Cattle Decapitation: "Salve o Planeta! Suicide-se!"

Resenha - Harvest Floor - Cattle Decapitation

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


"Salve o Planeta: Suicide-se!". É com este tipo de postura demonstrando um impiedoso fervor anti-humano que a música do Cattle Decapitation vem chamando tanta a atenção no underground mundial em uma trajetória que dura pouco mais de uma década. E podem ter a certeza de que seu quarto álbum, "The Harvest Floor", o solidificará ainda mais como um dos grandes nomes da música extrema norte-americana.

publicidade

Musicalmente, o abate continua muito além da bem sacada imagem da capa. Ainda que, em essência, sua música possa ser considerada uma caótica mescla de Grindcore com Death Metal, o Cattle Decapitation teve as manhas de acentuar sua intensidade ao inserir em suas estruturas inúmeros arranjos típicos do Black Metal. A atmosfera geral, como não poderia deixar de ser, consegue ser verdadeiramente intrincada e perturbadora.

publicidade

E a coisa toda não para por aí, pois um dos pontos mais altos deste disco é o incrível trabalho de Josh Elmore, cuja guitarra se mostra tão absurdamente técnica que, em muitas passagens, consegue beirar o Progressivo – atentem para "A Ripe Beneath A Rind", por exemplo. Outro destaque individual fica representado por Travis Ryan e suas linhas vocais pra lá de virulentas, o cara extrapola com seus urros e grunhidos em praticamente todas as faixas a ponto de se posicionar ao lado de muitos dos mais competentes cantores do metal extremo.

publicidade

Mas, ainda que o disco traga vários vocalistas convidados ou a inusitada aparição de um violoncelo elétrico (?!?), presenças que deveriam proporcionar uma maior diversidade durante a audição, bom... Não é bem isso o que ocorre. Ainda que inerente ao estilo, é a velocidade beirando o ridículo (no melhor dos sentidos, ok?) que muitas vezes causa aquela desconfortável impressão de algumas faixas soarem relativamente parecidas entre si. Mas nada disso vem a impedir que canções como a abertura "The Gardeners Of Eden", "Tooth Enamel & Concrete", "Regret & The Grave" e a faixa-título (estas duas últimas com o tal violoncelo) sejam realmente matadoras.

publicidade

Apesar desse inconveniente, "The Harvest Floor" tem poder de fogo de sobra e ainda proporciona oportunidades que provavelmente serão ainda mais exploradas no futuro. O CD é importado, mas suas insistentes investidas pró-animal o torna totalmente indicado para aquele seu delicado desafeto escutar enquanto degusta um churrasco tipicamente brasileiro!

publicidade

Formação:
Travis Ryan - voz
Josh Elmore - guitarra
Troy Oftedal - baixo
David McGraw - bateria

Músicos convidados:
Ross Sewage (Impaled, Ludicra) - voz
Dino Sommese (Dystopia, Asunder) - voz
Jarboe (Swans) - voz
Jackie Perez Gratz (Grayceon, Amber Asylum) - violoncelo elétrico
John Wiese - efeitos

Cattle Decapitation - The Harvest Floor
(2009 / Metal Blade Records – importado)

publicidade

01. The Gardeners Of Eden
02. A Body Farm
03. We Are Horrible People
04. Tooth Enamel & Concrete
05. The Ripe Beneath The Rind
06. The Product Alive
07. In Axetasy
08. Into The Public Bath
09. The Harvest Floor
10. Regret & The Grave

Homepage: www.cattledecapitation.com

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Gigwise: as capas mais polêmicas dos anos 2000Gigwise
As capas mais polêmicas dos anos 2000

Pink Floyd: veja duas paródias bizarras da capa de Atom Heart MotherPink Floyd
Veja duas paródias bizarras da capa de Atom Heart Mother


Nirvana: quem é o bebê da capa de Nevermind?Nirvana
Quem é o bebê da capa de Nevermind?

Johnny Ramone: Não era bom abrir o show do Black SabbathJohnny Ramone
"Não era bom abrir o show do Black Sabbath"


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin