Marduk: qualidade superior visual e musicalmente
Resenha - Blood Puke Salvation - Marduk
Por Maurício Dehò
Postado em 15 de setembro de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Há anos que o Marduk destacou seu nome entre os expoentes do Black Metal e desde então nunca deixou a qualidade cair, registrando bons álbuns e investindo também em DVDs. Cobrindo a turnê do bom disco "Plague Angel", de 2004, "Blood Puke Salvation" é mais um bom lançamento da banda.
Comparado a "Funeral Marches And Warsongs", quando ainda contava com Legion no vocal, o grupo mostra evolução neste DVD duplo, apresentando um material de superior qualidade tanto visual quanto musicalmente. Um importante destaque é justamente na qualidade de gravação. Além de o som ser muito bom no show principal, filmado em Tilburg, na Holanda, a preocupação com a imagem foi grande, tanto que o resultado é muito superior ao trabalho anterior.
Desta vez, soube-se trabalhar melhor com as luzes (é claro que o show, em sua maior parte, é uma escuridão danada!), aproveitando todo o visual do Black Metal, o que não tem acontecido com todos os lançamentos do estilo.
A proximidade entre os dois DVDs colocados no mercado tem motivo, uma vez que é a primeira oportunidade para quem não viu a banda ao vivo de conhecer a formação atual, que tem Mortuus nos vocais, fazendo um grande trabalho, até melhor do que o de seu antecessor, e só pecando um pouco na presença de palco. Na guitarra, Morgan é gigante, parecendo em muitos momentos que são dois os responsáveis pelas seis cordas em cima do palco. Na cozinha, Emil não se detém só a batidas "normais" e é muito veloz, enquanto o baixista Devo tem uma atuação muito boa, ajudada pela produção, que está muito bem equilibrada.
O show holandês é na medida. Com 13 sons bem variados – em relação ao último DVD também, o que é um detalhe importante –, a paulada vai do começo ao fim e a crítica vai pela pouca visibilidade que se deu ao público, dando aquela sensação de "eles estão tocando sozinhos ou para alguém?".
A abertura é com a quebradeira de "Azrael", do álbum "La Grande Danse Macabre" (2001), e tem bons momentos nas cadenciadas "Burn My Coffin" e "Perish in Flames", esta última já mostrando que "Plague Angel" foi aprovado quando passado do estúdio para os palcos. Com imagens de guerra passando na tela, começa Panzer Division Marduk, do álbum de mesmo nome, de 1999, e "The Black" espanta pela brutalidade e as mudanças de velocidade.
Já na parte final, "Bleached Bones" segue como uma das melhores composições da banda, e finalmente em "Throne of Rats" Mortuus bebe sangue, como se vê nas fotos do encarte e na galeria de imagens do DVD 1. No segundo show, são apenas sete músicas, e a qualidade é um pouco inferior. A apresentação é menos intimista e um chato efeito do tipo sépia (quem tem máquina fotográfica digital sabe bem do que estou falando) é presente o tempo todo.
Completando o pacote, no DVD 2 há dois videoclipes muito bem feitos e, obviamente, cheios de sangue e imagens de guerra: "Throne of Rats" e "Steel Inferno". Além disso, há cenas de backstage, entrevistas com Mortuus e Morgan e um belo presente para os headbangers, principalmente europeus, com bootlegs de nada menos que 18 músicas em diversos locais, incluindo uma no Wacken.
No fim das contas, "Blood Puke Salvation" é um ótimo pacote para os fãs do Marduk. Além dos dois DVDs, a embalagem é um digipack luxuoso e que dá muito mais valor ao trabalho. Infelizmente, o trabalho é mais um que não foi legendado, o que dificulta na hora das entrevistas para muitos... Mas é isso, quem curte a horda sueca não pode deixar de assistir e bater a cabeça!
Formação
Morgan – guitarra
Mortuus – vocal
Devo – baixo
Emil – bateria
Track list
DVD 1
Holanda:
01. Azrael
02. Burn my Coffin
03. With Satan and Victorious Weapons
04. Perish in Flames
05. Slay the Nazarene
06. Sulphur Souls
07. Panzer Division Marduk
08. The Black
09. Warschau
10. Bleached Bones
11. On darkened Wings
12. Throne of Rats
13. Wolves
Bélgica:
1. The Black
2. Bleached Bones
3. Throne of Rats
4. World Funeral
5. Slay the Nazarene
6. Sulphur Souls
7. Panzer Division Marduk
Galeria de Fotos
DVD 2
- Steel Inferno (videoclipe)
- Throne of Rats (videoclipe)
- Deathmarch 2004-2005 (bootlegs)
- Entrevistas
Lançamento nacional/Hellion Records
Outras resenhas de Blood Puke Salvation - Marduk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
O que diz a letra de "Carry On", lançada pelo Angra em seu álbum de estreia, "Angels Cry"
O guitarrista que David Gilmour não atingia; "Tentei pegar algumas ideias, mas não consegui"
A música "sem noção" de Nando Reis que provavelmente seria cancelada nos dias atuais



A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



