Cattle Decapitation: "Salve o Planeta! Suicide-se!"
Resenha - Harvest Floor - Cattle Decapitation
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de abril de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Salve o Planeta: Suicide-se!". É com este tipo de postura demonstrando um impiedoso fervor anti-humano que a música do Cattle Decapitation vem chamando tanta a atenção no underground mundial em uma trajetória que dura pouco mais de uma década. E podem ter a certeza de que seu quarto álbum, "The Harvest Floor", o solidificará ainda mais como um dos grandes nomes da música extrema norte-americana.
Cattle Decapitation - Mais Novidades
Musicalmente, o abate continua muito além da bem sacada imagem da capa. Ainda que, em essência, sua música possa ser considerada uma caótica mescla de Grindcore com Death Metal, o Cattle Decapitation teve as manhas de acentuar sua intensidade ao inserir em suas estruturas inúmeros arranjos típicos do Black Metal. A atmosfera geral, como não poderia deixar de ser, consegue ser verdadeiramente intrincada e perturbadora.
E a coisa toda não para por aí, pois um dos pontos mais altos deste disco é o incrível trabalho de Josh Elmore, cuja guitarra se mostra tão absurdamente técnica que, em muitas passagens, consegue beirar o Progressivo – atentem para "A Ripe Beneath A Rind", por exemplo. Outro destaque individual fica representado por Travis Ryan e suas linhas vocais pra lá de virulentas, o cara extrapola com seus urros e grunhidos em praticamente todas as faixas a ponto de se posicionar ao lado de muitos dos mais competentes cantores do metal extremo.
Mas, ainda que o disco traga vários vocalistas convidados ou a inusitada aparição de um violoncelo elétrico (?!?), presenças que deveriam proporcionar uma maior diversidade durante a audição, bom... Não é bem isso o que ocorre. Ainda que inerente ao estilo, é a velocidade beirando o ridículo (no melhor dos sentidos, ok?) que muitas vezes causa aquela desconfortável impressão de algumas faixas soarem relativamente parecidas entre si. Mas nada disso vem a impedir que canções como a abertura "The Gardeners Of Eden", "Tooth Enamel & Concrete", "Regret & The Grave" e a faixa-título (estas duas últimas com o tal violoncelo) sejam realmente matadoras.
Apesar desse inconveniente, "The Harvest Floor" tem poder de fogo de sobra e ainda proporciona oportunidades que provavelmente serão ainda mais exploradas no futuro. O CD é importado, mas suas insistentes investidas pró-animal o torna totalmente indicado para aquele seu delicado desafeto escutar enquanto degusta um churrasco tipicamente brasileiro!
Formação:
Travis Ryan - voz
Josh Elmore - guitarra
Troy Oftedal - baixo
David McGraw - bateria
Músicos convidados:
Ross Sewage (Impaled, Ludicra) - voz
Dino Sommese (Dystopia, Asunder) - voz
Jarboe (Swans) - voz
Jackie Perez Gratz (Grayceon, Amber Asylum) - violoncelo elétrico
John Wiese - efeitos
Cattle Decapitation - The Harvest Floor
(2009 / Metal Blade Records – importado)
01. The Gardeners Of Eden
02. A Body Farm
03. We Are Horrible People
04. Tooth Enamel & Concrete
05. The Ripe Beneath The Rind
06. The Product Alive
07. In Axetasy
08. Into The Public Bath
09. The Harvest Floor
10. Regret & The Grave
Homepage: www.cattledecapitation.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Baterista quer lançar disco ao vivo da atual formação do Pantera
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
O álbum que Nick Mason do Pink Floyd disse ter "mudado a indústria fonográfica"
Heavy Metal: "um conforto para os jovens brilhantes"
O motivo pelo qual Bill Ward não deixava John Bonham tocar sua bateria


5 capas inusitadas de álbuns de rock
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



