Tribuzy: registro de um dos melhores shows do Brasil
Resenha - Execution Live Reunion - Tribuzy
Por Ricardo Seelig
Postado em 28 de novembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Renato Tribuzy realizou, em 2005, alguns dos mais memoráveis shows que o Brasil já viu. Ao lado de sua banda, conseguiu trazer ao nosso país artistas do porte de Mat Sinner, Ralf Scheepers, Roland Grapow, Roy Z e Bruce Dickinson, além de contar com a participação dos brasileiros Kiko Loureiro e Andreas Kisser. Se pagou ou não para os caras virem (e também para participarem do álbum de estúdio), é uma discussão tão infantil quanto óbvia: todos ali são profissionais e é evidente que receberam para participar do projeto, o que não tira em nada a qualidade final alcançada. Quem se incomoda com isso por favor continue trancado em seu quarto cercado por elfos, dragões e princesas fictícias. Então, ponto final.

Todas as canções de "Execution" estão presentes no show, com exceção de "Lake Of Sins". Em contrapartida, o álbum ao vivo traz uma faixa inédita, a bonita acústica "The Means", que originalmente foi lançada como bônus na versão japonesa do debut.
Tribuzy é um baita compositor, e isso fica claro novamente neste "Execution Live Reunion". As faixas possuem refrões grudentos, riffs legais de guitarras e passagens instrumentais repletas de melodia, tudo seguindo a cartilha do Heavy Metal Melódico e do Power Metal.
As três primeiras, "Aggressive", "Divine Disgrace" e "The Attempt", contam apenas com Tribuzy e sua banda, onde os maiores destaques são os guitarristas Gustavo Silveira e Frank Schieber. A partir da quarta faixa começa um desfile de convidados especiais, que tem início com Kiko Loureiro fazendo um ótimo trabalho em "Forgotten Time".
Kiko continua no palco, e recebe a companhia de Mat Sinner, que faz um dueto com Tribuzy em "Nature Of Evil", excelente composição de sua banda Sinner. Essa faixa é um dos melhores momentos do CD, com certeza.
Chega a vez de Ralf Scheepers, que é recebido com enorme satisfação pela platéia, e canta a quase Prog "Absolution", fazendo o vocal que foi originalmente cantado por Michael Kiske. Interessante notar o quanto essa composição cresceu ao vivo, seja pela performance inspirada de Scheepers, seja pelas nuances instrumentais e climáticas, que aqui ficaram mais evidentes do que na versão original. Esta composição também conta com a participação do guitarrista Roland Grapow, ex-Helloween e atual Masterplan.
Na sequência, a banda toca "Web Of Life" e "Execution", com a participação de Grapow e Kiko, e que preparam o público para o grande momento da noite, que é a participação de Bruce Dickinson e Roy Z na ótima "Beast In The Light". Bruce é recebido com uma ovação, e canta com a classe habitual, roubando a cena. Para mim, essa faixa é uma das melhores dos últimos anos, e ouvir o vocalista do Iron Maiden cantando ao vivo frases como "I was the priest, I was the beast" é de arrepiar.
Algumas pequenas considerações: em alguns momentos do CD o vocal de Renato Tribuzy soa forçado, alcançanco agudos desnecessários e que só conseguem ser irritantes. Tribuzy tem um talento inegável, mas uma melhor dosagem e bom senso nesse ponto seriam bem-vindos. Outra ressalva deve ser feita à produção do material, que na minha opinião poderia ter ficado melhor, tornando o som mais "cheio" e mais pesado, o que não acontece aqui. Outro fator negativo foi a demora em colocar o CD e DVD no mercado, o que diminuiu, e muito, o impacto deste lançamento.
"Execution Live Reunion" é um bom disco, um registro para a história de um dos maiores shows de Heavy Metal que o Brasil já presenciou. Agora é esperar o próximo passo de Tribuzy, que já provou possuir talento. Enquanto isso, curta esse ao vivo porque vale a pena.
Faixas:
1. Intro
2. Aggressive
3. Divine Disgrace
4. The Attempt
5. Forgotten Time
6. Nature Of Evil
7. Absolution
8. Web Of Life
9. Execution
10. Beast In The Light
11. The Means
Outras resenhas de Execution Live Reunion - Tribuzy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Gary Holt parabeniza Dave Mustaine por aposentadoria
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
CD vs Vinil: não diga que o som do vinil é melhor - porque não é
O clássico do rock que para Ronnie James Dio é "Uma das maiores canções de todos os tempos"


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



