Canobliss: mainstream sem detrimento de inteligencia
Resenha - Psychothermia - Canobliss
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 10 de dezembro de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Às vezes aparecem por aqui alguns álbuns com uma sonoridade realmente estranha... O Canobliss até pode parecer um conjunto calouro, mas está longe de sê-lo. Natural da San Diego, Califórnia, o pessoal está na ativa desde 1998, mas em função de uma formação que nunca deu muito certo, a banda somente conseguiu estrear em disco em 2007, com "Liberation Of Dissonance", que conseguiu boa repercussão pela suas vizinhanças.

E parece que a coisa está enfim engrenando para o Canobliss, pois agora está liberando seu segundo registro, este muito bom "Psychotermia", um EP independente com oito composições de um rock pesado que, por não seguir um estilo rígido, visa claramente o lado mainstream da coisa, mas nunca em detrimento de uma musicalidade realmente inteligente.
Tão caótico quanto indefinível, "Psycothermia" possui uma musicalidade inspiradíssima, que usa e abusa de estilos como Hard Rock, Heavy Metal, e ainda flertando sutilmente - bem sutilmente! - com o Hip Hop e Jazz. E não pense o precipitado leitor que sua música se mostra intragável! Pelo contrário, o vocalista é carismático por sua versatilidade e seus instrumentistas são competentes ao conseguir manter tudo amarrado e, mesmo com as faixas sendo muito distintas entre si, existe uma linha de coerência por todos os pouco mais de 35 minutos de audição.
O Canobliss já foi comparado pelos veículos especializados de seu país com feras do porte de System Of A Down, Metallica, Tool, Godsmack, Rage Against The Machine e até Slipknot. Guardadas as devidas proporções, pode até ser... De qualquer forma, "Psycothermia" merece ser conferido por aqueles que apreciam o lado mais alternativo do rock pesado, moderno e com aquela substância tipicamente norte-americana.
Formação:
Johan Maldonado - voz
Samson Pedroza - guitarra
Jon Russo - guitarra
Chenzo Vidalez - baixo
Mike Russo - bateria
Canobliss - Psychothermia
(2008 / independente - importado)
01. Notorious
02. Psychothermia
03. Convicted Again
04. Adios
05. Take Vics
06. Slingshot
07. Pangea
08. Convicted Again (radio edit)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Bill Ward (Black Sabbath) exalta Brann Dailor, baterista do Mastodon
O artista que Paul McCartney e Mick Jagger apontaram como o maior no palco
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Bon Scott, o eterno Rocker...
Restart: após uma década, como está garota do meme "puta falta de sacanagem"
James Hetfield revela o passatempo exótico que tem em comum com Neil Peart

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



