Xandria: o último álbum com Lisa Middelhauve
Resenha - Salomé; The Seventh Veil - Xandria
Por Clóvis Eduardo
Postado em 09 de maio de 2008
Nota: 8
O abandono do posto por parte da vocalista Lisa Schaphaus-Middelhauve do grupo de Gothic/Metal Xandria, pegou todo mundo de surpresa. Dona de um vocal leve e agradável, sem falsetes e lirismos, Lisa se desliga em um momento muito bom do grupo musicalmente. Mas o clima na banda não está lá essas coisas.
Nascido na Alemanha, o Xandria mostrou-se ao mundo em 1997, mas o primeiro disco, "Kill The Sun", veio apenas em 2003. De lá para cá, pudemos conhecer uma banda com vocais femininos muito diferentes em relação àquelas que na mesma época já viviam um fenômeno de catarse comercial. Enquanto o Nightwish se consolidava, o Epica dava os primeiros passos e o Arch Enemy vivia numa expectativa imensa devido à entrada de Angela Gossow, o Xandria passou a fazer um trabalho paralelo, quase que oculto, mas sempre calcado no Metal de qualidade, graças, principalmente, aos vocais de Lisa.
Mais natural do que Tarja Turunen, Simone Simons ou Sharon Den Andel do Within Temptation, Lisa Middelhauve encanta pela simplicidade e beleza do tom de voz. Ao lado de Marco Heubaum na guitarra e teclados, Philip Restermeier na guitarra, Nils Middelhauve no baixo e Gerit Lamm na bateria, lançaram quatro discos, sendo este último de 2007: "Salomé - The Seventh Veil", um dos melhores, justamente por ressaltar o equilíbrio da banda. Quando não há estrelismo, compromisso com o lado comercial ou capas de revista da moda, tudo fica bem melhor. Lisa, sim, é muito bonita, mas com música em primeiro plano e o marido (O próprio baixista Nils) ao lado, os fãs mais exaltados precisam cuidar nos elogios durante os shows.
O disco é muito bem produzido, com uma sonoridade especial. Os riffs de guitarra são leves, e trabalhados para uma alternação com os teclados. Na bateria, nada de exaltações, apesar do grande zelo na mixagem de toda a percussão. Tudo isso impulsiona ainda mais o ouvinte a ficar atento aos vocais femininos.
Apesar de duas guitarras, o que salva o Xandria da mesmice é a sonoridade, mais leve, quase beirando ao pop. Calma, eu disse quase! A segunda música "Vampire" é bem neste estilo, apesar de ter um solo de guitarra estridente e muito bem feito. Já em outra das boas do disco, "Emotional Man", é mais pesada e Lisa ressalta um excelente trabalho, principalmente no refrão. Outro ponto é a quase ausência de baladas, que costumam torrar o saco dos ouvintes, principalmente neste gênero musical. "A New Age", é uma das melhores canções, com partes alegres e sombrias, o que cria um contraste interessante.
Apesar de um bom disco na bagagem, a luz vermelha acendeu no Xandria. A contratação de uma nova vocalista é a solução para dar um novo gás ao grupo e inclusive, está aberta a temporada de testes com futuras candidatas ao posto. Existe ainda uma remota possibilidade do grupo seguir em frente com o guitarrista Marco Heubaum assumindo o microfone, por já estar acostumado nas últimas gravações com os backing vocals. Inclusive, "Only For The Stars In Your Eyes", sexta música de "Salomé - The Seventh Veil", confere esta boa capacidade à Marco.
Mas, se tudo correr bem, os boatos deixarem de ser especulações e o maridão der uma força, Lisa volta para onde não deveria ter saído. Sua saída coloca em risco todo o bom trabalho que o Xandria já vem fazendo nos últimos anos, justamente por sua imensa participação e destaque.
Faixas
1. Save My Life 03:56
2. Vampire 04:31
3. Beware 03:21
4. Emotional Man 04:03
5. Salomé 06:11
6. Only For The Stars In Your Eyes 03:17
7. Firestorm 04:50
8. A New Age 03:37
9. The Wind And The Ocean 03:24
10. Sisters Of The Light 03:37
11. Sleeping Dogs Lie 04:11
12. On My Way 03:51
Total: 48:49
Hellion Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps