A.C.T.: teclados saltando aos ouvidos no novo CD
Resenha - Today's Report - A.C.T
Por Clóvis Eduardo
Postado em 21 de maio de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se temos como referência o Dream Theater para o Metal Progressivo, por que não atribuir ao A.C.T uma menção pelo papel que vem desempenhando no rock progressivo da atualidade? Afinal, o grupo mantém os mesmos elementos que nos fazem lembrar os grupos cheios de viagens do passado, e acrescenta uma linha de melodias ainda mais ampla.

O grupo A.C.T, da Suécia faz um rock progressivo, flertando em alguns momentos com o Heavy Metal. Apesar da harmonia de teclado ser bastante simples, o peso das guitarras transforma o som em uma linha mais envolvente, sempre prevalecendo as melodias, muito bem executadas.
A banda A.C.T (assim mesmo, sem o ponto no T), já tem uma história considerável no mundo do rock. Foi formada na cidade de Malmö em 1995 e já está no quinto CD da carreira. "Today´s Report" chega aos Brasil através da Hellion, como uma edição especial. Ao todo são 17 músicas, o que é bastante tempo para entreter os fãs.
Algumas músicas fazem o ouvinte pensar que se trata de uma legítima banda de Heavy Metal, pelo peso das guitarras e levadas acentuadas. Mas o grupo desempenha mesmo uma mistureba tão astuta que dificilmente conseguimos caracterizar o som. O vocalista Jerry Sahlin é talvez o maior destaque, e mesmo com um tom de voz um pouco enjoativo, faz belas interpretações e possui um timbre de voz bem eficiente. A produção ainda dá conta de elevar ainda mais as guitarras para um estágio muito profissional, com solos bastante limpos e rápidos.
É um disco difícil de ser assimilado em poucas audições, mas que encanta pelo brilho instrumental, como o teclado. Para dizer a verdade, uma série de instrumentos ganham espaço neste disco, como baterias eletrônicas, trompetes e sintetizadores. Tudo para que o A.C.T tenha ainda mais destaque nesta empreitada.
Formação:
Ola Andersson - guitarra e vocal
Peter Asp - baixo, vocal e percussão
Thomas Lejon - bateria
Jerry Sahlin - teclado e vocal
Herman Saming - vocal e teclado
Hellion Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva


