Vanquish: capturando muito do espírito do Rock'n'Roll
Resenha - One Man Army - Vanquish
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de fevereiro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ô disquinho harmonioso e pacífico! Formado em 2004 e tendo como registro apenas a demo "Crossbones" liberada neste mesmo ano, o paulistano Vanquish está estreando agora com "One Man Army", distribuído pela Voice Music e com uma sonoridade que vence por se afastar das atuais tendências do mercado, capturando e refletindo muito do (por vezes) tão esquecido espírito do Rock´n´Roll.

De certa forma – e da forma certa – os caras passeiam pelo Heavy Metal e Hard Rock em arranjos riquíssimos em melodias que resgatam a sonoridade desde os anos 1970 até a década seguinte. Mas, pelo fato de se priorizar o lado emocional e não possuir uma simples e fria fórmula, aliado a alguns cuidados do produtor Thiago Bianchi (Shaman), "One Man Army" está longe de soar datado.
Com um vocalista dono de um timbre extremamente agradável, solos que transpiram feeling, um ótimo tecladista (Daniel, você mandou bem, cara!), uma cozinha com espaço para mostrar o que sabe fazer e refrões que chegam a ser irritantes de tão pegajosos, o Vanquish preparou uma paleta rica em sensações com ocasiões pesadas como a abertura "Metal Madness", ‘hardões classudos’ como "The New Song" ou "Outrider", além de amenidades bem representadas por "Going Home" e "Time Will Tell".
Ainda que possuam alguns elementos de coesão, suas 11 faixas são tão diversificadas que mostram que o Vanquish ainda não atingiu um estilo realmente definido. Mas, oras, "One Man Army" funciona tão bem que não há necessidade de sermos um desses chatos exigentes e desmerecer qualquer aspecto deste debut – bom, talvez o encarte, que, ainda atento às informações, possui uma simplicidade gráfica que não corresponde ao interessante conjunto de canções.
De qualquer forma, este trabalho possui inúmeros elementos para agradar tanto o público da velha quanto da nova geração que curtam baluartes como Rush, Triumph, Queen, Ozzy Osbourne, Iron Maiden ou a fase pop do Metallica. Pode conferir, o Vanquish começou muito bem sua discografia!
Contato: www.myspace.com/vanquishtheband
Formação:
Guilherme Falanghe - voz e guitarra
Fabio Thomé - guitarra
Guilherme Reis - baixo
Daniel Malferrari - teclados
Mauricio Sousa - bateria
Vanquish – One Man Army
(2009 / Voice Music – nacional)
01. Metal Madness
02. The Lies And The Believer
03. The New Song
04. Going Home
05. Foll’s Errand
06. One Man Army
07. Killing Time
08. Outrider
09. Time Will Tell
10. Wasteland
11. Under Raining Fire
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
A icônica reportagem de Glória Maria em que Raul Seixas disse que foi atropelado por onda
A conceituada revista que inventava mentiras pra ferrar o Engenheiros do Hawaii
A música em que Elvis canta sobre desigualdade social


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



