Keep Of Kalessin: resultado final de grande atmosfera épica

Resenha - Kolossus - Keep Of Kalessin

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

9


Com uma trajetória que se iniciou em 1993, o norueguês Keep Of Kalessin possui uma discografia irrepreensível no que diz respeito ao Black Metal. Mas há alguns anos, infelizmente, seu nome chamou mais a atenção por dois de seus músicos serem acusados de drogarem e estuprarem uma garota no Canadá quando contratados para tocar com o Satyricon em 2004... Independente da verdade e consequência judicial por trás de tudo isso, o conjunto seguiu adiante e está disponibilizando agora seu quarto registro, "Kolossus".

Iron Maiden: As 5 músicas mais fracas da carreira da banda

Rolling Stone: As 500 melhores músicas segundo a revista

Ainda que não tão agressivo quanto o antecessor "Armada" (06), é sempre revigorante observar a abordagem aplicada a cada disco liberado pelo Keep Of Kalessin, pois tudo é invariavelmente amadurecido e resulta em algo até mesmo um tanto quanto singular. Apesar de serem conhecidos como um grupo de Black Metal, sua música se expande e agarra outros subgêneros extremos, e em muitas ocasiões se aproxima bastante do chamado Viking Metal.

Seja veloz, cadenciado ou de um extremismo sem concessões, o fato é que os noruegueses planejam e estruturam tudo de forma que o resultado final seja invariavelmente de uma grande atmosfera épica, dono de uma tensão realmente atraente. Como não poderia deixar de ser, seus músicos possuem uma habilidade impecável e não abrem mão dos solos, de riffs criativos e fatalmente hipnóticos; e seu baterista é de uma insanidade impressionante. Mas é no talento do vocalista Theoben que reside muito da força da banda, com suas múltiplas linhas ásperas e, ainda assim, bastante legíveis – atentem, por exemplo, para a belíssima "Escape The Union".

Por mais incongruente que possa vir a ser, o Keep Of Kalessim se mantém muito apegado às raízes da música extrema, crua e primitiva, mas consegue manter tudo bastante atualizado, e sem usar elementos sinfônicos ou corais, nada disso. "Colossus" é apenas uma epopéia de Heavy Metal em sua melhor forma, com muitas chances de vir a se transformar em um álbum cultuado no futuro!

Desde já um dos destaques de 2008, e com a facilidade de ser conferido pelo headbanger tupiniquim, pois "Colossus" já aportou por aqui, numa grande sacada da Somber Music.

Formação:
Thebon (Torbjørn Schei) - voz
Obsidian Claw (A.O Gronbech) - guitarra e sintetizadores
Wizziac - baixo
Vyl (Vegard Larsen) - bateria

Keep Of Kalessin - Kolossus
(2008 - Nuclear Blast / Somber Music - nacional)

01. Origin
02. A New Empire’s Birth
03. Against The Gods
04. The Rising Sign
05. Warmonger
06. Escape The Union
07. The Mark Of Power
08. Kolossus
09. Ascendant

Homepage: www.keepofkalessin.no




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Iron Maiden: As 5 músicas mais fracas da carreira da bandaIron Maiden
As 5 músicas mais fracas da carreira da banda

Rolling Stone: As 500 melhores músicas segundo a revistaRolling Stone
As 500 melhores músicas segundo a revista


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin