Dark Funeral: item obrigatório do Black extremo

Resenha - Attera Orbis Terrarum Part I - Dark Funeral

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Certas coisas não precisam ser ditas. Uma delas é que o Dark Funeral é uma das melhores e mais importantes bandas de Black Metal da história. Só isso. O nome dos suecos está lado a lado com verdadeiros mitos como Mayhem, Darkthrone, Gorgoroth, Burzum. Além do lado histórico, mantém vivo o metal extremo escandinavo juntamente com grupos como o Dimmu Borgir.
5000 acessosHeavy Metal: as 10 introduções mais matadoras do estilo5000 acessosTop 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone

O DVD duplo “Attera Orbis Terrarum – Part I” (destruindo o mundo, em latim) é uma prova incontestável de tudo isso que eu escrevi no parágrafo acima. O vídeo traz três shows completos, em três países diferentes. As apresentações aconteceram na Holanda em 05/03/2006, em Katowice (Polônia) em 02/03/2005, durante o Metalmania Festival, e em Paris no dia 17/03/2006.

Os concertos na Polônia e na Holanda são os dois melhores materiais do DVD. Ambos contam com qualidade de imagem e áudio primorosa. Em Katowice, por se tratar de um festival, o show é ao ar livre, e o Dark Funeral faz uma apresentação extremamente agressiva. Destaque para a edição do material, com cenas muito bem produzidas, que capturam com competência ímpar toda a força do grupo em cima do palco. A participação do público é intensa, transformando essa apresentação na Polônia em uma das melhores já lançadas por uma banda de Black Metal.

O show holandês não fica muito atrás. A performance climática e teatral do Dark Funeral ganha ainda mais força através de uma edição que mescla cenas coloridas como momentos em preto e branco, o que dá um ar tremandamente maligno e pesado para o material. Mais uma vez a performance do grupo é arrebatadora, não dando espaço para críticas negativas.

O DVD 2 traz o show realizado em Paris, de longe o mais fraco dos três, mas não por culpa do grupo, mas sim pela captação e edição das cenas. Tecnicamente, está longe das duas apresentações contidas no primeiro disco, apesar de o Dark Funeral tocar com a competência habitual. Os caras que filmaram o concerto pareciam não saber exatamente o que estavam fazendo, infelizmente.

Ainda neste segundo disco existe uma série de vídeos antigos do grupo, gravados entre 1994 e 1997, que apesar da qualidade sofrível, tanto de som quanto de imagem, formam um material interessantíssimo, já que trazem passagens do Dark Funeral por pequenos clubes undergrounds suecos e noruegueses, em um documento importante da cena extrema do início da década de 90. Finalizando, há ainda o clipe de “Atrum Regina”, onde a banda explora mais o peso do que a velocidade, em uma faixa que possui passagens claramente influenciadas pelo Black Sabbath.

Os clássicos do grupo, como “Hail Murder”, “An Apprentice Of Satan” e “The Secrets Of The Black Arts”, além da recente “Attera Totus Sanctus”, são destaques inevitáveis, mas o fato é que os set lists apresentados estão nivelados por cima, comprovando a qualidade que o Dark Funeral sempre apresentou em toda a sua carreira.

Individualmente se sobressaem o vocalista Emperor Magus Caligula, dono de uma senhora voz e de uma presença de palco hipnótica, e o baterista Dominator, extremamente técnico, tanto nas partes mais rápidas quanto nas lentas.

Além de tudo, a parte gráfica do material merece menção. A capa contém uma ilustração muito bem feita, assim como os menus dos DVDs, com um acabamento acima da média.

Por tudo isso, “Attera Orbis Terrarum – Part I” é um dos melhores DVDs lançados recentemente. Em se tratanto de Black Metal extremo, sem dúvida é um item obrigatório. Que venha a segunda parte.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Dark Funeral"

MetalMetal
Em vídeo, 10 bandas satanistas de fato

Justin BieberJustin Bieber
Convidado para participar de show do Dark Funeral

Metal InjectionMetal Injection
Os cinco bateristas mais insanos do Black Metal

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Dark Funeral"

Heavy MetalHeavy Metal
As 10 introduções mais matadoras do estilo

Top 500Top 500
As melhores músicas da história segundo a Rolling Stone

HumorHumor
Os roqueiros mais chatos das redes sociais

5000 acessosSlayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido5000 acessosFãs de Rock: você conhece o estilo de se vestir de cada um5000 acessosMetal: as oito maiores tretas entre músicos do gênero5000 acessosMetallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritas5000 acessosTitãs: "Nheengatu" e as incríveis coincidências nas capas2308 acessosMetallica: os maiores riffs da banda pelo Ultimate-Guitar

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online