A.C.T.: pop sofisticada muito longe do descartável

Resenha - Today's Report - A.C.T

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Pelo jeito o A.C.T caiu no gosto do público amante do Rock Progressivo... Tendo iniciado suas atividades na Suécia em 1995, a banda foi conquistando os veículos especializados e amantes do gênero pela Europa e EUA. E tudo começou com este “Today's Report”, que marcou sua estréia em disco em 1999 e agora está chegando ao Brasil como uma edição especial, via Hellion Records.
5000 acessosRHCP: Kiedis não quer trabalhar com Axl Rose e nem com Dave Grohl5000 acessosLed Zeppelin: Perguntas e Respostas sobre a banda

Bastante eclético em sua sonoridade, o maior trunfo deste debut é a capacidade que o A.C.T mostra em elaborar arranjos muito bem trabalhados, mas explorados de forma que resulta em uma grande profusão de melodias de fácil assimilação. Mesmo com a presença de várias guitarras distorcidas, é inegável que sua orientação várias vezes sugere o rock pop – mas de qualidade tão sofisticada que passa longe, muito longe mesmo, do lixo descartável que tantas rádios insistem em colocar em sua programação. Não há comparações...

Com inúmeras variações nos ritmos de uma mesma canção, há excelentes momentos como “Abandoned World”, a ‘mezzo’ jazzística "Cat Eyes", a belíssima "Waltz With Mother Nature" e "Grandpa Phone Home”, com suas doses de reggae. E só para reforçar a velha característica que o Rock Progressivo possui em oferecer longas composições, temos “Personalities (The Long One)”, uma bela epopéia dividida em sete partes e que se estende por pouco mais de 12 minutos.

Com certeza o A.C.T é dono de um invejável time de músicos, é só atentar para as sonoridades extraídas das guitarras e teclados! Mas, entre tantos pontos positivos, talvez venha a surgir certo incômodo entre o público em função de todo o sentimento de deja-vu que surge durante a audição, remetendo diretamente a nomes como Rush, Gentle Giant, Kansas, Queen, Genesis ou Elton John. Não é um problema real, pois os suecos são extremamente convincentes em sua proposta, enfim...

A edição especial brasileira de “Today's Report” apresenta uma capa modificada, comentários dos integrantes da banda sobre as canções e ainda tem como bônus a já citada “Grandpa Phone Home”, a instrumental “New Age Polka” e um vídeo capturado durante a apresentação do A.C.T enquanto executava “Welcome” no G.A.R.F. Festival de 2005, na própria Suécia.

Formação:
Ola Andersson - voz e guitarra
Peter Asp - baixo, voz e percussão
Thomas Lejon - bateria
Jerry Sahlin - teclado e voz
Herman Saming - voz e teclado

A.C.T. - Today's Report
(1999 / SPV Records – 2008 / Hellion Records – nacional)

01. Abandoned World
02. The Wandering
03. Waltz With Mother Nature
04. Why Bother
05. Today’s Report
06. Welcome
07. Cat Eyes
08. The Chase

Personalities (The Long One):
09. Foreplay
10. Piece Of Meat
11. Tinnitus
12. Lord Of Lies
13. Emelie (Ms. Amnesia)
14. Insomniac
15. Concluding Speech

16. Grandpa Phone Home – faixa-bônus
17. New Age Polka (New Age Polka) – faixa-bônus
18. Welcome – video-bônus

Homepage: www.actworld.nu

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de Today's Report - A.C.T

807 acessosA.C.T.: teclados saltando aos ouvidos no novo CD

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Act"

RHCPRHCP
Kiedis não quer trabalhar com Axl Rose e nem com Dave Grohl

Led ZeppelinLed Zeppelin
Perguntas e respostas e curiosidades

Já ouviu antes?Já ouviu antes?
New York Times elege os melhores covers

5000 acessosLuciano Sorrentino: Colecionador de material do Kiss5000 acessosMarilyn Manson: "perdi tudo por causa de Columbine"5000 acessosVocalistas: alguns que poderão ser os novos ídolos do nosso Metal5000 acessosIron Maiden: Dennis Stratton comenta morte de Clive Burr5000 acessosBlack Metal: lista de cinco bandas do lado sinfônico do satanismo4437 acessosKiss: Paul Stanley explica o motivo da maquiagem

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online