ZZ Top: fãs da terra natal presenteados com show antológico
Resenha - Live From Texas - ZZ Top
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 19 de janeiro de 2010
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Segundo álbum ao vivo da carreira do ZZ Top (precedido pelo clássico "Fandango!", lançado no longínquo 1975), Live From Texas traz o lendário trio norte-americano tocando em seu estado natal em 2008, e saiu também em DVD com o mesmo título - ambos foram lançados no Brasil pela gravadora ST2.
Nitidamente motivados e repletos de tesão por estarem tocando em sua terra, Billy Gibbons, Dusty Hill e Frank Beard presenteiam a plateia e os fãs com um show antológico. Já na abertura, com o eletro-boogie de "Got Me Under Pressure", percebe-se que estamos diante de um trabalho especial. Gibbons e Hill alternam-se nos vocais principais da canção, com cada um cantando uma estrofe, colocando fogo na audiência e arrepiando quem curte o som único da banda.
O set list varia entre clássicos dos primeiros discos, como "Waitin´ for the Bus", "Jesus Just Left Chicago" (ambas do terceiro disco dos caras, o excelente "Tres Hombres", de 1973) e "Just Got Paid" (do segundo LP, "Rio Grande Mud", de 1972), e composições oriundas dos marcantes trabalhos lançados pelo conjunto nos anos oitenta, como "Pearl Necklace" e "Tube Snake Boogie" (presentes no álbum "El Loco", de 1981), a bonita balada "Rough Boy" (de "Afterburner", de 1985) e as obrigatórias "Gimme All Your Loving", "Sharp Dressed Man" e "Legs", do multiplatinado "Eliminator", de 1983.
Musicalmente, o trio soa afiadíssimo. Os anos de estrada, sempre regados com boa bebida e charutos da mais alta qualidade, tornaram a voz de Billy Gibbons mais grave, o que deu outra cara para canções como "Jesus Just Left Chicago" e "Blue Jean Blues", que soam mais densas que em suas versões originais. Gibbons também ratifica em "Live From Texas" a reputação de ser um dos melhores guitarristas em atividade, com solos repletos de feeling e melodia.
A dupla Dusty Hill e Frank Beard não fica para trás. Hill atesta porque é o companheiro ideal de Gibbons, mantendo o som da banda nos trilhos enquanto Billy voa alto em seus solos. Para completar, assume o microfone em "Tush" e brilha intensamente, nos fazendo pensar porque diabos não canta em mais faixas dos discos do ZZ Top. Já Beard é um baterista criativo e repleto de balanço, responsável por fazer a música do trio pulsar e por você ficar, inconscientemente, batendo o pé no chão sempre que dá play em qualquer CD do grupo.
Com um tracklist muito bem escolhido e uma performance empolgante, "Live From Texas" é facilmente um dos melhores álbuns ao vivo dos últimos tempos. Faça um favor a si mesmo: vá até uma loja, compre o CD e o DVD e prepare-se, porque a diversão estará garantida!
Faixas:
1 Got Me Under Pressure 4:24
2 Waitin' for the Bus 2:54
3 Jesus Just Left Chicago 4:48
4 I'm Bad, I'm Nationwide 5:11
5 Cheap Sunglasses 4:42
6 Pearl Necklace 5:14
7 Just Got Paid 6:38
8 Rough Boy 6:03
9 Blues Intro 1:05
10 Blue Jean Blues 4:09
11 Gimme All Your Lovin' 4:32
12 Sharp Dressed Man 4:39
13 Legs 4:59
14 Tube Snake Boogie 3:01
15 La Grange 7:40
16 Tush 5:54
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda do rock brasileiro que fez sua primeira tatuagem aos 60 anos e não quer mais parar
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
Zakk Wylde sobre Ozzy: o segredo era "álcool e muitas drogas"
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
De "superstar gótica" a "odeio essa palavra": as voltas de Amy Lee, do Evanescence
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"
Os dois melhores bateristas do rock de todos os tempos, segundo John Bonham
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A prática mesquinha de bandas que Edu Falaschi considera "desrespeitoso com o fã"
Quando Renato Russo compôs hit inspirado em George Orwell e foi acusado de fascismo
Robert Plant lista bandas que imitaram o Led Zeppelin do jeito que deve ser: "Estão acertando"



O cover do ZZ Top que o Van Halen tocou pela última vez no Brasil
O guitarrista que foi a ponte entre Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan



