Avantasia: mais um lado de Tobias Sammet
Resenha - Lost In Space Part I - Avantasia
Por Maurício Dehò
Postado em 14 de julho de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Avantasia veio com tudo. Lançou duas partes majestosas em 2001 e 2002, jogando os nomes do Edguy e de seu mentor, o alemão Tobias Sammet, nas alturas e dando um novo fôlego para o Metal Melódico. Com uma banda de renome e convidados especiais, como o improvável Michael Kiske, sob a alcunha de Ernie, o vocalista deu aos fãs do estilo novos hinos. Mas, após "The Metal Opera" 1 e 2, a brincadeira chegara ao fim. Pelo menos até aquele momento.
2008 marcou o retorno do mundo fantasioso de Sammet. Grande notícia para quem esteve na espera e que ainda teria duas surpresas, dois EPs com músicas e materiais exclusivos. Claro que Sammet e a gravadora quiseram capitalizar ao máximo o álbum, nada mais comum no mundo do "business".
Cá estamos com "Lost In Space Part I" e o primeiro questionamento não demora, urge. "Lost In Space" é o novo Avantasia? Muita calma, não é bem assim. Infelizmente, o mundo dos negócios não é muito caridoso quando se fala em singles de Metal. Eis outro exemplo. Quem foi correndo ouvir este lançamento enquanto babava na espera do álbum "The Scarecrow" (como este "resenhador"), pulou da cadeira.
Tudo bem, a música que dá nome ao CD em questão não é o pior dos mundos e ao vivo, no show que o projeto fez em São Paulo, ficou bem legal. Mas a faixa é fraca e não representa a Ópera Metal esperada. O que aparece é um apelo comercial muito grande, com direito a linhas de voz excessivamente melosas e clichês mil.
O alemão tratou de se redimir rapidamente e é aí que encontramos a riqueza dos EPs. Nestes lançamentos, Sammet teve seus momentos de maior liberdade, pôde colocar para fora seu lado Hard Rock e deixar a ópera mais para a terceira parte da saga.
O primeiro experimento é na gingada de "Lay All Your Love On Me", um cover do Abba que é totalmente liderado no baixo e traz um Hard malicioso, com um refrão que gruda na hora. Já "Another Angel Down" é a segunda e última deste EP que também aparece em "The Scacarecrow". Aí sim se vê o potencial que o projeto tem com sua renovação, principalmente pela presença de uma super-voz, sempre rasgada: Jorn Lande. Show do norueguês, numa composição poderosa, com linhas muito criativas de Sascha Paeth, produtor que assumiu as seis cordas.
Outro convidado que se saiu muito bem foi Bob Catley (Magnum). O vocalista foi incumbido da balada "The Story Ain’t Over", muito bonita e cheia de toques orquestrais. A interpretação é talentosa, com uma pequena ponta de Amanda Somerville no fim.
Mas a grande surpresa foi para fechar o CD, colocando a cereja em cima do bolo: Eric Singer, que foi responsável pelas peles e pratos na terceira parte do Avantasia, foi parar nos vocais! Isso mesmo. E olha que o "novo" Catman do Kiss tem talento para a coisa. Depois do interlúdio "Return to Avantasia", recuperando sons de "Reach Out For The Light", do debut, Singer manda ver em "Ride The Sky", uma versão para a música do Lucifer’s Friend. O batera mostra um timbre bem rasgado, com muita pegada e a música é totalmente setentista, com direito ao tradicional Hammond. Imperdível!
Além das seis faixas, há bônus para computador, com clipe da faixa-título e making of, além de fotos e wallpapers, tudo seguindo o capricho que se teve no trabalho.
Bem, analisar este EP só pode ser feito com correção sabendo que "The Scarecrow" teve êxito em levar o Avantasia a um patamar acima. "Lost In Space I" não é propriamente um aperitivo do álbum e não é bom simplesmente por que é Avantasia. É bom, pois mostrou mais um lado de Tobias Sammet, voltado ao Hard Rock, além de ter trazido convidados muito especiais em performances devastadoras. Indicado principalmente para os colecionadores de plantão.
Track list:
1. Lost In Space
2. Lay All Your Love On Me
3. Another Angel Down - (Jorn Lande)
4. The Story Ain't Over - (Bob Catley)
5. Return To Avantasia - (intro)
6. Ride The Sky - (Eric Singer)
Formação:
Tobias Sammet – voz e baixo
Sascha Paeth – guitarra
Eric Singer – bateria
Lançamento nacional
Nuclear Blast / Rock Brigade / Laser Company
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O fã que conheceu Ozzy Osbourne no Rock in Rio e iniciou uma amizade de 40 anos
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Empresário do Motörhead conta como Lemmy encarou a morte
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
Como Andre Matos respondia, sem baixar o nível, ao ser zoado pelos "agudos gays"
Os dois solos de guitarra matadores que David Gilmour gostaria de ter feito
Tony Iommi: John Bonham quebrou a bateria de Bill Ward


O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil



