Kreator: em 99, o sabor da indiferença de parte do público
Resenha - Endorama - Kreator
Por Bruno Pasquini
Postado em 31 de janeiro de 2009
Milhares são os aspectos a serem levados em consideração quando se avalia um trabalho artístico. Contexto histórico, cultural, emocional, cenário, mensagem e etc. Porém, quando fechamos nossa percepção para analisar somente o "produto" e compará-lo aos materiais produzidos anteriormente pela mesma banda, podemos deixar de perceber o quão significativo tal trabalho é. Acredito que "Endorama" (1999, Dakkar Records) caiu neste ponto de avaliação, a comparação pura e simples com o que a banda produziu anteriormente.
Desde sempre o KREATOR apostou no Thrash Metal seco e direto, (tipicamente alemão) e quando resolveu experimentar de outras fontes, conheceu também o sabor da indiferença de gransde parte de seu público. "Endorama", ao meu ver, é um álbum incompreendido, injustiçado. Possui boas músicas e composições que coloca o dedo na ferida da sociedade e do ouvinte, tanto no aspecto lírico quanto no musical. Ta certo que em "Endorama" Mille Petrozza deixou um pouco de lado a brutalidade e fúria de sua guitarra para apostar em algo mais industrial, e por que execrá-lo quando em 1999 o mundo todo só pensava em mudança global, bug do milênio, queda de impérios, fim do mundo e etc? "Endorama" foi sim um älbum inspirado e inspirador, é notável a evolução musical da banda após este play. Pode se perceber isso em faixas como "Pandemonium", "Endorama", "Golden Age", "Everlasting Flame", etc. Nota-se um KREATOR com sede do novo, vontade de fazer algo diferente, independente do que vão dizer os críticos xiitas do estagnado Thrash Metal saxônico que até então tinham apostado pouco ou até mesmo nada em relação ao novo.
Gostaria de propor um desafio äqueles que deixaram de "experimentar" "Endorama" por se tratar de algo que deixou o tradicionalismo de lado. Ouça "Soul Eraser", sem bangear, quero ver quem é capaz. Ouça "Willing Spirit" sem ficar com o refrão na mente por 12 horas. Ouça até mesmo a instrumental "Entry" e tente ficar indiferente ao bom gosto na escolha dos arranjos. Desafio proposto...
Outras resenhas de Endorama - Kreator
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps