiu da cena musical de Chicago, Illinois, no ano de 1994. Originada a partir dos remanescentes da influente banda country alternativa Uncle Tupelo, rapidamente ganhou destaque próprio na indústria da música. A formação da banda tem sido fluida ao longo dos anos, com o cantor Jeff Tweedy e o baixista John Stirratt sendo os membros mais consistentes desde o início.
Com uma carreira musical diversificada, Wilco lançou uma série de álbuns aclamados. Seu som evoluiu incorporando influências desde o country alternativo até o rock experimental. Ao longo de sua carreira, recebeu reconhecimento ganhando dois prêmios Grammy pelo álbum "A Ghost Is Born".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
A roqueira veterana que "atirou" em Alice Cooper e ganhou um elogio dele pela boa pontaria
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Fernanda Lira revela o que quer mudar na Crypta: "Não é algo que a gente se orgulha"
John Bush gostaria de fazer shows com os três vocalistas que gravaram com o Anthrax
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
Soulfly lança videoclipe animado para "Favela/Dystopia"; assista agora
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Nevermore divulga versão ao vivo de "Born", gravada pela nova formação
O acorde misterioso que transformou "Africa" do Toto em megahit, segundo Rick Beato

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1996
Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 2002


