Nightwish: recomeçando em alto estilo
Resenha - Dark Passion Play - Nightwish
Por Rafael Carnovale
Postado em 24 de novembro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É revigorante saber que a guerra verbal entre o Nightwish e a ex-vocalista Tarja Turunen agora seja passado, dando lugar ao lançamento de novos trabalhos e a continuidade de suas carreiras.
Nightwish - Mais Novidades
Após os acontecimentos de 2005, que culminaram com a saída da vocalista, entrevistas prá lá e prá cá com troca de acusações e insinuações, eis que ambos aprontam trabalhos musicais. Não chegou a ser uma surpresa o anúncio da sueca Anette Olzon (ex-Alyson Avenue) como a substituta de Tarja. Afinal, a coisa mais sensata e musical que Tuomas, Marco, Jukka e Emppu poderiam fazer seria escolher uma vocalista com estilo totalmente diferente da sua antecessora, e isto foi feito com habilidade. Agora, "Dark Passion Play" chega as nossas mãos e podemos dizer que estamos diante de um bom CD, um recomeço em alto estilo para o Nightwish. Porém não me atrevo a comparar este CD com os outros trabalhos da banda, afinal... estão começando uma nova era, e este trabalho não pode ser comparado a nada do que fizeram no passado... seria um erro gravíssimo, já que Tarja marcou época nos vocais da banda, e Anette agora está começando sua trajetória.
De cara a banda nos apresenta uma faixa longa, de 14 minutos, chamada "The Poet And The Pendullum", de longe uma das composições mais complexas que os finlandeses já apresentaram: guitarras, orquestras, mudanças de andamento, Anette e Marco dividindo vozes (notem a versatilidade da vocalista), e um clima que passa do caos a paz em instantes. Talvez ela ficasse melhor colocada se estivesse na 2a metade do CD, mas é uma faixa que cativa. "Bye Bye Beautiful" é uma paulada no ritmo (lembra "Wish I Had An Angel") e na letra, abordando os problemas com a ex-vocalista. "Amaranth" seria a "Nemo" de "Dark Passion Play": leve, pop meio pesadinha, e com Anette destilando um excelente vocal pop-rock (apesar de que em alguns momentos senti-me ouvindo Avril Lavigne). "Candence Of Her Last Breath" é mais voltada ao metal enquanto que "Master Passion Greed" é totalmente heavy metal, com Marco fazendo os vocais (sem Anette) de forma bem competente. Emppu está inspirado, pois podemos ver que seu trabalho neste CD é muito bom.
Quem sente falta de algo mais suave irá curtir "Eva", o primeiro single (embora virtual), enquanto que "Sahara", embora traga uma boa introdução não passe de uma repetição de tudo o que o Nightwish sempre fez: heavy metal com pitadas épicas. Outros bons momentos ficam para "Whoever Brings The Night" (pesada), a mais pop "For The Heart Once I Had" e a acústica "The Islander". No geral o CD é bom, mas fica claro que o Nightwish optou por manter-se fiel ao estilo que já o consagrou, abrindo algumas exceções que aproveitam a boa voz de Anette, principalmente os flertes pop. Vale citar a exótica e diferente "Meadows Of Heaven", música épica que encerra o CD. Anette faz um bom trabalho, com um vocal que mescla o lado suave do pop com alguns momentos de pura inspiração, principalmente nas partes mais orquestradas.
Um bom re-começo, uma banda que está se achando novamente, e que tem tudo para dar continuidade a uma carreira vitoriosa. Como é o primeiro CD após uma mudança de formação, a banda mostra um cuidado em manter-se dentro dos trilhos, mas no ritmo que as coisas vão, o Nightwish ainda irá nos surpreender... novamente, como fizeram no final dos anos 90.
Nightwish – Dark Passion Play
2007 – Universal Music – Nacional
Formação:
Anette Olzon – Vocais
Tuomas Holopainen – Teclados
Marco Hietala – Baixo/Vocais
Emppu Vuorinen – Guitarras
Jukka Nevalainen – Bateria
Faixas:
The Poet And The Pendulum
Bye Bye Beautiful
Amaranth
Candence Of Her Last Breath
Master Passion Greed
Eva
Sahara
Whoever Brings The Night
For The Heart Once I Had
The Islander
Last Of The Wilds
7 Days To The Wolves
Meadows Of Heaven
Site Oficial: http://www.nightwish.com
Outras resenhas de Dark Passion Play - Nightwish
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
A música do Oasis que Noel Gallagher considera a sua "Hey Jude"
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Andreas Kisser elege a maior banda de Rock do Brasil
Sammy Hagar sobre seu álbum favorito do Pink Floyd: "Eu ouvia religiosamente"
Kirk Hammett, do Metallica, explica porque adotou o visual com cabelo curto nos 90

Tuomas Holopainen achou que fosse morrer antes do primeiro show do Nightwish
Tuomas Holopainen, do Nightwish, diz que está mais inspirado do que nunca
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
Morre Mikko Karmila, produtor de Nightwish, Sonata Arctica, Stratovarius e mais
A música do Nightwish que mais ganhou interpretações diferentes, segundo Tuomas
A opinião de Tuomas Holopainen sobre o polêmico diretor Christopher Nolan
A personalidade britânica que tem 100 anos de idade e disse "não" ao Nightwish
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



