Empire Shall Fall: para fãs do metal contemporâneo
Resenha - Awaken - Empire Shall Fall
Por Guilherme Rocha Thielen
Postado em 04 de dezembro de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foi em 2002 quando Jesse Leach saiu de sua ex-banda, KILLSWITCH ENGAGE, por motivos pessoais e físicos. Ele estava com sérios problemas de depressão, e isso estava afetando a sua voz, e conseqüentemente a banda. Três anos depois (2005) ele volta, cantando pela banda SEEMLESS, que toca um Metal Alternativo com algumas pitadas de Blues, muito diferente de sua ex-banda (quem diria!). E agora em 2009 ele decide chamar quatro amigos, Jake Davenport e Marcus de Lisle (guitarras), Nick Sollecito (Baixo) e Jeff Pitts (Bateria) formando assim seu projeto chamado, THE EMPIRE SHALL FALL (ótimo nome).

A idéia aqui foi misturar o Metalcore com o Progressivo. E isso foi muito bem feito! Temos aqui um CD repleto de passagens muito suaves (algumas me lembrando até o "Damnation" do Opeth) e outras passagens estarrecedoras como no caso da música "Choir of Angels" onde o baterista despedaça sua bateria com blast beats. Aliás, o baterista é um destaque a parte, executando seu papel de forma espetacular. Os outros integrantes estão ótimos também, principalmente os dois guitarristas mostrando entrosamento (a banda está junta a menos de um ano) e criatividade tanto nos riffs como nas passagens leves. Há algumas músicas que merecem destaque como: "Awaken", "Voices Forming Weapons (notável a influência de MESHUGGAH), "We The People" e "These Colors Bleed". Mas se destacam por muito pouco porque a bolacha inteira está impecável.
Outro ponto positivo e que vale destacar, são as letras das músicas. Os temas que foram escolhidos são de alto teor político, e referem-se aos atentados de 11 de Setembro, até a capacidade da sociedade de escravizar as pessoas, a viverem em um sistema mesquinho de vida. Enfim tudo foi muito bem pensado na hora de fazer o CD.
Pode não ser algo original, tendo em vista que esse tipo de som, já foi feito por outras bandas como GOD FORBID e BETWEEN THE BURIED AND ME, mas a questão é que o THE EMPIRE SHALL FALL conseguiu reunir todos esses aspectos sem parecer cansativo e em um CD de apenas 39 minutos, o que é muito difícil. Merece uma conferida de todos os que apreciam o Metal Contemporâneo, e dificilmente haverá desapontamentos.
Formação:
Jesse Leach - voz
Jake Devenport - guitarra
Marcus de Lisle – guitarra
Nick Sollecito – baixo
Jeff Pitts – bateria
The Empire Shall Fall – Awaken
1. Awaken
2. Lords of War
3. Voices Forming Weapons
4. Choir of Angels
5. We the People
6. These Colors Bleed
7. Our Own
8. The Kingdom
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Soundgarden prosseguirá atividades? Baixista Ben Shepherd responde
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
"Sou apenas um cantor!"; Bruce não imaginava ser tão importante para os fãs do Iron Maiden
Elvis Presley: as últimas 24 horas do Rei do Rock
O comentário do genial Gonzaguinha sobre o estilo de escrever letras de Renato Russo
Como é o típico fã do Metallica, segundo James Hetfield

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima



