Covenant: competência entre o industrial e o dark
Resenha - Skyshaper - Covenant
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 28 de julho de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando recebi o novo CD do Covenant, pensei: "será que a Hellion sabe o que está fazendo?". Não no sentido de ser arriscado lançar o álbum por aqui, já que, sem dúvida, ele tem potencial para dar muito mais retorno do que grande parte do material de qualidade duvidosa que ela põe no mercado. Mas porque "futurepop/EBM" nunca foi a praia dela. Nem de longe.

Independente das jogadas mercadológicas que qualquer selo se aventure, é extremamente saudável que obras como essa sejam lançadas em versão nacional por aqui – caso raro. Os suecos do Covenant, chegando ao seu sexto trabalho, firmaram-se como um dos principais nomes do estilo na década de 90, e "Skyshaper" traz bons motivos para que continuem no topo.
O primeiro verso cantado: "we, make, ritual noise", é sintomático e define bem a sonoridade que transita com competência entre o industrial e o dark ambient, gerando um EBM mais palatável aos não-experts, contagiante e gostoso de se ouvir, bastante eficaz em sua proposta.
Os vocais de Erick Simonsson sem dúvida colocam a banda num outro patamar. Facilmente reconhecível, seu tom grave impõe respeito, construindo melodias marcantes e memoráveis, como em "The Men".
Já "Happy Man", e toda sua ironia, é basicamente um interlúdio para que "Brave New World" abra seu espaço. Talvez a melhor do play, demonstra com habilidade as várias faces do grupo, desde batidas mais duras e sincopadas – cerne de sua música – até o nítido acento pop.
Chama a atenção o modo como o Covenant consegue criar refrões fortes dentro das composições, algo não muito comum ao estilo, trazendo uma boa mescla entre a estrutura clássica da canção e os tempos incomuns, sombrios e saturados, a exemplo de "Greater Than The Sun".
Cheio de pontos altos – "20 hz", "The World Is Growing Loud" - explorando bem as batidas, sintetizadores e texturas, "Skyshaper" é garantia de música de qualidade para os apreciadores do estilo. Aos curiosos, vale a pena se aventurar pela jornada sensorial proposta pelo Covenant. Dificilmente se sai ileso após uma audição destas.
Site Oficial: www.covenant.se
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
Ex-baixista do Death Angel, Dennis Pepa enfrenta câncer em estágio 4
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
A música do Exodus que tem uma homenagem a Eddie Van Halen
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
Anneke diz que o The Gathering não tem planos para novas músicas
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
O problema dos músicos de YouTube, segundo Felipe Andreoli
A semelhança entre megahits de Roberto Carlos e The Police, segundo Regis Tadeu
Chris Cornell e o fantástico álbum do Pink Floyd que mexeu profundamente com ele


O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



