Água Pesada: psicodelia e distorção lamacenta
Resenha - 999 - Água Pesada
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 05 de agosto de 2009
Nota: 7
Com o criativo nome Água Pesada – que tem tudo a ver com a proposta da banda, diga-se! – este trio paulistano vem desde 2001 despejando seu rock pesado e lisérgico, tendo como registros o EP "Morfosônicometaneural-3" (04), e ainda deixou sua marca nas coletâneas "Sinfonia de Cães - 2.500 Tons" e "Achados e Perdidos", essa última virtual e ambas de 2005.
Mas foi em 2008, novamente com produção de Gustavo ‘Big’ Simão, do Choque DB Estúdio, que o Água Pesada estreou com seu primeiro álbum completo através do selo Pisces Records. Com uma seção instrumental de primeira, dona de ótimos riffs e uma seção rítmica sempre atuante, "999" novamente exibe toda a psicodelia, distorção lamacenta e aquele sentimento meio depressivo, elementos muitas vezes tão característicos do Stoner Rock – e isso tudo aliado a alguns flertes com o grunge e encarando um pouco do proto-punk.
O pessoal também não teme experimentos e se sai muito bem em todos eles, é só atentar para a interessantíssima instrumental "Adrenochrome", que o sentimento de reconhecimento aparece rápido e forte. Outro ponto fortíssimo por aqui são as letras cantadas em português, que se mostram delirantemente inteligentes, sarcásticas e muito bem sacadas, em especial na simbologia explícita de "Eletrodomésticos".
Ainda que a voz 'ardida' de Ricardo Faller em várias ocasiões se torne meio irritante, "999" é um belo registro, e confesso que é um dos melhores do gênero, feito por uma banda brazuca, que escutei nos últimos anos. Muito recomendável àqueles que apreciam sons paleozóicos na linha de Black Sabbath, Kyuss, Monster Magnet, Nebula ou Soundgarden, que são algumas das influências confessas do Água Pesada. É conferir e viajar!
Contato:
http://www.aguapesadarock.com.br
http://www.myspace.com/aguapesada
Formação:
Ricardo Faller - voz e guitarra
Fabio Domingues - baixo
Fernando Cappelli - bateria
Água Pesada - 999
(2009 / Pisces Records - nacional)
01. Olho do Furacão
02. Simbiose
03. Ferro-Velho Zen
04. Abaixo-assinado anônimo
05. Eletrodomésticos
06. Ponto sem retorno
07. Adrenochrome
08. Nunca é pra sempre
09. Cachorro Louco
10. Folha Doce (Ela me disse)
11. Você-monstro
12. 999
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps