Scorpions: concerto gravado na selva... em Recife?
Resenha - Amazônia; Live In The Jungle - Scorpions
Por Doctor Robert
Postado em 05 de março de 2010
Ter o novo DVD do Scorpions em mãos para nós brasileiros acaba sendo um misto de orgulho e decepção. Após anos de espera pelo tão anunciado concerto gravado no Brasil, eis que chega às prateleiras sob o título de "Live In The Jungle" ("Ao Vivo Na Selva") o concerto gravado... em Recife? Selva??? Recife???
Ter o novo DVD do Scorpions em mãos para nós brasileiros acaba sendo um misto de orgulho e decepção. Após anos de espera pelo tão anunciado concerto gravado no Brasil, eis que chega às prateleiras sob o título de "Live In The Jungle" ("Ao Vivo Na Selva") o concerto gravado... em Recife? Selva??? Recife???
Tudo bem, podem dizer que sou chato, mas não deixa de ser decepcionante saber que o exterior continua com aquela imagem errônea de que o Brasil é uma grande floresta. E mais decepcionante ainda porque os alemães estão sempre por aqui nas suas últimas turnês mundiais... Poxa vida, com uma simples aula de geografia básica em qualquer país dá pra se saber que a bela capital pernambucana fica a uns bons quilômetros e não tem nada a ver com a floresta amazônica... E outro detalhe: o que se anunciava até algum tempo atrás (e o que se esperava com tal título) era o lançamento do show gravado em Manaus na excursão feita um ano antes no nosso país.
Sobre o conteúdo do DVD em si, temos um resumo da apresentação feita pela banda em Recife em 2008, na ótima turnê eletro-acústica que passou por várias cidades de nosso país, contando com a participação de vários músicos brasileiros, entre eles do guitarrista Andreas Kisser, do Sepultura. Temos alguns clássicos, como "Coming Home", "Bad Boys Running Wild", "Big City Nights" e as obrigatórias "Still Loving You", "Blackout" e "Rock You Like a Hurricane" na parte elétrica, e no set acústico, foram escolhidas "Always Somewhere", "Holiday", a cover "Dust In The Wind" e "Wind Of Change". Dos trabalhos mais recentes, foram pinçadas para o DVD "Hour I" e "321", do álbum Humanity, e "No Pain No Gain", do já não tão recente mais "Face The Heat".
Ficam evidentes a simpatia da banda e a energia do público brasileiro, bem como a interação entre ambos. Nos extras, alguns trechos da apresentação na capital amazonense na turnê realizada um ano antes em nosso país. As faixas escolhidas foram "Hour I", "Love 'em Or Leave 'em" (do ótimo "Unbreakable"), a clássica "Make It Real", "Tease Me Please Me" e a belíssima "Humanity". E há também um documentário do Greenpeace sobre a Amazônia.
Embora até tenha um bom material, o DVD acaba decepcionando também por ser muito curto, resumido (apenas 93 minutos de duração). A impressão final que fica é de que o lançamento foi feito meio às pressas como modo de coibir a pirataria do concerto gravado e exibido pela Rede Globo do Nordeste e que circulou pela internet de graça, ficando a aguardada apresentação de Manaus restrita aos extras. Uma pena... Que tal então se fizessem um DVD duplo, com as duas apresentações completas?
De qualquer forma fica valendo a homenagem ao fiel público tupiniquim... mesmo com a velha impressão de que vivemos todos numa imensa floresta tropical...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado


Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Baterista Mikkey Dee (Scorpions, Motörhead) fará turnê tocando Kiss com orquestra
Klaus Meine explica porque a "música do assobio" do Scorpions continua importante até hoje
O guitarrista que poucos dão atenção, mas James Hetfield chamou de "o melhor" na guitarra base
7 bandas que voltaram atrás menos de 5 anos depois da despedida
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva


