Freedom Call: bem produzido e executado, mas genérico
Resenha - Dimensions - Freedom Call
Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 04 de maio de 2009
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Preciso confessar que tive que reescrever as primeiras linhas desta resenha algumas vezes, tentando não soar repetitivo – porque, afinal, o quinto disco do Freedom Call, "Dimensions", não passa de mais do mesmo. E sei bem que tenho falado isso com certa freqüência por aqui, me referindo da mesma forma aos discos de outros grupos que tenho ouvido. Só que foi inevitável – e me perdoe, caro leitor do Whiplash. "Dimensions" é heavy metal melódico/power metal da escola do Helloween e do Gamma Ray, aplicadinho, muito bem produzido e executado com precisão. Mas é genérico. E juro que passei horas procurando outra palavra. Só que simplesmente não encontrei. O disco é apenas bom, nada mais do que isso, justamente porque não consegue ultrapassar aquela difícil barreira da obviedade.

Embora o baterista Daniel Zimmermann seja membro integrante do Gamma Ray, é impossível não fazer imediata referência ao Helloween, assim que acaba a introdução e começa a canção "Innocent’s World" – com aquelas guitarras dobradas em velocidade máxima e uma bateria de bumbo duplo arrebentando tudo. E isso sem falar nos refrões cativantes e ganchudos como o de "United Alliance", canção que, sem dúvida alguma, está entre os pontos altos do álbum.
Mas as comparações não param por aí: a voz de Chris Bay lembra, em diversos momentos, a do próprio Andi Deris, em especialmente quando ele dá uma rasgada na interpretação – como na quase hard rock "Mr.Evil", evocando até mesmo o passado de Deris no Pink Cream 69. Só que, mais pra frente, seu timbre se transforma e passa a lembrar o tupiniquim Andre Matos nos momentos mais épicos de sua passagem pelo Angra. Escute "Light Up The Sky" e "My Dying Paradise" e diga se ambas não caberiam tranqüilamente entre as faixas de "Angels Cry".
Para finalizar os paralelos, a sonoridade do Freedom Call ganha contorno de Stratovarius na bem-vinda mensagem de positividade presente nas letras e na guitarra de Lars Rettkowitz, que parece ter sido clonada do estilo speed de Timo Tolkki. Freedom Call acabou tornando-se uma mistura de Helloween e Stratovarius com uma pitada de Angra? Talvez. As referências são da melhor qualidade, não nego. Mas ficar só nisso, nas boas influências, não é o suficiente para fazer uma boa banda.
"Dimensions" segue uma fórmula de sucesso e acerta na mosca em suas boas intenções. É heavy metal limpinho, quase asséptico, mas erra ao evitar os riscos, preferindo apostar em todos os padrões e regrinhas já usados anteriormente em outros álbuns do gênero. Quando se fala de música, em especial de rock ‘n’ roll, arriscar faz parte do negócio. Pode não dar certo em 100% dos casos, obviamente, mas é isso que dá ímpeto, vigor e principalmente autenticidade a determinadas produções. O que não é o caso deste disco, infelizmente.
Line-Up:
Chris Bay – Voz e Guitarra
Lars Rettkowitz – Guitarra
Armin Donderer – Baixo
Dan Zimmermann – Bateria
Nils Neumann – Teclados
Tracklist:
01. Demon’s Dance
02. Innocent World
03. United Alliance
04. Mr. Evil
05. The Queen Of My World
06. Light Up The Sky
07. Worlds Of Endeavour
08. Blackened Sun
09. Dimensions
10. My Dying Paradise
11. Magic Moments
12. Far Away
Outras resenhas de Dimensions - Freedom Call
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
A música do Guns N' Roses que é híbrido entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Frank Ferrer
Bono (U2) explica recusa a encontro para conversa com Donald Trump
Sharon Osbourne confirma que Ozzy deixou duas músicas inéditas gravadas
Marty Friedman toca "Scenes" na íntegra e revisita clássicos do Megadeth em show no Manifesto
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
Com 110 atrações já confirmadas, Graspop Metal Meeting atualiza cast para 2027
Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
A música que Anika Nilles gostaria de acrescentar ao setlist dos shows do Rush
Tom Morello se manifesta sobre virada democrata nos Estados Unidos
A briga com Bruce Dickinson que quase faz Nicko McBrain largar o Iron Maiden
O que Freddie Mercury detestava em sua aparência, mas tinha medo de mudar
George Israel conta como foram últimos dias de Cazuza: "Acompanhei essa época de perto"
A lenda do thrash que se veste mal, segundo Regis Tadeu: "Pior gosto do show business"
A canção do AC/DC que emocionou Brian Johnson; "todos pararam para aplaudir", contou Angus


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



