Cattle Decapitation: "Salve o Planeta! Suicide-se!"

Resenha - Harvest Floor - Cattle Decapitation

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


"Salve o Planeta: Suicide-se!". É com este tipo de postura demonstrando um impiedoso fervor anti-humano que a música do Cattle Decapitation vem chamando tanta a atenção no underground mundial em uma trajetória que dura pouco mais de uma década. E podem ter a certeza de que seu quarto álbum, “The Harvest Floor”, o solidificará ainda mais como um dos grandes nomes da música extrema norte-americana.
1085 acessosPhil Anselmo: Scour faz estreia ao vivo tocando Pantera5000 acessosAxl Rose: quatro páginas de pedidos para camarim no RIR

Musicalmente, o abate continua muito além da bem sacada imagem da capa. Ainda que, em essência, sua música possa ser considerada uma caótica mescla de Grindcore com Death Metal, o Cattle Decapitation teve as manhas de acentuar sua intensidade ao inserir em suas estruturas inúmeros arranjos típicos do Black Metal. A atmosfera geral, como não poderia deixar de ser, consegue ser verdadeiramente intrincada e perturbadora.

E a coisa toda não para por aí, pois um dos pontos mais altos deste disco é o incrível trabalho de Josh Elmore, cuja guitarra se mostra tão absurdamente técnica que, em muitas passagens, consegue beirar o Progressivo – atentem para "A Ripe Beneath A Rind", por exemplo. Outro destaque individual fica representado por Travis Ryan e suas linhas vocais pra lá de virulentas, o cara extrapola com seus urros e grunhidos em praticamente todas as faixas a ponto de se posicionar ao lado de muitos dos mais competentes cantores do metal extremo.

Mas, ainda que o disco traga vários vocalistas convidados ou a inusitada aparição de um violoncelo elétrico (?!?), presenças que deveriam proporcionar uma maior diversidade durante a audição, bom... Não é bem isso o que ocorre. Ainda que inerente ao estilo, é a velocidade beirando o ridículo (no melhor dos sentidos, ok?) que muitas vezes causa aquela desconfortável impressão de algumas faixas soarem relativamente parecidas entre si. Mas nada disso vem a impedir que canções como a abertura “The Gardeners Of Eden”, “Tooth Enamel & Concrete”, "Regret & The Grave" e a faixa-título (estas duas últimas com o tal violoncelo) sejam realmente matadoras.

Apesar desse inconveniente, “The Harvest Floor” tem poder de fogo de sobra e ainda proporciona oportunidades que provavelmente serão ainda mais exploradas no futuro. O CD é importado, mas suas insistentes investidas pró-animal o torna totalmente indicado para aquele seu delicado desafeto escutar enquanto degusta um churrasco tipicamente brasileiro!

Formação:
Travis Ryan - voz
Josh Elmore - guitarra
Troy Oftedal - baixo
David McGraw - bateria

Músicos convidados:
Ross Sewage (Impaled, Ludicra) - voz
Dino Sommese (Dystopia, Asunder) - voz
Jarboe (Swans) - voz
Jackie Perez Gratz (Grayceon, Amber Asylum) - violoncelo elétrico
John Wiese - efeitos

Cattle Decapitation - The Harvest Floor
(2009 / Metal Blade Records – importado)

01. The Gardeners Of Eden
02. A Body Farm
03. We Are Horrible People
04. Tooth Enamel & Concrete
05. The Ripe Beneath The Rind
06. The Product Alive
07. In Axetasy
08. Into The Public Bath
09. The Harvest Floor
10. Regret & The Grave

Homepage: www.cattledecapitation.com

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

1085 acessosPhil Anselmo: Scour faz estreia ao vivo tocando Pantera0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Cattle Decapitation"

Pink FloydPink Floyd
Duas paródias bizarras da capa de Atom Heart Mother

Capas polêmicasCapas polêmicas
Slayer, Megadeth, Dream Theater, Carcass...

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Cattle Decapitation"

Axl RoseAxl Rose
Quatro páginas de pedidos de ítens para camarim no RIR

Regis TadeuRegis Tadeu
Explicando por que o Slipknot é tão odiado

Guns N RosesGuns N' Roses
Quanto foi oferecido para Izzy Stradlin? MSL revela

5000 acessosAquiles Priester: os álbuns que marcaram o baterista5000 acessosUltraje a Rigor: Roger diz que foi tratado como lixo pela equipe dos Stones5000 acessosReligião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo5000 acessosW. Axl Rose: pós-GNR, ele pensou em se lançar como artista solo5000 acessosRecorde: 7 mil guitarristas fazem homenagem a Hendrix5000 acessosMegadeth: Mustaine relembra fãs jogando xixi em Lobão no Rock in Rio

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online