Keep Of Kalessin: resultado final de grande atmosfera épica
Resenha - Kolossus - Keep Of Kalessin
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 29 de novembro de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com uma trajetória que se iniciou em 1993, o norueguês Keep Of Kalessin possui uma discografia irrepreensível no que diz respeito ao Black Metal. Mas há alguns anos, infelizmente, seu nome chamou mais a atenção por dois de seus músicos serem acusados de drogarem e estuprarem uma garota no Canadá quando contratados para tocar com o Satyricon em 2004... Independente da verdade e consequência judicial por trás de tudo isso, o conjunto seguiu adiante e está disponibilizando agora seu quarto registro, "Kolossus".

Ainda que não tão agressivo quanto o antecessor "Armada" (06), é sempre revigorante observar a abordagem aplicada a cada disco liberado pelo Keep Of Kalessin, pois tudo é invariavelmente amadurecido e resulta em algo até mesmo um tanto quanto singular. Apesar de serem conhecidos como um grupo de Black Metal, sua música se expande e agarra outros subgêneros extremos, e em muitas ocasiões se aproxima bastante do chamado Viking Metal.
Seja veloz, cadenciado ou de um extremismo sem concessões, o fato é que os noruegueses planejam e estruturam tudo de forma que o resultado final seja invariavelmente de uma grande atmosfera épica, dono de uma tensão realmente atraente. Como não poderia deixar de ser, seus músicos possuem uma habilidade impecável e não abrem mão dos solos, de riffs criativos e fatalmente hipnóticos; e seu baterista é de uma insanidade impressionante. Mas é no talento do vocalista Theoben que reside muito da força da banda, com suas múltiplas linhas ásperas e, ainda assim, bastante legíveis – atentem, por exemplo, para a belíssima "Escape The Union".
Por mais incongruente que possa vir a ser, o Keep Of Kalessim se mantém muito apegado às raízes da música extrema, crua e primitiva, mas consegue manter tudo bastante atualizado, e sem usar elementos sinfônicos ou corais, nada disso. "Colossus" é apenas uma epopéia de Heavy Metal em sua melhor forma, com muitas chances de vir a se transformar em um álbum cultuado no futuro!
Desde já um dos destaques de 2008, e com a facilidade de ser conferido pelo headbanger tupiniquim, pois "Colossus" já aportou por aqui, numa grande sacada da Somber Music.
Formação:
Thebon (Torbjørn Schei) - voz
Obsidian Claw (A.O Gronbech) - guitarra e sintetizadores
Wizziac - baixo
Vyl (Vegard Larsen) - bateria
Keep Of Kalessin - Kolossus
(2008 - Nuclear Blast / Somber Music - nacional)
01. Origin
02. A New Empire’s Birth
03. Against The Gods
04. The Rising Sign
05. Warmonger
06. Escape The Union
07. The Mark Of Power
08. Kolossus
09. Ascendant
Homepage: www.keepofkalessin.no
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
Shaman atualiza redes sociais e fãs especulam novidades: "Outro vocal?"
A letra cruel que Slash tentou fazer Axl Rose mudar antes de sair no disco do Guns N' Roses
L7 anuncia o retorno da baixista Janis Tanaka para tour de despedida
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
Os 2 membros do Metallica que planejaram outra banda no auge do "Black Album"
Os dois integrantes que não aguentaram a vida no Kiss, segundo Gene Simmons
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Stage Tour - game sucessor de Guitar Hero revela metade do setlist prometido
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
O clássico dos Rolling Stones que Keith Richards ouviu e mandou apagar
King Diamond fala sobre saída do guitarrista e produtor Andy LaRocque
As duas únicas bandas que era impossível pra Judas Priest superar no palco, segundo K.K.
Punk Rock: Os 25 maiores discos de todos os tempos segundo o Loudwire
O que significa "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas", nome de disco dos Titãs

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



