Keep Of Kalessin: resultado final de grande atmosfera épica
Resenha - Kolossus - Keep Of Kalessin
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 29 de novembro de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com uma trajetória que se iniciou em 1993, o norueguês Keep Of Kalessin possui uma discografia irrepreensível no que diz respeito ao Black Metal. Mas há alguns anos, infelizmente, seu nome chamou mais a atenção por dois de seus músicos serem acusados de drogarem e estuprarem uma garota no Canadá quando contratados para tocar com o Satyricon em 2004... Independente da verdade e consequência judicial por trás de tudo isso, o conjunto seguiu adiante e está disponibilizando agora seu quarto registro, "Kolossus".

Ainda que não tão agressivo quanto o antecessor "Armada" (06), é sempre revigorante observar a abordagem aplicada a cada disco liberado pelo Keep Of Kalessin, pois tudo é invariavelmente amadurecido e resulta em algo até mesmo um tanto quanto singular. Apesar de serem conhecidos como um grupo de Black Metal, sua música se expande e agarra outros subgêneros extremos, e em muitas ocasiões se aproxima bastante do chamado Viking Metal.
Seja veloz, cadenciado ou de um extremismo sem concessões, o fato é que os noruegueses planejam e estruturam tudo de forma que o resultado final seja invariavelmente de uma grande atmosfera épica, dono de uma tensão realmente atraente. Como não poderia deixar de ser, seus músicos possuem uma habilidade impecável e não abrem mão dos solos, de riffs criativos e fatalmente hipnóticos; e seu baterista é de uma insanidade impressionante. Mas é no talento do vocalista Theoben que reside muito da força da banda, com suas múltiplas linhas ásperas e, ainda assim, bastante legíveis – atentem, por exemplo, para a belíssima "Escape The Union".
Por mais incongruente que possa vir a ser, o Keep Of Kalessim se mantém muito apegado às raízes da música extrema, crua e primitiva, mas consegue manter tudo bastante atualizado, e sem usar elementos sinfônicos ou corais, nada disso. "Colossus" é apenas uma epopéia de Heavy Metal em sua melhor forma, com muitas chances de vir a se transformar em um álbum cultuado no futuro!
Desde já um dos destaques de 2008, e com a facilidade de ser conferido pelo headbanger tupiniquim, pois "Colossus" já aportou por aqui, numa grande sacada da Somber Music.
Formação:
Thebon (Torbjørn Schei) - voz
Obsidian Claw (A.O Gronbech) - guitarra e sintetizadores
Wizziac - baixo
Vyl (Vegard Larsen) - bateria
Keep Of Kalessin - Kolossus
(2008 - Nuclear Blast / Somber Music - nacional)
01. Origin
02. A New Empire’s Birth
03. Against The Gods
04. The Rising Sign
05. Warmonger
06. Escape The Union
07. The Mark Of Power
08. Kolossus
09. Ascendant
Homepage: www.keepofkalessin.no
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Pede música no Fantástico! Morrissey cancela show no Brasil pela terceira vez
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Candidata a Miss Mundo Chile leva death metal ao concurso de beleza
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
O álbum do Pink Floyd considerado por David Gilmour um "erro meu" por ter zoado a discografia
O guitarrista preferido de James Hetfield; "ele me inspirou a querer tocar pesado"
Por que os brasileiros ouviam o "Back In Black" do AC/DC da maneira errada?


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



