ZZ Top: como diz o ditado, tudo é maior no Texas
Resenha - Live From Texas - ZZ Top
Por Daniel Lobo
Postado em 27 de julho de 2008
Nota: 10
Finalmente aconteceu. Depois de quase 40 anos de carreira, o trio texano lançou seu primeiro vídeo ao-vivo. E em um mundo de dominado pela "música-miojo" (que fica pronta em 3min e não tem gosto de nada) é bom ver que certas coisas não mudam. Billy Gibbons ainda parece aquele velho maluco que vive recluso em uma cabana num pântano fétido da Louisiana. Dusty Hill ainda tem pinta de vilão de filme de cowboy e Frank Beard... bom pra esse já basta a ironia de ser o único na banda que tem "barba" no nome, mas não no rosto.
Filmada no Texas, a terra do "querido" Presidente Bush, da cadeira elétrica, das mega-picapes e da banda, em novembro de 2007, a apresentação é uma aula de southern rock.
Fazendo jus ao tradicional ditado texano que diz que "tudo é maior no Texas", o grupo abre os trabalhos com o hit "Got Me Under Pressure". Daí pra frente vai desfiando clássicos entre o rock e blues como "Jesus Just Left Chicago", "I'm Bad, I'm Nationwide" e "Cheap Sunglasses". Depois de quase quatro décadas na estrada, o entrosamento da banda é quase telepático.
Em "Just Got Paid", Gibbons executa um magistral trabalho de slide, que ecoa por todo o sul. Em seguida vem um dos momentos mais belos do DVD. A banda toca uma das suas únicas baladas, "Rough Boy". Mas não a versão limpinha de estúdio, e sim uma versão suja onde a voz rouca do Billy dá o tom, e ele faz sua Gibson "chorar" durante os solos. Lindo. Triste. Uma obra de arte.
A banda ainda passa por mais sucessos como "Sharp Dressed Man" e "Gimme All Your Lovin". O set termina com a aguerrida "Legs" tocada em instrumentos forrados em pelúcia. Isso é ZZ Top.
O grupo volta para o bis, para delírio do público. Abre com "Tube Snake Boogie" e o pessoal responde. E então, o clímax do show. "La Grange", o clássico absoluto traz a casa abaixo e é emendado direto em "Tush". Inacreditável. Isso é ZZ Top.
Esse DVD me lembra um outro tradicional ditado do daquele estado: "Don't Mess With Texas" ("Não mexa com o Texas").
Sábias palavras.
SETLIST:
1. "Got Me Under Pressure"
2. "Waitin' For The Bus" (Gibbons, Hill)
3. "Jesus Just Left Chicago"
4. "I'm Bad, I'm Nationwide"
5. "Pin Cushion"
6. "Cheap Sunglasses"
7. "Pearl Necklace"
8. "Heard It On The X"
9. "Just Got Paid" (Gibbons, Bill Ham)
10. "Rough Boy"
11. "Blue Jean Blues"
12. "Gimme All Your Lovin'"
13. "Sharp Dressed Man"
14. "Legs"
15. "Tube Snake Boogie"
16. "La Grange"
17. "Tush"
Outras resenhas de Live From Texas - ZZ Top
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps