Novembers Doom: grupo inspirado tentando evitar repetição

Resenha - Into Night's Requiem Infernal - Novembers Doom

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Olha aí o mestre Novembers Doom retornando com seu mais novo álbum! Depois de todo o andamento mais rápido em meio à famosa monotonia obscura e melancólica do Doom Metal de "Novella Reservoir" (07), os norte-americanos de Chicago apresentam "Into Night's Requiem Infernal", um oitavo registro de estúdio que novamente mostra um conjunto inspirado que (tenta) evitar a repetição.

Paralelos podem ser traçados, mas não é fácil chegar a um consenso sobre onde o Novembers Doom se enquadre musicalmente, tendo em vista a linha que veem seguindo nos últimos anos. Mas fica a certeza de que a perícia que possuem ao mesclar as arrastadas seções Doom em meio aos galopantes riffs de Death Metal impressiona pela elegância conquistada ao longo dos 45 minutos de execução do CD.

publicidade

Algo muito interessante na música desse pessoal é que, superficialmente, tudo parece ser bastante simples. Mas apenas superficialmente, pois ao longo de algumas audições o ouvinte começa a se aprofundar em meio aos muitos detalhes que compõem a estrutura geral das canções. Ainda que a pesadíssima "Lazarus Regret" se caracterize por ser a canção mais furiosa da carreira da banda, também merece citação a faixa-título e "Empathy’s Greed", com vozes e intervenções acústicas muito bem exploradas. E, por fim, a bonita "When Desperation Fills The Void", que remete curiosamente a ninguém menos do que o Pink Floyd.

publicidade

Cada um de seus músicos é digno de elogios, mas as vocalizações novamente ganham pontos. Linhas rosnadas profundas, gritos desesperados e até mesmo algumas partes limpas mostram Paul Kuhr completamente adaptado em seu estilo. E vale citar que, no quesito individual, o baterista Sasha Horn voltou a assumir seu antigo posto depois de quase uma década longe dos companheiros – e o cara toca muito!

publicidade

Cru e pesado, "Into Night's Requiem Infernal" é bastante consistente quando se trata de qualidade. Sendo importado, o preço é obviamente salgado, mas ainda assim é um álbum bastante recomendado ao leitor que aprecia algo próximo do Death e Doom Metal. E, aproveitando a ocasião, fica também a sugestão de se conferir o já citado "Novella Reservoir", que saiu no mercado nacional em 2007, via Free Mind Records.

publicidade

Formação:
Paul Kuhr - voz
Vito Marchese - guitarra
Lawrence Roberts - guitarra
Chris Djuricic - baixo
Sasha Horn - bateria

Novembers Doom - Into Night's Requiem Infernal
(2009 / The End Records - importado)

01. Into Night’s Requiem Infernal
02. Eulogy For The Living Lost
03. Empathy’s Greed
04. The Fifth Day Of March
05. Lazarus Regret
06. I Hurt Those I Adore
07. The Harlots Lie
08. When Desperation Fills The Void

http://www.novembersdoom.com

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Novembers Doom: guitarrista edita songbook de debut do Myrkgand


Doom Metal: os dez trabalhos essenciais do estiloDoom Metal
Os dez trabalhos essenciais do estilo


Heavy Metal: cinco discos necessários dos anos setentaHeavy Metal
Cinco discos necessários dos anos setenta

Led Zeppelin: O lendário encontro com o Rei do Rock, Elvis PresleyLed Zeppelin
O lendário encontro com o Rei do Rock, Elvis Presley


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin