Dark Funeral: item obrigatório do Black extremo

Resenha - Attera Orbis Terrarum Part I - Dark Funeral

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 9


Certas coisas não precisam ser ditas. Uma delas é que o Dark Funeral é uma das melhores e mais importantes bandas de Black Metal da história. Só isso. O nome dos suecos está lado a lado com verdadeiros mitos como Mayhem, Darkthrone, Gorgoroth, Burzum. Além do lado histórico, mantém vivo o metal extremo escandinavo juntamente com grupos como o Dimmu Borgir.

Blender: as letras mais repulsivas do Heavy MetalCuriosidades: 40 fatos inacreditáveis do rock

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O DVD duplo "Attera Orbis Terrarum - Part I" (destruindo o mundo, em latim) é uma prova incontestável de tudo isso que eu escrevi no parágrafo acima. O vídeo traz três shows completos, em três países diferentes. As apresentações aconteceram na Holanda em 05/03/2006, em Katowice (Polônia) em 02/03/2005, durante o Metalmania Festival, e em Paris no dia 17/03/2006.

Os concertos na Polônia e na Holanda são os dois melhores materiais do DVD. Ambos contam com qualidade de imagem e áudio primorosa. Em Katowice, por se tratar de um festival, o show é ao ar livre, e o Dark Funeral faz uma apresentação extremamente agressiva. Destaque para a edição do material, com cenas muito bem produzidas, que capturam com competência ímpar toda a força do grupo em cima do palco. A participação do público é intensa, transformando essa apresentação na Polônia em uma das melhores já lançadas por uma banda de Black Metal.

O show holandês não fica muito atrás. A performance climática e teatral do Dark Funeral ganha ainda mais força através de uma edição que mescla cenas coloridas como momentos em preto e branco, o que dá um ar tremandamente maligno e pesado para o material. Mais uma vez a performance do grupo é arrebatadora, não dando espaço para críticas negativas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O DVD 2 traz o show realizado em Paris, de longe o mais fraco dos três, mas não por culpa do grupo, mas sim pela captação e edição das cenas. Tecnicamente, está longe das duas apresentações contidas no primeiro disco, apesar de o Dark Funeral tocar com a competência habitual. Os caras que filmaram o concerto pareciam não saber exatamente o que estavam fazendo, infelizmente.

Ainda neste segundo disco existe uma série de vídeos antigos do grupo, gravados entre 1994 e 1997, que apesar da qualidade sofrível, tanto de som quanto de imagem, formam um material interessantíssimo, já que trazem passagens do Dark Funeral por pequenos clubes undergrounds suecos e noruegueses, em um documento importante da cena extrema do início da década de 90. Finalizando, há ainda o clipe de "Atrum Regina", onde a banda explora mais o peso do que a velocidade, em uma faixa que possui passagens claramente influenciadas pelo Black Sabbath.

Os clássicos do grupo, como "Hail Murder", "An Apprentice Of Satan" e "The Secrets Of The Black Arts", além da recente "Attera Totus Sanctus", são destaques inevitáveis, mas o fato é que os set lists apresentados estão nivelados por cima, comprovando a qualidade que o Dark Funeral sempre apresentou em toda a sua carreira.

Individualmente se sobressaem o vocalista Emperor Magus Caligula, dono de uma senhora voz e de uma presença de palco hipnótica, e o baterista Dominator, extremamente técnico, tanto nas partes mais rápidas quanto nas lentas.

Além de tudo, a parte gráfica do material merece menção. A capa contém uma ilustração muito bem feita, assim como os menus dos DVDs, com um acabamento acima da média.

Por tudo isso, "Attera Orbis Terrarum - Part I" é um dos melhores DVDs lançados recentemente. Em se tratanto de Black Metal extremo, sem dúvida é um item obrigatório. Que venha a segunda parte.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Dark Funeral"


Metal Injection: os cinco bateristas mais insanos do Black MetalMetal Injection
Os cinco bateristas mais insanos do Black Metal

Justin Bieber: convidado para participar de show do Dark FuneralJustin Bieber
Convidado para participar de show do Dark Funeral


Blender: as letras mais repulsivas do Heavy MetalBlender
As letras mais repulsivas do Heavy Metal

Curiosidades: 40 fatos inacreditáveis do rockCuriosidades
40 fatos inacreditáveis do rock


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline