Symmetrya: na eterna busca por bom Heavy Metal
Resenha - Eternal Search - Symmetrya
Por Clóvis Eduardo
Postado em 16 de maio de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eu já devo ter assistido a uns seis ou sete shows do Symetrya, em festivais por Santa Catarina. Talvez bêbado, sujo, sentado comendo um cachorro-quente ou jogando baralho, nunca deixei de prestigiá-los. E muito antes do grupo consolidar o novo nome, já tinha certeza que estes caras tinham que arranjar um jeito de gravar um disco.
Demorou, mas enfim, veio. O primeiro CD do Symetrya prometia de longa data, mas custava em ser apresentado. Com mixagem e masterização feita por Deny Bonfante (que é da banda Perpetual Dreams, de Blumenau/SC), o grupo finalmente teve uma chance de colocar aos fãs do Heavy Metal com pitadas progressivas, um pouco do talento que os catarinenses já estão bem acostumados em ouvir. "Eternal Search" finalmente foi encontrado, sendo originalmente lançado em 2006, num esforço de quase dois anos de estúdio.
E a espera valeu a pena. Assim como a Before Eden, outra boa banda catarinense que executa metal em estilo semelhante, a Symetrya mostra profissionalismo em um trabalho extremamente bem feito. Desde a mixagem dos instrumentos, o asseio com as harmonias de teclado que fazem uma espécie de "base" em cada uma das canções, os vocais e duetos, até a arte final do encarte, tudo ficou primoroso.
Musicalmente, o CD é repleto de momentos quebrados, com bateria forte e teclados envolventes. "Learn To Fly", precedida por uma pequena faixa de abertura, garante a boa audição, principalmente pela forma com que o vocalista Jurandir Júnior inicia a função de forma mais energética, com um refrão em alto estilo. As guitarras são pesadas e rasgantes, mérito de Ney Soteiro, que há anos vem se aprimorando no instrumento e está cada vez mais técnico.
O CD prossegue com ótimas músicas, que variam desde as mais complicadas e truncadas, até às mais simples e objetivas. Pode-se dizer que o CD tem dois momentos, quando a parte inicial apresenta canções um pouco mais "difíceis", enquanto a fase final é mais Heavy Metal estilo tradicional. Mas tudo isso, claro, sem perder as características principais da banda, como em "Misbelief", uma das mais legais do disco, mérito do refrão pegajoso, mas ao mesmo tempo funcional. Nesta faixa, podemos destacar a presença do baterista Marcos Vinícius e do baixista Alexandre Lamim, que tocam com muita perícia.
E quem pensa que os tecladistas ficam apenas como meros coadjuvantes, sem brilho ou participação nas bandas de Heavy Metal, Milton Maia dá um jeito de chutar esta teoria para longe. O cara participa de cada música, seja nas bases, ou até mesmo nos solos, mesmo naquelas partes mais lentas de piano, como na canção "In The Mouth Of Madness". Além disso, ele também é um efetivo colaborador na composição de algumas músicas, ao lado de Ney Soteiro e Jurandir Júnior.
Por mais este exemplo, fica claro que o Metal catarinense está cada vez mais forte e alçando vôos altos. Com o lançamento do CD, a Symetrya pode se vangloriar de ter um material de respeito, e que pode ser levado para qualquer canto do mundo. É mais uma promessa que merecia destaque, e com "Eternal Search", as coisas estão começando a ficar mais concretas.
Force of Nature Records
Outras resenhas de Eternal Search - Symmetrya
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Linkin Park compartilha fotos incríveis de show realizado no MorumBIS
Festival Beyond The Gates anuncia as primeiras 21 bandas da edição de 2026
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
Katatonia se apresentará em São Paulo em 2026; ingressos estão à venda
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Vegana e do metal! Ignacia Fernández vence o Miss Mundo Chile
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A forte cena que Ney Matogrosso viu quando trabalhou em laboratório de anatomia
Kiko Loureiro se diverte ensinando Electra Mustaine a fazer brigadeiro
A opinião de Andre Matos sobre "Rebirth", primeiro álbum do Angra sem a sua voz


Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima



