[C.O.A]: para quem curte o bom e velho Thrash
Resenha - Jaws - Circle of Agony
Por Maurício Dehò
Postado em 02 de janeiro de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muito peso e diversidade. Essas são as melhores definições para o debut do [C.O.A] – Circle of Agony. A banda paulista é formada por membros remanescentes do Panzer, que anunciou o fim de suas atividades em 2003. Com isso, o vocalista Élcio Cruz, ou simplesmente EZ, e o guitarrista André Pars se juntaram a Luiz Scapanni (baixo) e Abílio Fernandes (bateria) para mais uma empreitada no Thrash.

Com muita bagagem nas costas, o grupo traz uma personalidade marcante ao álbum "Jaws" – lançado pelo selo virtual CollisionRecords e disponível online. É só ver pela primeira faixa. "The Mirror" já traz todo o peso do [C.O.A] em apenas um minuto de riffs insanos e um ritmo cativante. "Humans" segue na mesma levada, com boas linhas da Spars nas seis cordas, muitas variações e um refrão que fica na cabeça e lembra os bons tempos do Metallica.
O destaque principal e inquestionável no [C.O.A] fica pelo vocal de EZ, que já é conhecido também de outros trabalhos como o Fodata, de rock alternativo, e o Aggression Tales, outra banda de Thrash que tem como diferencial escrever contos para cada faixa do seu primeiro disco, "Scrobbles In Blood". EZ é um verdadeiro camaleão à frente do microfone. Ele manda desde os guturais mais graves (e até caricatos, muito próprios, como na boa "Lost") a passagens mais limpas, com mais melodia, passando pelos gritos insanos, que dominam a maior parte do play.
A banda mostra que rótulos passam longe. "Deferring Life" é mais cadenciada, com vocais mais cantados, diferindo do restante que traz mais o peso do Thrash, a exemplo também de "Your God Failed". Já "Reflections", é uma das mais violentas, com blast beats, mas também passagens mais lentas e os gritos sempre desesperados (ou desesperadores) de EZ.
Nos cerca de 43 minutos do disco (são 14 faixas), outro destaque é a parte instrumental, muito correta, como na nervosa "Spit At Your Face" e em "Swallow This", das mais pesadonas. Pars dispara riffs furiosos, e a cozinha é precisa com Scapanni e Fernandes fazendo um belo trabalho. Tudo com muita influência de clássicos do Thrash, como Anthrax e Testament, mas com uma pitada de algo difícil de definir, moderno, que realmente é a cara do [C.O.A]. E uma produção que só ajudou na sonoridade.
Para quem curte o bom e velho Thrash – com pitadas também do Stoner – e prima por bandas com personalidade, isso sobra ao [C.O.A] – Circle of Agony, que durante o play mostra ter muitas facetas. Vale ouvir!
Formação:
Élcio Cruz – vocal
André Pars – guitarra
Luiz Scapanni – baixo
Abílio Fernandes – bateria
Faixas:
01 - The Mirror
02 - Humans
03 - Lost
04 - Deferring Life
05 - Reflection
06 - Your God Failed
07 - Damned
08 - Jaws
09 - The Stranger Who Lives in Me
10 - Spit at Your Face
11 - Swallow This
12 - Cut
13 - Do It!
14 - Silicon Man
Lançamento nacional – CollisionRecords
Sites: www.circleofagony.net
http://www.myspace.com/circleofagony
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
O álbum clássico do Scorpions cuja capa impactou Max Cavalera
O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Iggor Cavalera revela o tipo de som que faz sua cabeça atualmente
Regis Tadeu volta a falar sobre Dave Murray: "Se eu contasse a história com detalhes..."
O álbum que explodiu e prejudicou carreira de Regis Tadeu na bateria, segundo o próprio
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Anika Nilles sobre Neil Peart; "Ele definitivamente não era só um baterista de rock"
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Os dez mandamentos do Pink Floyd na estrada
A música de Paul McCartney que flopou nos Beatles, mas bombou em carreira solo
O álbum dos Beatles que Dave Mustaine considera um dos maiores de todos os tempos



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



