Enthroned: contemporâneo, mas honrando a tradição profana
Resenha - Tetra Karcist - Enthroned
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 06 de dezembro de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com uma trajetória que começou em 1993, o belga Enthroned passou por algumas situações turbulentas nos últimos dois anos, em especial com a saída do vocalista Sabathan, seu último músico remanescente da formação original. Agora que o também guitarrista Nornagest assumiu o microfone, a horda regressa com "Tetra Karcist", um sétimo álbum de estúdio que novamente apresenta vários elementos que o diferem de seus trabalhos anteriores.

A mudança de vocalista geralmente deixa qualquer grupo numa posição, no mínimo, desconfortável. Mesmo sendo impossível prever a reação do público, o fato é que esta troca não trouxe qualquer efeito negativo sobre "Tetra Karcist", pelo contrário, Nornagest consegue se mostrar mais versátil que seu antecessor. Todas as principais características do Enthroned estão presentes nas novas composições, mas seus músicos incorporaram também uma série de elementos que visam – e conseguem – enriquecer a música como um todo.
É claro que todos estes tais elementos já foram explorados por outros ícones do gênero... Mas solos de guitarras, passagens mais lentas (para os padrões do Enthroned, obviamente) bem posicionadas e que quebram toda a aura caótica que as canções transmitem são sempre bem-vindas. O apoio de cânticos, alguns em latim, é outra peça importante por aqui, e que torna a audição mais orgânica, diversificada mesmo.
É importante salientar que, mesmo contando com o requinte destes fatores, o Enthroned não reduz o nível de sua agressão e passa a anos luz dos tão contestados conjuntos que adentram pelo lado sinfônico do estilo. O repertório é muito bom, com excelentes faixas como "Pray" e "Through The Cortex", ambas com cuidadoso trabalho vocal; além da velocíssima "Vermin", que se revela outra ocasião matadora em termos de guitarras e solos.
"Tetra Karcist" é um ótimo álbum de Black Metal. Contemporâneo, mas que honra a tradição profana e contestadora deixada pelos mestres do estilo ao apresentar toda uma criatividade pela qual poucos grupos arriscam em investir, talvez por temerem soar piegas perante seu público. Totalmente recomendado aos admiradores de Rotting Christ e Marduk!
Formação:
Nornagest - voz e guitarra
Nguaroth - guitarra
Phorgath - baixo
Ahephaim - bateria
Enthroned - Tetra Karcist
(2007 / Napalm Records – 2008 / Somber Music – nacional)
01. Ingressus Regnum Spiritus
02. Pray
03. Tellum Scorpionis
04. Deviant Nerve Angelus
05. Burning Dawn
06. Through The Cortex
07. Seven Ensigns Of Creation
08. Nox
09. Vermin
10 Antares
11. Panthenon Of Oblivion (bonus)
12. Reign Over You (bonus)
Homepage:
http://www.enthroned-horde.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Rob Halford, do Judas Priest, acha que Phil Lynott foi um gênio
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
O instrumento que Paulo Miklos quis tocar nos Titãs e foi vetado na hora
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
James LoMenzo, baixista do Megadeth, fala sobre a saída de Kiko Loureiro
O "St. Anger" do Angra que foi produzido sob o art.7º, inciso XIV, da CF/88
Os 25 piores álbuns de bandas lendárias de rock e metal, segundo a Loudwire

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



