Empire Shall Fall: para fãs do metal contemporâneo

Resenha - Awaken - Empire Shall Fall

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Guilherme Rocha Thielen
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Foi em 2002 quando Jesse Leach saiu de sua ex-banda, KILLSWITCH ENGAGE, por motivos pessoais e físicos. Ele estava com sérios problemas de depressão, e isso estava afetando a sua voz, e conseqüentemente a banda. Três anos depois (2005) ele volta, cantando pela banda SEEMLESS, que toca um Metal Alternativo com algumas pitadas de Blues, muito diferente de sua ex-banda (quem diria!). E agora em 2009 ele decide chamar quatro amigos, Jake Davenport e Marcus de Lisle (guitarras), Nick Sollecito (Baixo) e Jeff Pitts (Bateria) formando assim seu projeto chamado, THE EMPIRE SHALL FALL (ótimo nome).
5000 acessosThe Beatles: John quis Eric Clapton no lugar de George5000 acessosJoão Gordo: Crente? Vai tomar no cu quem tá acreditando!

A idéia aqui foi misturar o Metalcore com o Progressivo. E isso foi muito bem feito! Temos aqui um CD repleto de passagens muito suaves (algumas me lembrando até o "Damnation" do Opeth) e outras passagens estarrecedoras como no caso da música “Choir of Angels” onde o baterista despedaça sua bateria com blast beats. Aliás, o baterista é um destaque a parte, executando seu papel de forma espetacular. Os outros integrantes estão ótimos também, principalmente os dois guitarristas mostrando entrosamento (a banda está junta a menos de um ano) e criatividade tanto nos riffs como nas passagens leves. Há algumas músicas que merecem destaque como: “Awaken”, “Voices Forming Weapons (notável a influência de MESHUGGAH), “We The People” e “These Colors Bleed”. Mas se destacam por muito pouco porque a bolacha inteira está impecável.

Outro ponto positivo e que vale destacar, são as letras das músicas. Os temas que foram escolhidos são de alto teor político, e referem-se aos atentados de 11 de Setembro, até a capacidade da sociedade de escravizar as pessoas, a viverem em um sistema mesquinho de vida. Enfim tudo foi muito bem pensado na hora de fazer o CD.

Pode não ser algo original, tendo em vista que esse tipo de som, já foi feito por outras bandas como GOD FORBID e BETWEEN THE BURIED AND ME, mas a questão é que o THE EMPIRE SHALL FALL conseguiu reunir todos esses aspectos sem parecer cansativo e em um CD de apenas 39 minutos, o que é muito difícil. Merece uma conferida de todos os que apreciam o Metal Contemporâneo, e dificilmente haverá desapontamentos.

Formação:
Jesse Leach - voz
Jake Devenport - guitarra
Marcus de Lisle – guitarra
Nick Sollecito – baixo
Jeff Pitts – bateria

The Empire Shall Fall – Awaken

1. Awaken
2. Lords of War
3. Voices Forming Weapons
4. Choir of Angels
5. We the People
6. These Colors Bleed
7. Our Own
8. The Kingdom

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Empire Shall Fall"

The BeatlesThe Beatles
John quis Eric Clapton no lugar de George

Ratos de PorãoRatos de Porão
João Gordo crente? Vai tomar no cu quem tá acreditando!

Pactos?Pactos?
Os envolvimentos de bandas com ocultismo

5000 acessosGutural: mulheres que fazem vocal em bandas de Metal5000 acessosBruce Dickinson: a história do "Bíceps de Aço" com o Samson5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19865000 acessosNX Zero: "Nossa cena foi o último movimento de rock relevante"5000 acessosMegadeth: a canção que Dave Mustaine menos gosta5000 acessosVocalistas: as vozes mais agudas do Metal segundo o Noisecreep

Sobre Guilherme Rocha Thielen

Guilherme Rocha Thielen nasceu em 1991, em Ararangua, mas mora em Florianópolis. Fã de Legião Urbana, Metallica, Iced Earth e viciado em traduções curte Heavy Metal desde pequeno. Atualmente escuta varios estilos do Metal, principalmete Metalcore, Folk, e Melodic Death Metal. Quando sobra um tempo contribui para o Whiplash! com traduções de matérias.

Mais matérias de Guilherme Rocha Thielen no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online