Revel: com recursos, mas longe de um estilo coerente
Resenha - Ano da Colheita - Revel
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 07 de julho de 2008
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fundado no Rio de Janeiro no ano de 2003, o Revel reflete todo o passado dos irmãos Morr, que começaram tocando violão e cavaquinho, para depois assumirem as guitarras e passarem por bandas dos mais variados estilos de rock. Assim sendo, foi natural a decisão de que seu mais novo grupo não se limitasse a nenhum subgênero específico.

"O Ano da Colheita" é seu primeiro registro e se saiu um verdadeiro ‘balaio de gatos’. É sempre louvável ter por meta elaborar um repertório diversificado, e isso o Revel faz bem. Mas, ao contrário de outros conjuntos que não se prendem a rótulos, os cariocas não chegaram a um estilo coerente, ainda que tenham recursos de sobra na hora de compor.
Cantado em português e abordando os mais variados temas, muitos de forma bastante crítica, este debut possui uma gravação muito boa e canções que, como já foi citado, são muito distintas entre si. Então obviamente haverá momentos marcantes para o gosto dos mais diversos ouvintes, em especial pelos que são mais ligados ao rock alternativo. Este que vos escreve tem como prediletas "Shiva", bem pesada e uma ótima escolha para abrir o CD; e ainda "Pavio", dona de uma letra muito bem sacada.
O Revel cita que suas maiores influências são o Rage Against The Machine e o System Of A Down, mas, com certeza, vai além. A liberdade de expressão é importantíssima, mas isso não quer dizer que sempre irá gerar frutos realmente interessantes. Pelo menos não num primeiro momento... Tanto que há muito para ser trabalhado aqui, principalmente em encontrar uma fórmula definitiva que mantenha uma linearidade entre os arranjos e segure a atenção do ouvinte. Até lá, a colheita vai ter que esperar um pouco.
Contato: www.myspace.com/oanodacolheita
Formação:
Gigante - voz
Wagner Morr - guitarra
Cris - baixo
Dawton - bateria
Revel – O Ano da Colheita
(2008 / Sound System Brazil – nacional)
01. Shiva
02. Colisão
03. Templo
04. Pavio
05. Diferente
06. Tão longe
07. Não rima
08. Colheita
09. Cachaça & Cabeça
10. Varanda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
O disco dos anos oitenta que fez o Rush perder fãs e deixou Alex Lifeson insatisfeito
A ideia de jerico dos Beatles que gravadora impediu e que Biquini Cavadão fez e se deu mal
A banda dos anos 90 que Ricardo Confessori considera a melhor da história do rock nacional
A canção do Scorpions que levou seis anos para ficar pronta e afetou a população de um país

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



