Tribuzy: registro de um dos melhores shows do Brasil

Resenha - Execution Live Reunion - Tribuzy

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 8


Renato Tribuzy realizou, em 2005, alguns dos mais memoráveis shows que o Brasil já viu. Ao lado de sua banda, conseguiu trazer ao nosso país artistas do porte de Mat Sinner, Ralf Scheepers, Roland Grapow, Roy Z e Bruce Dickinson, além de contar com a participação dos brasileiros Kiko Loureiro e Andreas Kisser. Se pagou ou não para os caras virem (e também para participarem do álbum de estúdio), é uma discussão tão infantil quanto óbvia: todos ali são profissionais e é evidente que receberam para participar do projeto, o que não tira em nada a qualidade final alcançada. Quem se incomoda com isso por favor continue trancado em seu quarto cercado por elfos, dragões e princesas fictícias. Então, ponto final.

Tribuzy: uma pérola esquecida do metal brasileiro (vídeo)Rock: A história dos primórdios aos anos 90

Todas as canções de "Execution" estão presentes no show, com exceção de "Lake Of Sins". Em contrapartida, o álbum ao vivo traz uma faixa inédita, a bonita acústica "The Means", que originalmente foi lançada como bônus na versão japonesa do debut.

Tribuzy é um baita compositor, e isso fica claro novamente neste "Execution Live Reunion". As faixas possuem refrões grudentos, riffs legais de guitarras e passagens instrumentais repletas de melodia, tudo seguindo a cartilha do Heavy Metal Melódico e do Power Metal.

As três primeiras, "Aggressive", "Divine Disgrace" e "The Attempt", contam apenas com Tribuzy e sua banda, onde os maiores destaques são os guitarristas Gustavo Silveira e Frank Schieber. A partir da quarta faixa começa um desfile de convidados especiais, que tem início com Kiko Loureiro fazendo um ótimo trabalho em "Forgotten Time".

Kiko continua no palco, e recebe a companhia de Mat Sinner, que faz um dueto com Tribuzy em "Nature Of Evil", excelente composição de sua banda Sinner. Essa faixa é um dos melhores momentos do CD, com certeza.

Chega a vez de Ralf Scheepers, que é recebido com enorme satisfação pela platéia, e canta a quase Prog "Absolution", fazendo o vocal que foi originalmente cantado por Michael Kiske. Interessante notar o quanto essa composição cresceu ao vivo, seja pela performance inspirada de Scheepers, seja pelas nuances instrumentais e climáticas, que aqui ficaram mais evidentes do que na versão original. Esta composição também conta com a participação do guitarrista Roland Grapow, ex-Helloween e atual Masterplan.

Na sequência, a banda toca "Web Of Life" e "Execution", com a participação de Grapow e Kiko, e que preparam o público para o grande momento da noite, que é a participação de Bruce Dickinson e Roy Z na ótima "Beast In The Light". Bruce é recebido com uma ovação, e canta com a classe habitual, roubando a cena. Para mim, essa faixa é uma das melhores dos últimos anos, e ouvir o vocalista do Iron Maiden cantando ao vivo frases como "I was the priest, I was the beast" é de arrepiar.

Algumas pequenas considerações: em alguns momentos do CD o vocal de Renato Tribuzy soa forçado, alcançanco agudos desnecessários e que só conseguem ser irritantes. Tribuzy tem um talento inegável, mas uma melhor dosagem e bom senso nesse ponto seriam bem-vindos. Outra ressalva deve ser feita à produção do material, que na minha opinião poderia ter ficado melhor, tornando o som mais "cheio" e mais pesado, o que não acontece aqui. Outro fator negativo foi a demora em colocar o CD e DVD no mercado, o que diminuiu, e muito, o impacto deste lançamento.

"Execution Live Reunion" é um bom disco, um registro para a história de um dos maiores shows de Heavy Metal que o Brasil já presenciou. Agora é esperar o próximo passo de Tribuzy, que já provou possuir talento. Enquanto isso, curta esse ao vivo porque vale a pena.

Faixas:
1. Intro
2. Aggressive
3. Divine Disgrace
4. The Attempt
5. Forgotten Time
6. Nature Of Evil
7. Absolution
8. Web Of Life
9. Execution
10. Beast In The Light
11. The Means


Outras resenhas de Execution Live Reunion - Tribuzy

Tribuzy: DVD para qualquer pessoa que curta heavy metalTribuzy: estrelas do metal mundial em show históricoTribuzy: DVD bem feito contendo um show coesoTribuzy: na história do Heavy Metal brasileiro




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Tribuzy"


Tribuzy: uma pérola esquecida do metal brasileiro (vídeo)

Heavy Metal: 50 lições para ser um vocalista brasileiro do gêneroHeavy Metal
50 lições para ser um vocalista brasileiro do gênero

Andre Matos: covers de Iron e Manowar com Dreadnox e Tribuzy em 1995Andre Matos
Covers de Iron e Manowar com Dreadnox e Tribuzy em 1995


Rock: A história dos primórdios aos anos 90Rock
A história dos primórdios aos anos 90

História do rock: Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatosHistória do rock
Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatos


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336