Marduk: qualidade superior visual e musicalmente

Resenha - Blood Puke Salvation - Marduk

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Maurício Dehò
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Há anos que o Marduk destacou seu nome entre os expoentes do Black Metal e desde então nunca deixou a qualidade cair, registrando bons álbuns e investindo também em DVDs. Cobrindo a turnê do bom disco "Plague Angel", de 2004, "Blood Puke Salvation" é mais um bom lançamento da banda.
5000 acessosMarduk: festival cancela show por "falta de profissionalismo"5000 acessosBon Jovi: chocando companheiros de banda com confissão

Comparado a "Funeral Marches And Warsongs", quando ainda contava com Legion no vocal, o grupo mostra evolução neste DVD duplo, apresentando um material de superior qualidade tanto visual quanto musicalmente. Um importante destaque é justamente na qualidade de gravação. Além de o som ser muito bom no show principal, filmado em Tilburg, na Holanda, a preocupação com a imagem foi grande, tanto que o resultado é muito superior ao trabalho anterior.

Desta vez, soube-se trabalhar melhor com as luzes (é claro que o show, em sua maior parte, é uma escuridão danada!), aproveitando todo o visual do Black Metal, o que não tem acontecido com todos os lançamentos do estilo.

A proximidade entre os dois DVDs colocados no mercado tem motivo, uma vez que é a primeira oportunidade para quem não viu a banda ao vivo de conhecer a formação atual, que tem Mortuus nos vocais, fazendo um grande trabalho, até melhor do que o de seu antecessor, e só pecando um pouco na presença de palco. Na guitarra, Morgan é gigante, parecendo em muitos momentos que são dois os responsáveis pelas seis cordas em cima do palco. Na cozinha, Emil não se detém só a batidas "normais" e é muito veloz, enquanto o baixista Devo tem uma atuação muito boa, ajudada pela produção, que está muito bem equilibrada.

O show holandês é na medida. Com 13 sons bem variados – em relação ao último DVD também, o que é um detalhe importante –, a paulada vai do começo ao fim e a crítica vai pela pouca visibilidade que se deu ao público, dando aquela sensação de "eles estão tocando sozinhos ou para alguém?".

A abertura é com a quebradeira de "Azrael", do álbum "La Grande Danse Macabre" (2001), e tem bons momentos nas cadenciadas "Burn My Coffin" e "Perish in Flames", esta última já mostrando que "Plague Angel" foi aprovado quando passado do estúdio para os palcos. Com imagens de guerra passando na tela, começa Panzer Division Marduk, do álbum de mesmo nome, de 1999, e "The Black" espanta pela brutalidade e as mudanças de velocidade.

Já na parte final, "Bleached Bones" segue como uma das melhores composições da banda, e finalmente em "Throne of Rats" Mortuus bebe sangue, como se vê nas fotos do encarte e na galeria de imagens do DVD 1. No segundo show, são apenas sete músicas, e a qualidade é um pouco inferior. A apresentação é menos intimista e um chato efeito do tipo sépia (quem tem máquina fotográfica digital sabe bem do que estou falando) é presente o tempo todo.

Completando o pacote, no DVD 2 há dois videoclipes muito bem feitos e, obviamente, cheios de sangue e imagens de guerra: "Throne of Rats" e "Steel Inferno". Além disso, há cenas de backstage, entrevistas com Mortuus e Morgan e um belo presente para os headbangers, principalmente europeus, com bootlegs de nada menos que 18 músicas em diversos locais, incluindo uma no Wacken.

No fim das contas, "Blood Puke Salvation" é um ótimo pacote para os fãs do Marduk. Além dos dois DVDs, a embalagem é um digipack luxuoso e que dá muito mais valor ao trabalho. Infelizmente, o trabalho é mais um que não foi legendado, o que dificulta na hora das entrevistas para muitos... Mas é isso, quem curte a horda sueca não pode deixar de assistir e bater a cabeça!

Formação
Morgan – guitarra
Mortuus – vocal
Devo – baixo
Emil – bateria

Track list
DVD 1
Holanda:
01. Azrael
02. Burn my Coffin
03. With Satan and Victorious Weapons
04. Perish in Flames
05. Slay the Nazarene
06. Sulphur Souls
07. Panzer Division Marduk
08. The Black
09. Warschau
10. Bleached Bones
11. On darkened Wings
12. Throne of Rats
13. Wolves
Bélgica:
1. The Black
2. Bleached Bones
3. Throne of Rats
4. World Funeral
5. Slay the Nazarene
6. Sulphur Souls
7. Panzer Division Marduk
Galeria de Fotos

DVD 2
- Steel Inferno (videoclipe)
- Throne of Rats (videoclipe)
- Deathmarch 2004-2005 (bootlegs)
- Entrevistas

Lançamento nacional/Hellion Records

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Blood Puke Salvation - Marduk

1353 acessosMarduk: DVD obrigatório para apreciadores de metal extremo

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

MardukMarduk
Festival cancela show por "falta de profissionalismo"

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Marduk"

MetalMetal
Em vídeo, 10 bandas satanistas de fato

MardukMarduk
Guitarrista tem pedaços do crânio de Dead, do Mayhem

MardukMarduk
Festival cancela show por "falta de profissionalismo"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Marduk"

Bon JoviBon Jovi
Chocando companheiros de banda com confissão

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Gene Simmons, do Kiss, muito antes da fama

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1984

5000 acessosMetallica: foto rara de formação original do grupo5000 acessosJared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa5000 acessosCâncer na língua: Os músicos que sofreram deste mal5000 acessosMetallica: crítica do livro 'Metallica; A Biografia'4203 acessosCorey Taylor: "pelo menos eles têm coragem", diz sobre Linkin Park5000 acessosParamore: o que acontece quando você ouve uma música a 33rpm?

Sobre Maurício Dehò

Nascido em 1986, é mais um "maidenmaníaco". Iniciou-se no metal ao som da chuva e dos sinos de "Black Sabbath", aos 11 anos, em Jundiaí/SP. Hoje morando em São Paulo, formou-se em jornalismo pela PUC e é repórter de esportes, sem deixar de lado o amor pela música (e tentando fazer dela um segundo emprego!). Desde meados de 2007, também colabora para a Roadie Crew. Tratando-se do duo rock/metal, é eclético, ouvindo do hard rock ao metal mais extremo: Maiden, Sabbath, Kiss, Bon Jovi, Sepultura, Dimmu Borgir, Megadeth, Slayer e muitas, muitas outras. E é de um quarteto básico que espera viver: jornalismo, esporte, música e amor (da eterna namorada Carol).

Mais matérias de Maurício Dehò no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online