Hollenthon: pequena e rara obras-prima do Metal
Resenha - Opus Magnum - Hollenthon
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 04 de junho de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O leitor parou para analisar quantas bandas conseguem misturar de maneira convincente o Heavy Metal e a Música Clássica? Não são muitas, tanto que as mais lembradas talvez sejam o Therion e o Haggard, que já deixaram sua marca na história... Ainda que atuando a nível bem mais underground, neste seleto grupo também se encontra o Hollenthon, natural de Viena (Áustria) e que não deve nada, mas absolutamente nada, aos nomes consagrados.

Capitaneado por Martin Schirenc desde 1994, o projeto possui apenas dois registros que marcaram profundamente a quem já teve o privilégio de escutá-los: "Domus Mundi" (99) e "With Vilest Of Worms To Dwell" (01) – este último inclusive chegou a ser lançado no mercado brasileiro. E agora, depois de sete anos afastado em função do retorno do Pungent Stench (famosa banda do qual Martin também é mentor e cuja atividade aparentemente durou somente até o ano passado), é que o Hollenthon parece voltar a ser prioridade, o que é reforçado com a aquisição de músicos que o definem como banda no sentido literal da palavra.
"Opus Magnum" é seu novo álbum e totalmente fiel à simbiose de melodias épicas ao lado dos arranjos orquestrados, coros gregorianos de arrepiar, a eventual voz de Elena Schirenc (esposa do líder) e influências folclóricas e árabes, tudo isso devidamente entrelaçado à faceta obscura e cadenciada do metal extremo. De diferente, somente o fato de todas estas camadas sonoras aparecerem agora de forma mais complexa, diversificada e progressiva, conferindo uma atmosfera ainda mais bombástica ao repertório.
A produção é muito boa, na medida exata entre o polido e o sujo, tendo em "On The Wings Of A Dove" e "Misterium Babel" exemplos que definem toda a proposta do Hollenthon. Um disco que não dá para subestimar, dono de tal inspiração que muitos o considerarão outra destas pequenas e raras obras-prima do Heavy Metal contemporâneo. Pode conferir!
Formação:
Martin Schirenc - voz e guitarra
Martin Arzberger - guitarra
Gregor Marboe - baixo
Mike Gröger - bateria
Elena Schirenc - voz
Hollenthon - Opus Magnum
(2008 / Napalm Records - importado)
01. On The Wings Of A Dove
02. To Fabled Lands
03. Son Of Perdition
04. Ars Moriendi
05. Once We Were Kings
06. Of Splendid Worlds
07. Dying Embers
08. Misterium Babel
Sites:
http://www.hollenthon.com
http://www.myspace.com/hollenthonofficial
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A excelente música que fez Megadeth ser única banda de Metal a ganhar prêmio nobre
O hit de Cazuza que é puxão de orelha em fãs que passam do limite e querem ser amigos
O guitarrista que impressionou Ritchie Blackmore: "Meu Deus, quem diabos é esse?"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



