Enthroned: contemporâneo, mas honrando a tradição profana
Resenha - Tetra Karcist - Enthroned
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 06 de dezembro de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com uma trajetória que começou em 1993, o belga Enthroned passou por algumas situações turbulentas nos últimos dois anos, em especial com a saída do vocalista Sabathan, seu último músico remanescente da formação original. Agora que o também guitarrista Nornagest assumiu o microfone, a horda regressa com "Tetra Karcist", um sétimo álbum de estúdio que novamente apresenta vários elementos que o diferem de seus trabalhos anteriores.

A mudança de vocalista geralmente deixa qualquer grupo numa posição, no mínimo, desconfortável. Mesmo sendo impossível prever a reação do público, o fato é que esta troca não trouxe qualquer efeito negativo sobre "Tetra Karcist", pelo contrário, Nornagest consegue se mostrar mais versátil que seu antecessor. Todas as principais características do Enthroned estão presentes nas novas composições, mas seus músicos incorporaram também uma série de elementos que visam – e conseguem – enriquecer a música como um todo.
É claro que todos estes tais elementos já foram explorados por outros ícones do gênero... Mas solos de guitarras, passagens mais lentas (para os padrões do Enthroned, obviamente) bem posicionadas e que quebram toda a aura caótica que as canções transmitem são sempre bem-vindas. O apoio de cânticos, alguns em latim, é outra peça importante por aqui, e que torna a audição mais orgânica, diversificada mesmo.
É importante salientar que, mesmo contando com o requinte destes fatores, o Enthroned não reduz o nível de sua agressão e passa a anos luz dos tão contestados conjuntos que adentram pelo lado sinfônico do estilo. O repertório é muito bom, com excelentes faixas como "Pray" e "Through The Cortex", ambas com cuidadoso trabalho vocal; além da velocíssima "Vermin", que se revela outra ocasião matadora em termos de guitarras e solos.
"Tetra Karcist" é um ótimo álbum de Black Metal. Contemporâneo, mas que honra a tradição profana e contestadora deixada pelos mestres do estilo ao apresentar toda uma criatividade pela qual poucos grupos arriscam em investir, talvez por temerem soar piegas perante seu público. Totalmente recomendado aos admiradores de Rotting Christ e Marduk!
Formação:
Nornagest - voz e guitarra
Nguaroth - guitarra
Phorgath - baixo
Ahephaim - bateria
Enthroned - Tetra Karcist
(2007 / Napalm Records – 2008 / Somber Music – nacional)
01. Ingressus Regnum Spiritus
02. Pray
03. Tellum Scorpionis
04. Deviant Nerve Angelus
05. Burning Dawn
06. Through The Cortex
07. Seven Ensigns Of Creation
08. Nox
09. Vermin
10 Antares
11. Panthenon Of Oblivion (bonus)
12. Reign Over You (bonus)
Homepage:
http://www.enthroned-horde.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Gene Simmons volta a atacar os ex-colegas Peter Criss e Ace Frehley
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Irmãos Gallagher descontentes com leilão de gravações raras do Oasis
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
Vocalista original do AC/DC, Dave Evans lança novo single "Loup Garou"
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation Mindcrime"
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
Scott Ian achava que o Metallica já era gigante no início da carreira
A mais "pura" música do Pink Floyd, na opinião de David Gilmour
A opinião de Renato Russo sobre o sucesso dos Mamonas Assassinas
História do rock: Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatos

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



