Novembers Doom: grupo inspirado tentando evitar repetição
Resenha - Into Night's Requiem Infernal - Novembers Doom
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 01 de setembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Olha aí o mestre Novembers Doom retornando com seu mais novo álbum! Depois de todo o andamento mais rápido em meio à famosa monotonia obscura e melancólica do Doom Metal de "Novella Reservoir" (07), os norte-americanos de Chicago apresentam "Into Night's Requiem Infernal", um oitavo registro de estúdio que novamente mostra um conjunto inspirado que (tenta) evitar a repetição.

Paralelos podem ser traçados, mas não é fácil chegar a um consenso sobre onde o Novembers Doom se enquadre musicalmente, tendo em vista a linha que veem seguindo nos últimos anos. Mas fica a certeza de que a perícia que possuem ao mesclar as arrastadas seções Doom em meio aos galopantes riffs de Death Metal impressiona pela elegância conquistada ao longo dos 45 minutos de execução do CD.
Algo muito interessante na música desse pessoal é que, superficialmente, tudo parece ser bastante simples. Mas apenas superficialmente, pois ao longo de algumas audições o ouvinte começa a se aprofundar em meio aos muitos detalhes que compõem a estrutura geral das canções. Ainda que a pesadíssima "Lazarus Regret" se caracterize por ser a canção mais furiosa da carreira da banda, também merece citação a faixa-título e "Empathy’s Greed", com vozes e intervenções acústicas muito bem exploradas. E, por fim, a bonita "When Desperation Fills The Void", que remete curiosamente a ninguém menos do que o Pink Floyd.
Cada um de seus músicos é digno de elogios, mas as vocalizações novamente ganham pontos. Linhas rosnadas profundas, gritos desesperados e até mesmo algumas partes limpas mostram Paul Kuhr completamente adaptado em seu estilo. E vale citar que, no quesito individual, o baterista Sasha Horn voltou a assumir seu antigo posto depois de quase uma década longe dos companheiros – e o cara toca muito!
Cru e pesado, "Into Night's Requiem Infernal" é bastante consistente quando se trata de qualidade. Sendo importado, o preço é obviamente salgado, mas ainda assim é um álbum bastante recomendado ao leitor que aprecia algo próximo do Death e Doom Metal. E, aproveitando a ocasião, fica também a sugestão de se conferir o já citado "Novella Reservoir", que saiu no mercado nacional em 2007, via Free Mind Records.
Formação:
Paul Kuhr - voz
Vito Marchese - guitarra
Lawrence Roberts - guitarra
Chris Djuricic - baixo
Sasha Horn - bateria
Novembers Doom - Into Night's Requiem Infernal
(2009 / The End Records - importado)
01. Into Night’s Requiem Infernal
02. Eulogy For The Living Lost
03. Empathy’s Greed
04. The Fifth Day Of March
05. Lazarus Regret
06. I Hurt Those I Adore
07. The Harlots Lie
08. When Desperation Fills The Void
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
Músicos do Mastodon são processados por uso da imagem de Brent Hinds
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Em trecho de nova biografia, Dave Mustaine fala sobre demissão de David Ellefson do Megadeth
A banda amaldiçoada por ter feito um dos maiores hits da história, segundo Regis Tadeu
Champignon: como morte de Chorão e críticas abalaram o baixista, segundo Tadeu Patolla
Tony Iommi explica a diferença entre Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio
Linkin Park: Mike Shinoda maltratava Chester, diz irmã do cantor

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



