Vanquish: capturando muito do espírito do Rock'n'Roll
Resenha - One Man Army - Vanquish
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de fevereiro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ô disquinho harmonioso e pacífico! Formado em 2004 e tendo como registro apenas a demo "Crossbones" liberada neste mesmo ano, o paulistano Vanquish está estreando agora com "One Man Army", distribuído pela Voice Music e com uma sonoridade que vence por se afastar das atuais tendências do mercado, capturando e refletindo muito do (por vezes) tão esquecido espírito do Rock´n´Roll.

De certa forma – e da forma certa – os caras passeiam pelo Heavy Metal e Hard Rock em arranjos riquíssimos em melodias que resgatam a sonoridade desde os anos 1970 até a década seguinte. Mas, pelo fato de se priorizar o lado emocional e não possuir uma simples e fria fórmula, aliado a alguns cuidados do produtor Thiago Bianchi (Shaman), "One Man Army" está longe de soar datado.
Com um vocalista dono de um timbre extremamente agradável, solos que transpiram feeling, um ótimo tecladista (Daniel, você mandou bem, cara!), uma cozinha com espaço para mostrar o que sabe fazer e refrões que chegam a ser irritantes de tão pegajosos, o Vanquish preparou uma paleta rica em sensações com ocasiões pesadas como a abertura "Metal Madness", ‘hardões classudos’ como "The New Song" ou "Outrider", além de amenidades bem representadas por "Going Home" e "Time Will Tell".
Ainda que possuam alguns elementos de coesão, suas 11 faixas são tão diversificadas que mostram que o Vanquish ainda não atingiu um estilo realmente definido. Mas, oras, "One Man Army" funciona tão bem que não há necessidade de sermos um desses chatos exigentes e desmerecer qualquer aspecto deste debut – bom, talvez o encarte, que, ainda atento às informações, possui uma simplicidade gráfica que não corresponde ao interessante conjunto de canções.
De qualquer forma, este trabalho possui inúmeros elementos para agradar tanto o público da velha quanto da nova geração que curtam baluartes como Rush, Triumph, Queen, Ozzy Osbourne, Iron Maiden ou a fase pop do Metallica. Pode conferir, o Vanquish começou muito bem sua discografia!
Contato: www.myspace.com/vanquishtheband
Formação:
Guilherme Falanghe - voz e guitarra
Fabio Thomé - guitarra
Guilherme Reis - baixo
Daniel Malferrari - teclados
Mauricio Sousa - bateria
Vanquish – One Man Army
(2009 / Voice Music – nacional)
01. Metal Madness
02. The Lies And The Believer
03. The New Song
04. Going Home
05. Foll’s Errand
06. One Man Army
07. Killing Time
08. Outrider
09. Time Will Tell
10. Wasteland
11. Under Raining Fire
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
5 clássicos do metal que você nunca se deve usar para apresentar o estilo para alguém
Os 3 artistas que se queimaram com os Beatles, segundo George Harrison
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
Os motivos que levaram RPM a se separar, segundo saudoso baterista Paulo Pagni
Regis Tadeu lista os cinco álbuns essenciais para quem gosta de música
O hit dos anos 2000 com letra mórbida que ultrapassou 1 bilhão no Youtube


"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



