Enthroned: contemporâneo, mas honrando a tradição profana
Resenha - Tetra Karcist - Enthroned
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 06 de dezembro de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com uma trajetória que começou em 1993, o belga Enthroned passou por algumas situações turbulentas nos últimos dois anos, em especial com a saída do vocalista Sabathan, seu último músico remanescente da formação original. Agora que o também guitarrista Nornagest assumiu o microfone, a horda regressa com "Tetra Karcist", um sétimo álbum de estúdio que novamente apresenta vários elementos que o diferem de seus trabalhos anteriores.

A mudança de vocalista geralmente deixa qualquer grupo numa posição, no mínimo, desconfortável. Mesmo sendo impossível prever a reação do público, o fato é que esta troca não trouxe qualquer efeito negativo sobre "Tetra Karcist", pelo contrário, Nornagest consegue se mostrar mais versátil que seu antecessor. Todas as principais características do Enthroned estão presentes nas novas composições, mas seus músicos incorporaram também uma série de elementos que visam – e conseguem – enriquecer a música como um todo.
É claro que todos estes tais elementos já foram explorados por outros ícones do gênero... Mas solos de guitarras, passagens mais lentas (para os padrões do Enthroned, obviamente) bem posicionadas e que quebram toda a aura caótica que as canções transmitem são sempre bem-vindas. O apoio de cânticos, alguns em latim, é outra peça importante por aqui, e que torna a audição mais orgânica, diversificada mesmo.
É importante salientar que, mesmo contando com o requinte destes fatores, o Enthroned não reduz o nível de sua agressão e passa a anos luz dos tão contestados conjuntos que adentram pelo lado sinfônico do estilo. O repertório é muito bom, com excelentes faixas como "Pray" e "Through The Cortex", ambas com cuidadoso trabalho vocal; além da velocíssima "Vermin", que se revela outra ocasião matadora em termos de guitarras e solos.
"Tetra Karcist" é um ótimo álbum de Black Metal. Contemporâneo, mas que honra a tradição profana e contestadora deixada pelos mestres do estilo ao apresentar toda uma criatividade pela qual poucos grupos arriscam em investir, talvez por temerem soar piegas perante seu público. Totalmente recomendado aos admiradores de Rotting Christ e Marduk!
Formação:
Nornagest - voz e guitarra
Nguaroth - guitarra
Phorgath - baixo
Ahephaim - bateria
Enthroned - Tetra Karcist
(2007 / Napalm Records – 2008 / Somber Music – nacional)
01. Ingressus Regnum Spiritus
02. Pray
03. Tellum Scorpionis
04. Deviant Nerve Angelus
05. Burning Dawn
06. Through The Cortex
07. Seven Ensigns Of Creation
08. Nox
09. Vermin
10 Antares
11. Panthenon Of Oblivion (bonus)
12. Reign Over You (bonus)
Homepage:
http://www.enthroned-horde.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
ZZ Top confirma três shows no Brasil em novembro
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
Vocalista encoraja fãs a conhecer a fase farofa do Pantera
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
Fãs de Angra reagem ao anúncio de fim da pausa; "Foi um sabor hiato"
A balada marcante do Angra que Edu Falaschi compôs originalmente para o Almah
O triste motivo que fez Brian Johnson começar a usar a sua inseparável boina
A falsidade do Heavy Metal que irrita Robert Plant, por isso ele detesta o gênero


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



