Arghon: competente Heavy Metal estilo anos 90
Resenha - Equilibrium - Arghon
Por Tiago Lucas Garcia
Postado em 13 de dezembro de 2007
Não sei se trata-se de uma senilidade precoce de meu aparelho auditivo, mas toda vez que, hoje, ouço bandas de metal melódico/progressivo, caso do Arghon, sinto certa nostalgia. Acho mesmo, ainda que bandas dos estilos continuem a lançar álbuns relevantes, que os estilos já podem ser caracterizados como típicos do ‘miolo’ dos anos noventa.

Neste período foi que as sementes lançadas pelos ‘Keepers’ do Helloween, pelo Manowar e por ‘Images and Words’ do Dream Theater resultaram em uma multiplicidade de clássicos do gênero; isto tanto em relação a bandas que no período atingiram sua maturidade (nos lembremos do "Imaginations..." do Blind Guardian, do "Episode" do Stratovarius, do "The Damnation Game" do Symphony X, por exemplo), quanto em relação às bandas novas que surgiram no período ‘bebendo deste caldo’ (lembremos da correria às lojas que causou o álbum "Glory To The Brave" do Hammerfall e o debut do Rhapsody).
Da mesma forma no Brasil também houve, no período, uma explosão de bandas do estilo; poderíamos, de pronto, citar o Dark Avanger (manowarístico, mas ainda melódico), o Fates Prophecy (madeniano, mas no rastro dos anos 90), o Wizard (e seus refrões grudentos) e tantas outras (somente o Angra, contrariando as regras, resolveu cometer – em pleno 96! – a "besteira" de lançar um álbum ‘genialmente ousado’, que aliás, no momento do lançamento eu também não gostei, chamado "Holy Land"). Mas enfim, a resenha é sobre o ARGHON....
A banda Arghon do ABC paulista foi formada em 2002, período em que conquistou em um concurso de bandas o direito de realizar um show de abertura para o Angra. Da mesma forma (em 2003) a banda ficou entre as seis melhores colocadas no SP Metal Festival, o que garantiu à banda a gravação de um DVD na ‘Escola de Musica e Tecnologia’ (EM&T). Somente agora, no entanto, em 2007, com um currículo bem legal nas costas, é que o Arghon lançou seu primeiro CD chamado "Equilibrium".
O som da banda, como já pude dar a dica, é absolutamente fincado nos pilares dos tradicionais discos dos anos noventa (e pouco). Mais especificamente, a banda se escora bastante no próprio Angra, no bom vocal de Pedro Nascimento, nas guitarras ‘staccadas’, à la Rafeal e Kiko, de Renato Sotto e Jean Carlos, assim como, por outro lado, nos ‘standarts’ do metal progressivo, de onde a banda retira suas passagens instrumentais mais extensas.
Como as faixas de destaque de Equilibrium eu elegeria "Far Beyond The Sky", faixa com certo ar de Savatage (dos anos 90, é claro!), "Run Away" (típico metal melódico com refrão interessante), assim como a balada "Lost Angel" (ótimo trabalho do tecladista convidado).
Enfim, para produzir um balanço do que penso acerca do CD "Equilibrium" (com o perdão do péssimo trocadilho), tenho de dizer que da Introdução ("Over Come") ao encerramento ("Transictium") do CD não há nada de novo, mas isto não é necessariamente ruim! O Arghon é um competente exemplo de metal nacional aos modos dos anos noventa, bem tocado, com uma gravação competente, faixas interessantes que certamente irão satisfazer aqueles que curtem o som cozido no caldo entre o melódico, o metal progressivo e o hard, tão comum nos, já exaustivamente citados nesta resenha, ‘anos noventa’.
Tirem suas próprias conclusões no site da banda Arghon.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Jorn Lande conta como foi ter um baterista de black metal em sua banda
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Os dois guitarristas que Kerry King nunca conheceu após décadas no Slayer
O problema no Alter Bridge que fez Mark Tremonti criar sua própria banda
Aerosmith realiza primeiro dos dois shows comemorativos; veja setlist e convidados
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
O roqueiro que comprou briga com Humberto Gessinger e Samuel Rosa
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
Baixista do Candlemass estava de ressaca quando criou a letra da "Paranoid do doom metal"
Nando Fernandes revela novidades sobre o novo álbum da Sinistra
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
O clássico do AC/DC que Brian Johnson escreveu com a primeira coisa que veio à cabeça
O que Nicko McBrain pensava ao ver Bruce Dickinson no palco antes da saída
A banda de rock "criminosamente subestimada", segundo o crítico Regis Tadeu
O álbum do Pink Floyd que para Roger Waters tem pouca coisa que se salva

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



