Leatherwolf: Metal ingênuo e, porque não, puro
Resenha - Leatherwolf - Leatherwolf
Por Ricardo Seelig
Postado em 04 de junho de 2008
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É interessante ouvir um disco como esse debut do Leatherwolf em pleno 2008. Lançado orignalmente em 1985, é um registro de uma época em que o heavy metal era muito mais ingênuo e, porque não, puro, sem as influências e misturas que, ao mesmo tempo que criaram novos estilos e sonoridades, também originam coisas sem pé nem cabeça.

Natural de Los Angeles, o Leatherwolf foi formado em 1981 e gravou cinco discos em sua carreira (além deste debut, saíram também "Leatherwolf" em 1987, "Street Ready" em 1989, "Wide Open" em 1999 e o recente "World Asylum" em 2006). Com um line-up com três guitarras, a cargo do também vocalista Michael Olivieri, além de Geoff Gayer e Carey Howie, a formação da banda contava também com Matt Hurich no baixo e Dean Roberts na bateria.
Como não poderia deixar de ser, as nove faixas de "Leatherwolf" trazem um heavy metal bastante direto, com fortes influências do hard rock setentista e algumas pitadas da então recente New Wave Of British Heavy Metal. O som fará a alegria de qualquer banger saudosista, com uma profusão de riffs de guitarra sempre em primeiro plano, complementados por uma cozinha correta e um vocal com interessantes e bem colocados timbres mais agudos, em uma época pré-metal melódico e, consequentemente, suas inúteis e infundadas disputas sobre quem seria capaz de alcançar os tons mais altos.
A produção, a cargo de Mark Avnet e Randy Burns, traz guitarras ásperas bem acima dos outros instrumentos, além de um som de baixo e bateria um tanto quanto abafados, mas que, em se tratando de um trabalho gravado há mais de vinte anos, até dão um certo charme ao disco.
Destaque para as músicas "Spiter" (com um clima total NWOBHM), "The Hook", "Season Of The Witch", Kill And Kill Again", além de "Leatherwolf", que deu origem ao nome da banda.
Mais um lançamento interessante da Dynamo Records, fazendo jus a este bom trabalho do Leatherwolf, que, mesmo não tendo conseguido um maior destaque em sua carreira, acabou conquistando o status de grupo cult entre os apreciadores da música pesada. Ouça esse disco e você vai descobrir porque.
Faixas:
1. Spiter
2. Endangered Species
3. Tonight´s The Night
4. The Hook
5. Season Of The Witch
6. Off The Track
7. Kill And Kill Again
8. Vagrant
9. Leatherwolf
10. Alone in the Night (bonus track)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Site coloca continuações de "The Unforgiven" entre as piores músicas do Metallica
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
O álbum que é o ápice do tédio empacotado para a geração Z, segundo Regis Tadeu
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
A música do aclamado álbum do Metallica que foi um "tiro no próprio pé", segundo a Louder
A música que foi o alicerce do heavy e do rock, segundo Robert Plant
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
A música de "Load" que não melhorou com o tempo, segundo o Ultimate Classic Rock


Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto


