Theodore Ziras: guitarrista grego com time de primeira
Resenha - HyperpyrexiA - Theodore Ziras
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 13 de fevereiro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Theodore Ziras é um conceituado guitarrista grego não muito conhecido em terras brasileiras, e que, embora com algum atraso, mandou seu terceiro álbum instrumental ao Whiplash!. Liberado no finalzinho de 2007, "HyperpyrexiA" conta com, além do óbvio Ziras na guitarra, a participação de Derek Sherinian (teclados, ex-Dream Theater), Manos Markopoulos (baixo) e Brian Tichy (bateria, ex-Zakk Wylde). Ou seja, um time realmente de primeira!

Seja em função da tendência de tantos guitarristas priorizarem a exibição da velocidade ou arranjos realmente complicados, é fato consumado que boa parcela do grande público considere álbuns instrumentais um tanto quanto cansativos. Mas não é isso o que acontece em "HyperpyrexiA"... Um dos grandes trunfos das 10 faixas do disco é que, mesmo tendo como foco a guitarra, há amplo espaço para os outros instrumentos, em especial ao criativo trabalho dos teclados de Sherinian.
O repertório é bastante diversificado e passeia por vários dos subgêneros metálicos, desde o mais tradicional, algo do progressivo e até mesmo encarando o fusion. Ou seja, há mostras de arranjos simples ao lado de outros bem virtuosos, mas sempre com sinuosas melodias enriquecendo cada minuto da audição.
Os ‘hits’ (isso existe em álbuns instrumentais???) mais evidentes poderiam ser encontrados na faixa-título e principalmente em "Salvation", mas várias outras canções se sobressaem. Há influência de Yngwie Malmsteen em "Rapid Eye Movement"; o jeitão de Satriani aparece de forma declarada na bonita "Such And Such" e os momentos mais agressivos podem ser conferidos em "Number One" e "Night Of The Dead", esta com certos riffs inesperados bem na linha dos primórdios do Metallica.
"HyperpyrexiA" foi gravado em Los Angeles pelo próprio Derek Sherinian e provavelmente só não é ainda melhor pelo fato de Theodore Ziras não apresentar um estilo mais particular em seus arranjos – o que não é necessariamente algo que comprometa a audição, pois esta flui de forma muito agradável e a qualidade de sua proposta é altíssima. Merece uma cuidadosa conferida!
Theodore Ziras - HyperpyrexiA
(2007 / Sleaszy Rider Records - importado)
01. Child Of Scotland
02. Such And Such
03. Rapid Eye Movement
04. Solitude
05. Seven Courses
06. Salvation
07. Number One
08. Night Of The Dead
09. Hyperpyrexia
10. Go East
Homepage:
http://www.theodoreziras.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Bruce Dickinson impressiona John Bush, vocalista do Armored Saint
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Revista coloca disco do Sleep Token como um dos piores de 2025: "entediante e desagradável"
Robert Plant admite que morte do filho mudou relação com o Led Zeppelin
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
As 10 melhores músicas do Nirvana segundo o Loudwire
Krisiun mostra que não leva desaforo pra casa: "irmãos caem na porrada juntos"
O grande vocalista que recusou o Metallica e preferiu ficar na sua banda


Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



