Pluto: rock clássico disputados entre colecionadores

Resenha - Pluto - Pluto

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade


O Pluto foi um grupo londrino de hard rock formado pelo guitarrista Paul Gardner em 1970. Gardner encontrou o parceiro ideal no também guitarrista Alan Warner. Completavam a banda o baixista Mick Worth e o batera Derek Jervis (ex-Mighty Joe Young). O nome do grupo, como você deve ter percebido, foi inspirado no personagem da Disney, o simpático cão companheiro de Mickey Mouse.

Bruce: "Olhei para Di'Anno e pensei que deveria estar lá!"AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott

Paul Gardner e Alan Warner eram as figuras centrais e usinas criativas do Pluto. Ambos tinham larga experiência na cena musical inglesa dos anos 1960. Gardner era um bem cotado músico de estúdio, e teve passagens por grupos como Dry Ice, Cochise, Skin Alley, High Tide e Tress. Já Warner, além de ter construído uma excelente reputação como "session man", tocou com bandas como The Foundations, The Trekkers, The Dwellers, Leesiders Sect e The Ramong.

O primeiro e único disco do grupo, lançado em 1971, ganhou o status de cult com o passar dos anos, transformando-se em um dos itens mais disputados entre os colecionadores em todo o mundo. Executando um hard rock focado nas guitarras, com grandes melodias, criativas passagens instrumentais e interessantes linhas vocais, o som do Pluto cativa quase que instantaneamente. Influências de Pete Towshend são sentidas nas bases e riffs de Gardner e Warner, enquanto a competente cozinha de Worth e Jervis forma uma base sólida e segura. Entre as faixas, destaques para a abertura com "Grossfire", a excelente "Down and Out", "Road to Glory", "Stealing My Thunder", "Mister Westwood", "Rag A Bone Joe" e o encerramento com "I Really Want It".

A versão lançada pela gravadora japonesa Strange Days em 2007 (Cat# POCE 1052), em uma linda ambalagem mini-LP (paper sleeve), traz duas faixas extras: "Something That You Loved", b-side do single "I Really Want It", e uma versão alternativa para "Rag A Bone Joe".

Além desse único álbum, a discografia do Pluto é completada por três singles: "Rag A Bone Joe / Stealing My Thunder" (Dawn, Cat# DNS 1017), lançado em 1971; "I Really Want It / Something That You Loved" (Dawn, Cat# DNS 1026), de 1972; e "Mockingbird Hill / Pluto's Theme" (Warner, Cat# K 16311), de 1973. Tanto o álbum quanto os singles são extremamente difíceis de serem encontrados em suas versões originais, principalmente o terceiro, que traz duas faixas que não constam no disco e nem nos relançamentos em CD.

Faixas:
1. Grossfire
2. And My Old Rocking Horse
3. Down and Out
4. She's Innocent
5. Road To Glory
6. Stealing My Thunder
7. Beauty Queen
8. Mister Westwood
9. Rag a Bone Joe
10. Bare Lady
11. I Really Want It
12. Something That You Loved (Bonus)
13. Rag a Bone Joe (Alternate Mix) (Bonus)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Pluto"


Bruce: Olhei para Di'Anno e pensei que deveria estar lá!Bruce
"Olhei para Di'Anno e pensei que deveria estar lá!"

AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon ScottAC/DC
Os últimos dias do vocalista Bon Scott

Playback.FM: saiba qual a música mais tocada nas rádios no dia que você nasceuPlayback.FM
Saiba qual a música mais tocada nas rádios no dia que você nasceu

Metallica: os motivos da saída de Jason NewstedMetallica
Os motivos da saída de Jason Newsted

Steven Tyler: nunca esquecerei a audição para o ZeppelinSteven Tyler
"nunca esquecerei a audição para o Zeppelin"

Mike Portnoy: o que ele aprendeu com Lars Ulrich do Metallica?Mike Portnoy
O que ele aprendeu com Lars Ulrich do Metallica?

Slayer: Metal é o que gosto de ouvir. Metal é o que façoSlayer
"Metal é o que gosto de ouvir. Metal é o que faço"


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336