A importante música da Legião Urbana com título que mexeu com os militares e rodou o mundo
Por Bruce William
Postado em 21 de fevereiro de 2023
No vídeo em que conta algumas curiosidades do álbum "Que país é este 1978/1987", o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore fala sobre a poderosa faixa-título, música emblemática da Legião Urbana, lançada originalmente em 1987 no álbum de mesmo nome. A letra crítica e impactante da canção faz uma análise da situação social e política do Brasil na década de 1980, época de intensa transição democrática após anos de ditadura militar.
Legião Urbana - Mais Novidades
Depois de contar que Renato sempre optou por cantar "Que país é esse" por uma questão de fluência no canto, mas o correto é o "este" conforme saiu no título, e de também comentar que a expressão surgiu em um livro do Machado de Assis no Século 19, mas o Renato batizou a canção com esse nome por causa de um discurso de um deputado da Arena, que era o partido que dava sustentação ao regime militar.
Conforme relata o Estado de Minas, "Em 1975, três anos antes de Russo escrever a canção, o ex-governador de Minas, Francelino Pereira – então presidente nacional da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido ligado aos militares – fez a famosa pergunta: 'Que país é este?'(...) O questionamento de Francelino foi uma crítica direta aos que punham em dúvida o compromisso do então presidente da República, Ernesto Geisel (1974-1979), de promover a abertura política e a transição da ditadura para a democracia. 'Que país é este que o povo não acredita no calendário eleitoral estabelecido pelo próprio presidente?', disse Francelino, na época deputado federal, em reunião com políticos".
Júlio não menciona no vídeo, mas a expressão também batizou um poema de Affonso Romano de Sant'anna publicado em 1980 e que também estampou a capa do Jornal do Brasil na época. Conforme relata o blog da Rocco: "Traduzido para diversas linguas, o texto ganhou as ruas, transformado em pôsteres, colocado em escritórios, sindicatos, universidades e bares, tamanha a repercussão popular". E, nas palavras do próprio Affonso: "Escrever esse poema foi um parto, um exorcismo. Tempos depois eu descobriria que a indagação QUE PAÍS É ESTE? estava num texto de José de Alencar e noutro de Machado de Assis. Francelino Pereira, na década de 70, líder do governo, atualizou-a. Gabeira me contou que tinha pensado em botar esse título em 'O que é isso, companheiro?' A frase não tem dono. Outros a usaram. A pergunta é histórica. A resposta é coletiva".
Mais adiante, Júlio relata como esta expressão ressurgiu em 2015, durante a décima operação da Lava Jato, quando ela ganhou este mesmo nome por causa de uma ligação feita por Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras, para o seu advogado, que foi incluída nos autos e exibida em cadeia nacional, onde ele clamava: "Que país é esse, cara?". Nesta parte do vídeo, Júlio mostra o apresentador William Bonner explicando a origem da expressão durante a exibição do Jornal Nacional, da Rede Globo. "A frase não foi criada, nem pelo Renato Duque, nem pelo Renato Russo da Legião Urbana", diz Bonner.
Com uma letra que denuncia a desigualdade social, a corrupção, a violência e a falta de perspectivas do povo brasileiro, fazendo um questionamento contundente sobre o que se pode esperar de um país que passa por tantos problemas, "Que país é esse" da Legião Urbana se tornou um hino de resistência e protesto, sendo entoada em manifestações populares e movimentos sociais ao longo dos anos, tendo marcado a história da música brasileira, mas também se tornando um importante registro da luta por liberdade e justiça no país.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty


O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
Legião Urbana e a linha tênue entre a genialidade e a incompetência


