Enthroned: contemporâneo, mas honrando a tradição profana
Resenha - Tetra Karcist - Enthroned
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 06 de dezembro de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com uma trajetória que começou em 1993, o belga Enthroned passou por algumas situações turbulentas nos últimos dois anos, em especial com a saída do vocalista Sabathan, seu último músico remanescente da formação original. Agora que o também guitarrista Nornagest assumiu o microfone, a horda regressa com "Tetra Karcist", um sétimo álbum de estúdio que novamente apresenta vários elementos que o diferem de seus trabalhos anteriores.

A mudança de vocalista geralmente deixa qualquer grupo numa posição, no mínimo, desconfortável. Mesmo sendo impossível prever a reação do público, o fato é que esta troca não trouxe qualquer efeito negativo sobre "Tetra Karcist", pelo contrário, Nornagest consegue se mostrar mais versátil que seu antecessor. Todas as principais características do Enthroned estão presentes nas novas composições, mas seus músicos incorporaram também uma série de elementos que visam – e conseguem – enriquecer a música como um todo.
É claro que todos estes tais elementos já foram explorados por outros ícones do gênero... Mas solos de guitarras, passagens mais lentas (para os padrões do Enthroned, obviamente) bem posicionadas e que quebram toda a aura caótica que as canções transmitem são sempre bem-vindas. O apoio de cânticos, alguns em latim, é outra peça importante por aqui, e que torna a audição mais orgânica, diversificada mesmo.
É importante salientar que, mesmo contando com o requinte destes fatores, o Enthroned não reduz o nível de sua agressão e passa a anos luz dos tão contestados conjuntos que adentram pelo lado sinfônico do estilo. O repertório é muito bom, com excelentes faixas como "Pray" e "Through The Cortex", ambas com cuidadoso trabalho vocal; além da velocíssima "Vermin", que se revela outra ocasião matadora em termos de guitarras e solos.
"Tetra Karcist" é um ótimo álbum de Black Metal. Contemporâneo, mas que honra a tradição profana e contestadora deixada pelos mestres do estilo ao apresentar toda uma criatividade pela qual poucos grupos arriscam em investir, talvez por temerem soar piegas perante seu público. Totalmente recomendado aos admiradores de Rotting Christ e Marduk!
Formação:
Nornagest - voz e guitarra
Nguaroth - guitarra
Phorgath - baixo
Ahephaim - bateria
Enthroned - Tetra Karcist
(2007 / Napalm Records – 2008 / Somber Music – nacional)
01. Ingressus Regnum Spiritus
02. Pray
03. Tellum Scorpionis
04. Deviant Nerve Angelus
05. Burning Dawn
06. Through The Cortex
07. Seven Ensigns Of Creation
08. Nox
09. Vermin
10 Antares
11. Panthenon Of Oblivion (bonus)
12. Reign Over You (bonus)
Homepage:
http://www.enthroned-horde.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Dio: as músicas de Heavy Metal/Rock favoritas do vocalista
A melhor capa de disco da história, na opinião de Max Cavalera
O problema das bandas de dois guitarristas como o próprio Slipknot, segundo Jim Root


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



