Muse: banda surpreende, mas não se supera, em novo álbum
Resenha - Resistance - Muse
Por Gabriel Menezes
Fonte: Blog Cena
Postado em 26 de setembro de 2009
Existem certos álbuns que não gosto de opinar sem tê-lo ouvido pelo menos algumas dezenas de vezes. Não sei se acontece com todo mundo, mas às vezes demoro um pouco para assimilar determinadas músicas. Para não ficar para trás da mídia em geral, não posso me dar a esses luxos.
O MUSE é um destes casos. As composições do grupo são tradicionalmente complexas e fora do padrão, e muitas vezes só dá pra captar o seu sentimento depois de ouvir bastante. Em "The Resistance", lançado no dia 14 de setembro, eles não fogem a essa regra.
Com a difícil missão de superar o estrondoso sucesso de "Black Holes and Revelations", de 2006, o disco era um dos lançamentos mais aguardados deste ano. A música "The United States of Eurasia", que já circulava há algum tempo na internet, mostrava que algo grande estava por vir.
Dito e feito! "The Resistance" traz um MUSE inspiradíssimo. Se em "Black Holes..." o grupo flertou com a música erudita, desta vez eles assumiram de vez o romance. O disco traz inclusive uma sinfonia dividida em três atos.
Seguindo a premissa de que em time que está ganhando não se mexe, a banda reaproveitou a fórmula do disco anterior em boa parte das músicas. Esse é um dos pontos em que "The Resistance" perde para "Black Holes...". Mesmo sendo um álbum com canções excepcionais, no quesito inovação não chega nem perto de seu antecessor.
Outro ponto em que o disco de 2006 ganha é na abertura. "Take a Bow" é uma música apoteótica, que conquista o ouvinte nos seus primeiros arpejos com o seu clima místico. Tanto que ela foi escolhida como tema do filme "Watchmen". Já "Uprising", que abre o novo álbum, está longe de ser uma canção ruim, mas não tem a mesma força.
As letras de "The Resistance" seguem o padrão da banda, que gosta de falar sobre temas complexos. Basta analisar a música "The United States of Eurasia", que fala sobre o supercontinente formado pela junção da Europa com a Ásia.
MATTHEW BELLAMY mais uma vez mostra que é um músico extremamente talentoso, seja como vocalista, guitarrista ou pianista. Ao mesmo tempo em que ele consegue criar linhas vocais e no piano absolutamente suaves, toca sua guitarra com tanto peso que não deixa dúvidas de que o MUSE é acima de tudo uma banda de rock.
Apesar de não bater seu antecessor, "The Resistance" é um álbum brilhante. O problema é que o MUSE atingiu um nível tão alto, que o maior adversário a ser superado se tornou ele próprio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Rush fará cinco shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
As duas vozes que ajudaram Malcolm Young durante a demência
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Playlist - 50 músicas que provavelmente serão tocadas no Bangers Open Air 2026
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
Queen revela conteúdo da caixa celebrando o álbum "Queen II"
O dia que Jimmy Page quase estragou o solo de "Aqualung" - clássico do Jethro Tull
Ódio musical: os artistas mais detestados em lista da Spinner
Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance




"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



