Tribuzy: registro de um dos melhores shows do Brasil
Resenha - Execution Live Reunion - Tribuzy
Por Ricardo Seelig
Postado em 28 de novembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Renato Tribuzy realizou, em 2005, alguns dos mais memoráveis shows que o Brasil já viu. Ao lado de sua banda, conseguiu trazer ao nosso país artistas do porte de Mat Sinner, Ralf Scheepers, Roland Grapow, Roy Z e Bruce Dickinson, além de contar com a participação dos brasileiros Kiko Loureiro e Andreas Kisser. Se pagou ou não para os caras virem (e também para participarem do álbum de estúdio), é uma discussão tão infantil quanto óbvia: todos ali são profissionais e é evidente que receberam para participar do projeto, o que não tira em nada a qualidade final alcançada. Quem se incomoda com isso por favor continue trancado em seu quarto cercado por elfos, dragões e princesas fictícias. Então, ponto final.

Todas as canções de "Execution" estão presentes no show, com exceção de "Lake Of Sins". Em contrapartida, o álbum ao vivo traz uma faixa inédita, a bonita acústica "The Means", que originalmente foi lançada como bônus na versão japonesa do debut.
Tribuzy é um baita compositor, e isso fica claro novamente neste "Execution Live Reunion". As faixas possuem refrões grudentos, riffs legais de guitarras e passagens instrumentais repletas de melodia, tudo seguindo a cartilha do Heavy Metal Melódico e do Power Metal.
As três primeiras, "Aggressive", "Divine Disgrace" e "The Attempt", contam apenas com Tribuzy e sua banda, onde os maiores destaques são os guitarristas Gustavo Silveira e Frank Schieber. A partir da quarta faixa começa um desfile de convidados especiais, que tem início com Kiko Loureiro fazendo um ótimo trabalho em "Forgotten Time".
Kiko continua no palco, e recebe a companhia de Mat Sinner, que faz um dueto com Tribuzy em "Nature Of Evil", excelente composição de sua banda Sinner. Essa faixa é um dos melhores momentos do CD, com certeza.
Chega a vez de Ralf Scheepers, que é recebido com enorme satisfação pela platéia, e canta a quase Prog "Absolution", fazendo o vocal que foi originalmente cantado por Michael Kiske. Interessante notar o quanto essa composição cresceu ao vivo, seja pela performance inspirada de Scheepers, seja pelas nuances instrumentais e climáticas, que aqui ficaram mais evidentes do que na versão original. Esta composição também conta com a participação do guitarrista Roland Grapow, ex-Helloween e atual Masterplan.
Na sequência, a banda toca "Web Of Life" e "Execution", com a participação de Grapow e Kiko, e que preparam o público para o grande momento da noite, que é a participação de Bruce Dickinson e Roy Z na ótima "Beast In The Light". Bruce é recebido com uma ovação, e canta com a classe habitual, roubando a cena. Para mim, essa faixa é uma das melhores dos últimos anos, e ouvir o vocalista do Iron Maiden cantando ao vivo frases como "I was the priest, I was the beast" é de arrepiar.
Algumas pequenas considerações: em alguns momentos do CD o vocal de Renato Tribuzy soa forçado, alcançanco agudos desnecessários e que só conseguem ser irritantes. Tribuzy tem um talento inegável, mas uma melhor dosagem e bom senso nesse ponto seriam bem-vindos. Outra ressalva deve ser feita à produção do material, que na minha opinião poderia ter ficado melhor, tornando o som mais "cheio" e mais pesado, o que não acontece aqui. Outro fator negativo foi a demora em colocar o CD e DVD no mercado, o que diminuiu, e muito, o impacto deste lançamento.
"Execution Live Reunion" é um bom disco, um registro para a história de um dos maiores shows de Heavy Metal que o Brasil já presenciou. Agora é esperar o próximo passo de Tribuzy, que já provou possuir talento. Enquanto isso, curta esse ao vivo porque vale a pena.
Faixas:
1. Intro
2. Aggressive
3. Divine Disgrace
4. The Attempt
5. Forgotten Time
6. Nature Of Evil
7. Absolution
8. Web Of Life
9. Execution
10. Beast In The Light
11. The Means
Outras resenhas de Execution Live Reunion - Tribuzy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
O chef demitido após fazer foto com Axl Rose; "Valeu, vale e vai valer até meu último dia"
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Para Tracii Guns (L.A. Guns), recusa em tomar remédios prejudicou Axl Rose
Lista: 10 álbuns horríveis lançados por grandes bandas nos anos 1980
A música que vocalista não queria gravar e se tornou um clássico do rock brasileiro

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



