Dark Funeral: item obrigatório do Black extremo
Resenha - Attera Orbis Terrarum Part I - Dark Funeral
Por Ricardo Seelig
Postado em 03 de abril de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Certas coisas não precisam ser ditas. Uma delas é que o Dark Funeral é uma das melhores e mais importantes bandas de Black Metal da história. Só isso. O nome dos suecos está lado a lado com verdadeiros mitos como Mayhem, Darkthrone, Gorgoroth. Além do lado histórico, mantém vivo o metal extremo escandinavo juntamente com grupos como o Dimmu Borgir.
Dark Funeral - Mais Novidades
O DVD duplo "Attera Orbis Terrarum – Part I" (destruindo o mundo, em latim) é uma prova incontestável de tudo isso que eu escrevi no parágrafo acima. O vídeo traz três shows completos, em três países diferentes. As apresentações aconteceram na Holanda em 05/03/2006, em Katowice (Polônia) em 02/03/2005, durante o Metalmania Festival, e em Paris no dia 17/03/2006.
Os concertos na Polônia e na Holanda são os dois melhores materiais do DVD. Ambos contam com qualidade de imagem e áudio primorosa. Em Katowice, por se tratar de um festival, o show é ao ar livre, e o Dark Funeral faz uma apresentação extremamente agressiva. Destaque para a edição do material, com cenas muito bem produzidas, que capturam com competência ímpar toda a força do grupo em cima do palco. A participação do público é intensa, transformando essa apresentação na Polônia em uma das melhores já lançadas por uma banda de Black Metal.
O show holandês não fica muito atrás. A performance climática e teatral do Dark Funeral ganha ainda mais força através de uma edição que mescla cenas coloridas como momentos em preto e branco, o que dá um ar tremandamente maligno e pesado para o material. Mais uma vez a performance do grupo é arrebatadora, não dando espaço para críticas negativas.
O DVD 2 traz o show realizado em Paris, de longe o mais fraco dos três, mas não por culpa do grupo, mas sim pela captação e edição das cenas. Tecnicamente, está longe das duas apresentações contidas no primeiro disco, apesar de o Dark Funeral tocar com a competência habitual. Os caras que filmaram o concerto pareciam não saber exatamente o que estavam fazendo, infelizmente.
Ainda neste segundo disco existe uma série de vídeos antigos do grupo, gravados entre 1994 e 1997, que apesar da qualidade sofrível, tanto de som quanto de imagem, formam um material interessantíssimo, já que trazem passagens do Dark Funeral por pequenos clubes undergrounds suecos e noruegueses, em um documento importante da cena extrema do início da década de 90. Finalizando, há ainda o clipe de "Atrum Regina", onde a banda explora mais o peso do que a velocidade, em uma faixa que possui passagens claramente influenciadas pelo Black Sabbath.
Os clássicos do grupo, como "Hail Murder", "An Apprentice Of Satan" e "The Secrets Of The Black Arts", além da recente "Attera Totus Sanctus", são destaques inevitáveis, mas o fato é que os set lists apresentados estão nivelados por cima, comprovando a qualidade que o Dark Funeral sempre apresentou em toda a sua carreira.
Individualmente se sobressaem o vocalista Emperor Magus Caligula, dono de uma senhora voz e de uma presença de palco hipnótica, e o baterista Dominator, extremamente técnico, tanto nas partes mais rápidas quanto nas lentas.
Além de tudo, a parte gráfica do material merece menção. A capa contém uma ilustração muito bem feita, assim como os menus dos DVDs, com um acabamento acima da média.
Por tudo isso, "Attera Orbis Terrarum – Part I" é um dos melhores DVDs lançados recentemente. Em se tratanto de Black Metal extremo, sem dúvida é um item obrigatório. Que venha a segunda parte.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Spotify revela qual foi o clássico do rock mais ouvido no mundo durante o eclipse solar
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
Viúva de Neil Peart enviou mensagem de apoio a Anika Nilles após sua entrada no Rush
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
13 bandas de death metal que o primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Nergal diz que projeto com Rob Halford e Ihsahn já teve passos concretos
A banda de heavy metal que mais ganhou dinheiro no mundo, segundo Regis Tadeu
Dee Snider escolhe sua música favorita do Iron Maiden (e não é a que você pensa)
O clássico dos anos 80 que cantor não se lembra de ter gravado




Zornheym: ex-Dark Funeral aposta em terror cinematográfico com novo clipe "Somewhere Far Beyond"



