Tribuzy: DVD bem feito contendo um show coeso

Resenha - Execution Live Reunion - Tribuzy

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

9


Confesso que fiquei aliviado em ver que o carioca Renato Tribuzy finalmente conseguiu lançar seu DVD, que estava prometido para 2006. Pensava que nunca veríamos o show especial realizado em novembro de 2005 em São Paulo (Credicard Hall) e que contou com a presença de vários convidados ilustres, entre eles Bruce Dickinson. Com isso Renato conseguiu o que poucos imaginavam ser possível: lançar o CD "Execution" (com a participação da fina nata do metal mundial, leia-se Michael Kiske, Roland Grapow, Mat Sinner, Bruce – estamos diante do primeiro CD que conta com a participação de Bruce e Kiske, mesmo que em faixas distintas), fazer dois shows com vários destes convidados (Kiske talvez tenha sido o grande ausente), e ainda, sob o comando de Roy Z, lançar um CD ao vivo e um DVD deste show. Ufa... tome "Execution" na cabeça dos fãs, mas é muito legal vermos que o cara conseguiu ir atrás de um sonho, e concretizá-lo.

Antes de falarmos deste DVD, gostaria de tirar um parágrafo para falar de uma das grandes polêmicas que cercou o projeto "Execution", e que dividiu opiniões entre os fãs. Se você, eu ou qualquer um pudesse ter essa constelação em um trabalho de sua autoria, seria um problema pagar os cachês? Se houvesse a possibilidade de pagar a todos, você pagaria? O que importa não é a qualidade do resultado final? Então meus caros, porque ficarmos debatendo se Tribuzy pagou ou não pagou? Está certo que ter Bruce Dickinson cantando num CD é um chamariz e tanto, mas se o trabalho não foi correspondente em qualidade, de nada irá valer levar o vocalista do Iron Maiden. Cá entre nós, será que nenhum dos convidados do Avantasia (que chega a seu terceiro CD) foi pago? Será que Alice Cooper interrompeu sua tradicional partida de golfe para cantar no CD apenas pelos lindos olhos de Tobias Sammet? Eu acho que não...

publicidade

Voltando ao DVD, o mesmo foi gravado no segundo show que Tribuzy e os convidados fizeram em São Paulo, no dia 12 de novembro de 2005. Trata-se de um belo registro, com áudio impecável e vídeo idem, valendo-se de uma edição prá lá de caprichada, além de menus muito bem feitos (Roy Z estava certo quando disse que este poderia ser um de seus melhores trabalhos).

publicidade

Renato e banda entram ao som de "Aggressive", seguindo com "Divine Disgrace" e "The Attempt". Tribuzy se mostra um bom vocalista (no que pesem alguns exageros nos tons agudos, coisa que chega a incomodar), enquanto que sua banda, se não é virtuosa, é competente.

É chegada a hora dos convidados, e Kiko Loureiro (Angra) sobe ao palco para tocar a rápida "Forgotten Time" (segundo Tribuzy "com o perdão à banda do cara, um dos melhores solos que ele já fez), seguido por Mat Sinner para a boa versão de "Nature Of Evil" (do Sinner). Nesta hora Mat é ovacionado, e a banda manda bem (Renato foi esperto ao manter-se como suporte a Mat, fazendo alguns vocais principais). A festa continua com Ralph Scheepers subindo ao palco para fazer os vocais de Kiske em "Absolution" (ótima música, que poderia muito bem ter sido gravada por Ralph). Novamente Renato, com muita inteligência, fica como suporte.

publicidade

A banda leva ainda uma versão para "Final Embrace" do Primal Fear (sem Tribuzy no palco e com Mat e Ralph), para a execução de "Web Of Life" (uma porrada, com Roland Grapow na guitarra), seguida por uma das melhores faixas do CD, a faixa título, que ficaria perfeita se não fossem os agudos "lá em cima" de Renato (já disse e volto a repetir, quando ele aprender a dosar essa sua capacidade de alcançar agudos sua performance irá melhorar muito). De todo jeito, o show convence, mas afinal, aonde está Bruce Dickinson? A resposta viria com "Tears Of The Dragon" (aonde Bruce e Roy Z participam), numa versão diferente, que particularmente não emplaca (nem os vocais de Mr. Dickinson salvam esse estrago), seguida por "Beast In The Light". Nesta faixa podemos ver o tamanho da influência de Bruce sobre Renato, chegando a ser impressionante, principalmente quando os dois cantam lado a lado. Assista, e me diga o que você achou no fórum.

publicidade

Curiosamente Bruce parece um tanto desconfortável no palco, no que pese sua vocalização impecável. Seriam estes os tais problemas legais que cercam a vinda do cantor do Iron Maiden para este show? No geral um bom show, uma boa festa, que celebra um trabalho bem feito.

Nos extras temos um interessante documentário chamado "Execution Report", que cobre a carreira de Tribuzy, desde o começo da banda Horizons, os shows com Thoten, a forte amizade entre Tribuzy e Chris Dale que surgiu na turnê européia do Thoten (ex-banda de Tribuzy), a maneira como Mat Sinner e Ralph participaram do CD, o trabalho com Roy Z, os primeiro contatos com a produção de Bruce Dickinson ("todo mundo quer ter o Bruce em seu CD", teria dito Chris Dale), além de fotos de um show da banda Tribuzy no Circo Voador (RJ), além de depoimentos dos membros da banda Tribuzy. Um documentário rápido e interessante.

publicidade

Estamos diante de um belo DVD, bem feito, contendo um show coeso e muito bem tocado, de uma banda que agora encara um grande desafio: seguir em frente tendo o peso de um CD como "Execution" nas costas. É esperar para ver... enquanto isso, curta este DVD, se você não teve a chance de ir ao show.

Tribuzy – Execution Live Reunion DVD
2007 – Locomotive Records – IMPORTADO
Lançamento nacional prometido pela Hellion Records para nov/dez.

publicidade

Formação:
Renato Tribuzy – Vocais
Frank Schieber – Guitarras
Gustavo Silveira – Guitarras
Ivan Guilhon – Baixo
Flávio Pascarillo – Bateria
Sidney Sohn Jr – Teclados

Faixas:
Intro
Aggressive
Divine Disgrace
The Attempt
Forgotten Time
Nature Of Evil
Final Embrace
Web Of Life
Execution
Tears Of The Dragon
Beast In The Light
Execution Report
Galeria de Fotos

Site Oficial: http://www.tribuzy.com

publicidade


Outras resenhas de Execution Live Reunion - Tribuzy

Tribuzy: DVD para qualquer pessoa que curta heavy metal

Tribuzy: estrelas do metal mundial em show histórico

Tribuzy: registro de um dos melhores shows do Brasil

Tribuzy: na história do Heavy Metal brasileiro




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Andre Matos: covers de Iron e Manowar com Dreadnox e Tribuzy em 1995Andre Matos
Covers de Iron e Manowar com Dreadnox e Tribuzy em 1995

Heavy Metal: 50 lições para ser um vocalista brasileiro do gêneroHeavy Metal
50 lições para ser um vocalista brasileiro do gênero


Heavy Metal: cinco discos necessários dos anos setentaHeavy Metal
Cinco discos necessários dos anos setenta

Led Zeppelin: O lendário encontro com o Rei do Rock, Elvis PresleyLed Zeppelin
O lendário encontro com o Rei do Rock, Elvis Presley


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin