Somberlain: ódio contra instituições e limitações

Resenha - Sick Artwork - Somberlain

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Natural de Fortaleza, Ceará, o Somberlain foi concebido pelo baixista Delano Lima em 2002 com o intuito de expressar todo ódio contra instituições e ideologias baseadas na fraqueza e limitação humana. A partir daí, entre algumas mudanças em sua formação, o conjunto liberou as demos "Awakening In The Darkness" (02) e "Humanity's Funeral" (04), o que possibilitou ao conjunto a oportunidade de dividir o palco com grandes nomes do Death Metal como Cannibal Corpse, Krisiun e Incantation.

Contando com Marco ‘Foundeath’ (voz), Fabrício Carvalho (guitarra), Luiz Araújo (guitarra), Delano Lima (baixo) e Bruno Gabai (bateria), o Somberlain entrou em estúdio em 2006 para a gravação de seu primeiro CD, "Sick Artwork". Com uma ótima produção aos cuidados de Rodrigo Magnani e da própria banda no Digisound Studio (Fortaleza), o debut está sendo liberado através de uma parceria com os selos Gallery Productions e Mountain D.P.

publicidade

Apesar de sua proposta ser embasada no que existe de primordial na velha escola do Death Metal, os limites vão além da mera e convencional brutalidade. Os cearenses trabalharam bastante as composições, desenvolvendo-as com muita atenção aos detalhes, com estruturas inteligentes e mudanças de andamento bem planejadas, resultando em algo obscuro, amargo e, por que não, misterioso. Naturalmente o repertório se torna variado e a audição realmente gratificante, principalmente em canções como a faixa-título, "The Mourning" (mas que guitarras!), "Miserable´s Throne", "Swamp Of Despair" e "Disdain For The Mob".

publicidade

E todo este cuidado não se limita somente à música. O 'caos organizado' que emana das canções se estende a toda a concepção gráfica, muito bem elaborada e com uma diagramação que procurou – e conseguiu – fazer algo bastante atraente. O observador mais atento vai se deliciar com os mínimos detalhes deste encarte.

O Somberlain é um conjunto que não poupa esforços e está lutando honestamente pelo seu espaço, tanto que "Sick Artwork" deve ser conferido não só pelos amantes da música extrema. Mesmo não quebrando as tradições do gênero, há algumas chances deste disco ter boa acolhida por um público headbanger mais amplo. Aos que tem interesse em conhecer a banda, acessem www.somberlain.com.br, que há opções para escutar algumas de suas faixas.

publicidade

Somberlain - Sick Artwork
(2007 / Gallery Productions e Mountain D.P – nacional)

01. Sick ArtWork
02. Elements From Within
03. Humanity´s Funeral
04. The Mourning
05. Miserable´s Throne
06. Swamp Of Despair
07. Intentions Of The Human Esteem
08. Awakening In The Darkness
09. Evolvement Martydom
10. Disdain For The Mob




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Galeria de fotos: 13 motivos para gostar de Rock N RollGaleria de fotos
13 motivos para gostar de Rock N Roll

USA Today: as 20 maiores bandas de todos os tempos nos EUAUSA Today
As 20 maiores bandas de todos os tempos nos EUA


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin