Symmetrya: debutando em álbum com um excelente trabalho
Resenha - Eternal Search - Symmetrya
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 21 de novembro de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aqui temos uma ótima banda catarinense! Formado em Joinville sob a inicial denominação Symmetry, o conjunto está na ativa desde 2001 e passou pela obrigatória fase das demos, além de participar das coletâneas "Valhalla Demo Section I" e "Rock Soldiers Vol 10", ambas de 2004. Foi ainda neste ano que descobrem a existência de um grupo com o mesmo nome na Europa, o que força a se rebatizarem como Symmetrya.
Mas, já inserido no mercado musical underground, a Symmetrya está agora debutando com um excelente trabalho pelo selo paulistano Force Majeure. "Eternal Search" mostra toda a vontade de Jurandir Júnior (voz), Ney Soteiro (guitarra), Milton Maia (teclados), Alexandre Lamim (baixo) e Marcos Vinícius ‘Nâna’ (bateria) em seguir seus próprios passos no momento de elaborar suas composições.
Os catarinenses não exploram necessariamente novos horizontes musicais, mas se baseiam e procuram melhorar idéias já estabelecidas pelos nomes veteranos, usando de bom senso e muita inspiração no momento de mesclar vários dos subgêneros pelo qual o Heavy Metal se expandiu ao longo dos anos. As composições são relativamente longas - variam dos 5 aos quase 8 minutos - mas nada soa cansativo ou forçado. Pelo contrário, tudo é extremamente coerente e a audição flui empolgante como todo bom disco deve ser.
Para tal, é fundamental que seus músicos possuam a devida intimidade com seus respectivos instrumentos, e isso a Symmetrya tem de sobra. Mas, ainda assim, fica impossível deixar de mencionar a atuação do vocalista Jurandir, cujo timbre é até mesmo peculiar, forte e melódico na medida correta; e a guitarra de Ney, que despeja riffs certeiros e solos magníficos, repletos de paixão, por todo o disco.
Power, Melódico, Progressivo, Tradicional... Estes são os principais elementos que o público encontrará transitando por "Eternal Search", e longe de soarem clichês. Tudo está incrivelmente entrelaçado, solene, intenso e com grande equilíbrio entre o distorcido e o melódico, e, neste sentido, vale citar que a gravação reforça todo o peso a que a Symmetrya se propõe ao longo dos 58 minutos da audição.
E todo esse capricho também se estende para o projeto gráfico de "Eternal Search", com uma diagramação moderna e bonita ilustração, passível das mais variadas interpretações. Um ótimo registro feito na região sul do Brasil, totalmente recomendado ao headbanger que procura qualidade para sua coleção. E sabem o que é melhor? Sentir que, mesmo este sendo um ótimo trabalho, há potencial de sobra aqui para melhorar ainda mais... Pode conferir!
Homepage: www.symmetrya.com
Symmetrya – Eternal Search
(2008 / Force Majeure Records – nacional)
01. Ascension
02. Learn To Live
03. Eternal Search
04. Lost
05. Dead Zone
06. Symmetry
07. Misbelief
08. In The Mouth Of Madness
09. Wings Of Tragedy
10. Inner Force
Outras resenhas de Eternal Search - Symmetrya
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Andreas Kisser relembra quando foi chamado de vagabundo por tocar no Sepultura
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
O que Dave Mustaine mais sente falta de sua época no Metallica
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Problemas vocais de Axl Rose surgiram em turnê com o Iron Maiden
Sérgio Moro elege banda clássica de Rock como sua favorita
Bruno Sutter: a dica crucial de empreendedorismo que o salvou da falência


Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



