RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

As 50 maiores power ballads de acordo com o Ultimate Classic Rock

A curiosa estratégia de Zakk Wylde para não soar como Yngwie Malmsteen e Van Halen

A empolgada análise do primeiro disco dos Raimundos publicada nas páginas da ShowBizz

A banda de rock nacional dos 1980 que não trocou de formação e Paulo Ricardo adora

Kiss fez o show mais barulhento que Joey Ramone assistiu

Eric Clapton não queria incluir cover de Bob Marley em álbum

Por que Raul Seixas nunca colaborou com o conterrâneo Dorival Caymmi, segundo guitarrista

O que pode mudar na formação do Angra após o hiato, segundo especialista

A música da fase Bon Scott que Brian Johnson gostaria de ter gravado com o AC/DC

Como o Pink Floyd chegou ao nº 1 com uma capa de álbum que até hoje não faz sentido

Quando os Rolling Stones fizeram uma festa mas os Beatles chegaram e estragaram tudo

As razões que levaram Regis Tadeu a não gostar da polêmica nova banda Dogma

Especulação aponta membro do Jonas Brothers como Paul Stanley em cinebiografia do Kiss

Fãs especulam que Jean Dolabella pode estar próximo de ser confirmado no Foo Fighters

A resposta ríspida de Samuel Rosa à provocação que Marcelo Nova fez ao Skank


Stamp

Relespública: não poderiam fazer diferente do esperado

Resenha - Efeito Moral - Relespública

Por Anderson Nascimento
Fonte: Galeria Musical
Postado em 05 de fevereiro de 2009

Em seu quinto disco, a banda Curitibana Relespública consegue passar a limpo as experiências acumuladas ao longo de uma carreira de vinte anos, bastante tempo para jovens na faixa dos trinta em poucos anos. Ao longo de todo esse tempo, o trio, que também já foi quinteto, tem uma história que renderia um livro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Desde a sua formação, ainda garotos, geraram vídeos pessoais, gravaram músicas próprias, lançaram um compacto ainda em vinil, acumularam shows e ainda passaram pela triste perda de um integrante, Daniel Fagundes, em um acidente. O núcleo formado por Fábio Elias, Emanuel Moon e Ricardo Bastos vem resistindo a tudo isso e, o que é melhor, fazendo shows antológicos e gravando discos de alta qualidade.

Em "Efeito Moral", eles não poderiam fazer diferente do que os fãs já esperavam. A pegada Rock´n´Roll está presente em um disco de quatorze faixas e canções repletas de mensagens "cabeça".

Se no disco de estúdio anterior a temática principal era o jovem em um domingo solitário, a temática principal deste disco está no meio-ambiente e as questões de sobrevivência no planeta Terra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Além da temática principal, outras mensagens são passadas através das canções. Temas como drogas ("Nós Estamos Aqui", que abre o disco), amizade acima de tudo ("O Planador"), são exemplos.

Sobre a temática ambiental podemos citar "Tudo o que eu preciso", primeiro single do disco e que tem a participação de Samuel Rosa do Skank e cita a importância da água, "Homem Bomba" uma canção extremamente roqueira, onde a camada de ozônio é lembrada e "Tema pela terra", que possui uma batida que lembra Bob Dylan (ou George Harrison) em "It Not for You", onde chegamos quase a cantar a música após o riff principal. O tema meio-ambiente é tão recorrente no álbum que em certo momento chega a cansar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Mas é nas músicas mais calcadas em Jovem Guarda e anos setenta que a Reles se sai melhor. Em "Dê uma chance pro amor", a banda descarrega um Rock tipicamente setentista com tempero oitentista e a transforma em umas das melhores músicas do álbum. "Catavento" é outro exemplo disso, a batida e o instrumental dão toda a sensação de estar ouvindo uma música antiga. "Se Tenho Você" talvez seja a mais jovem guarda de todas nesse álbum, uma melodia gostosa demais que engrossa o poderio do álbum.

"S.O.S" é outra canção que lembra Dylan, um grande momento do álbum, e possui letra que brinca com as palavras, revelando a maturidade no processo de composição das canções.

No Rockão "Não Seja Otário, Não!", a Reles inaugura um novo formato de canção, com um protesto pungente e um riff envolvente. Chega a lembrar "Todos estão surdos" de Roberto Carlos. Fábio transmite a mensagem falando a letra, sempre apoiado por um instrumental nota dez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

"Lady Baby" que "encerra" o álbum fala sobre não mudar o jeito Rock´n´Roll. Esse é o momento mais Rock do disco, com direito a final falso e uma jamzinha que bem que poderia ter sido mais estendida no final.

A partir de "Garota Só", um misto com letra de anos sessenta com a sujeira do início dos anos noventa, começa uma seção do disco que eles chamaram de "Bônus", talvez por estas três músicas fugirem um pouco ao estilo da obra.

"Lara Bee" é bizarra! Com seus mais de sete minutos, pela primeira vez na carreira da banda os mesmos fazem uma faixa que lembra as mini-óperas do The Who, ídolo e influência explícita da banda, contando uma historinha meio louca regada pelo mais puro Rock vintage.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

"Olha que absurdo!" encerra de verdade o disco, uma música grandiosa, cheia de nuances que levam a faixa a uma atmosfera brega, com uma letra que remete à fossa do início dos anos cinqüenta. A música ainda conta com a participação da cantora Sandra Piola, da banda Anacrônica.

Em termos gerais, a Reles entrega-nos novamente um bom disco, porém ligeiramente inferior aos lançamentos anteriores onde assuntos mais jovens eram temas recorrentes sem, no entanto, soar repetitivo.

Apontando para a tendência atual, a banda lançou o novo disco primeiro em seu site para audição gratuita, somente lançando a versão para as lojas tempos depois. Além disso, ainda soltou um Pack em Pen Drive com fotos, vídeos, letras cifradas e o álbum "MTV Apresenta Relespública" na íntegra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Manifesto 2025


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Anderson Nascimento

Anderson Nascimento é Analista de Sistema e Professor Universitário de profissão, tendo cursado Pós-Graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas na PUC-RJ. Sua grande paixão é a música, começou a colecionar discos ainda na época do vinil, em 1986, com o álbum Abbey Road dos Beatles. Esse foi o primeiro passo para esse hobby que viria a se tornar tão importante em sua vida. Entre as várias atividades no meio musical, Anderson é compositor e integrou a banda de rock Projeto:Paradoxo entre 1996 e 2004. Anderson é um ávido colecionador de discos e também escreveu sobre música em vários veículos de comunicação.
Mais matérias de Anderson Nascimento.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS